Viver Sem Medo

Clique no player para ouvir este conteúdo

Segundo a “Grande Enciclopédia Larousse Cultural”, o medo é um sentimento de inquietação, de apreensão em face a um perigo iminente, real ou imaginário.

O medo é inicialmente apenas um pensamento negativo na mente até que seja internalizado mediante uma preocupação, gerando um sentimento negativo. Ao se transformar em emoção forte e dominante, gera uma onda de energia poderosa que impressiona o subconsciente, sede de toda criação. Assegure-se de manter sempre seus medos e temores sob controle.

O temor e a dúvida caminham lado a lado e representam obstáculos poderosos que precisam ser dominados. A maneira como lidamos com esses vilões da mente pode intensificar reações negativas em cadeia que se transformam em um círculo vicioso que cria e recria, justamente o que não queremos. Além de anular a possibilidade da criação intencional, podem reforçar ideias conflitantes capazes de atrair fatores adversos, reproduzindo indefinidamente o mal em nós.

O instinto do medo é algo que faz parte de nossa natureza e não podemos erradicá-lo definitivamente. No entanto, a maneira com que lidamos com ele, pode amenizar muitos dos seus efeitos nocivos.

Uma vez que você domine seus temores, começará a gerenciar melhor suas emoções adquirindo poder para manifestar coisas boas e positivas em sua vida.

Para obter autocontrole e se tornar capaz de gerenciar melhor seus temores, você precisa reconhecê-los e compreendê-los, transformando-os em aliados ao seu crescimento.

Na verdade, todo medo em você representa uma mensagem do inconsciente, resultante da soma de suas crenças adquiridas ao longo da vida, mediante o contato com o meio social.

Obviamente existem medos necessários, diretamente relacionados à preservação da vida, tais como: o medo de altura, o medo da morte etc. Por outro lado, existem muitos medos infundados, incutidos profundamente no subconsciente. Esses sãos os vilões que minam a energia criativa e precisam ser subjugados, um a um.

Se você quer crescer, ampliando sua consciência para ser mais, precisa urgentemente trabalhar na sublimação dos seus medos, transformando-os de elementos bloqueadores em aliados do seu crescimento.

Cuidado com os temores persistentes porque leles podem gerar um estado latente de preocupação, transformando-se em “medos crônicos”, extremamente desastrosos.

Tenha coragem suficiente para “olhar para dentro” e encarar seus medos sem reservas, analisando a natureza de cada um deles. Ao invés de internalizá-los, bote-os pra fora mediante uma ação eficiente da mente consciente.

Se você tem medo de falar em público, por exemplo, faça um curso de oratória e inicie a prática, ainda que em pequena escala, falando para um pequeno grupo de pessoas conhecidas.

Aos poucos a autoconfiança irá aumentando e o medo de falar em público vai sendo superado. Talvez você nunca o eliminará completamente, mas conseguirá controlá-lo de forma a torná-lo apenas um pequeno obstáculo ao invés de uma barreira intransponível.

O segredo é sempre encarar seus medos de frente, sejam eles quais forem. Desmistifique os, analisando de forma racional os que podem ser úteis ao seu crescimento e precisam ser dominados e os inúteis que devem ser descartados.

Do ponto de vista holístico, o medo é um vampiro emocional que suga a nossa energia boa. Ao mesmo tempo, amplia nosso poder criador de forma destrutiva, condicionando-nos a permanecer imersos no campo de força daquilo que tememos. Tem poder paralisante e talvez seja a causa da maioria dos nossos bloqueios no processo da criação intencional.

A fé e a autoconfiança se traduzem nos opostos da dúvida e do medo. Pratique os agora, amanhã e a cada novo dia. Você é um ser de hábitos e não pode simplesmente eliminar hábitos nocivos, mas pode – e deve – substituí-los por hábitos construtivos.

Aceite a sua condição de um ser inacabado em fase de aperfeiçoamento, passível de erros, medos e dúvidas. Mas não deixe jamais que a balança interna que pesa o bem e mal penda definitivamente para o lado errado. Faça a sua parte ocupando a mente, sede das emoções, com sentimentos de fé, esperança e entusiasmo.

A mudança de percepção do temor para a autoconfiança está em suas mãos; ou melhor: em sua mente.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.