Sua Hora de Vencer é Agora

Clique no player para ouvir este conteúdo

O passado é muito importante porque nos serve de referência para análise do certo e do errado, onde falhamos e quando acertamos. No entanto, jamais devemos permitir que nossa consciência prenda-se em demasia ao que já passou. O bem ou o mal que outrora vivenciamos, mantido com saudosismo melancólico, mina nossa energia que poderia ser mais bem utilizada para usufruir do presente.

O futuro é algo que precisa ser delineado no presente porque existe uma regra cósmica estabelecendo que precisamos sonhar e planejar o que haveremos de experimentar mais adiante em nossa vida.

Viver é um processo contínuo de aprendizagem. Obviamente, tanto o passado quanto o futuro devem ser levados em conta no sentido de aprimorar nossa capacidade de avaliar e escolher o melhor caminho a percorrer. No entanto, cabe ressaltar aqui que o tempo presente é mais importante que ambos porque é no agora que podemos estabelecer as bases de um novo paradigma para a nossa vida.

É isso aí, Aprendiz. O seu tempo oportuno é hoje. Sua hora de vencer é agora.

A concentração em algo negativo acerca do que já passou traz de volta essa vibração para seu campo energético vital. Isso faz com que permaneça um elo de ligação com aquilo que aconteceu. Portanto, utilize a sua liberdade de escolha para selecionar apenas as cenas predominantemente positivas ocorridas no filme de sua vida.

Os erros e sofrimentos passados alimentados na mente com sentimentos de amargura, tristeza, angústia ou ressentimento podem minar a sua vitalidade no presente e destruir seu futuro. Como dizia Shakespeare: “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente”.

Todo aquele que concentra maior parte de sua energia lamentando o que passou perde duas vezes: a oportunidade de aproveitar bem o presente e a chance de melhorar o futuro.

Redirecione a sua energia vital de forma que você possa aproveitar melhor o presente. Caso sobre espaço para divagar no tempo, ao invés de concentrar foco no passado, desvie sua atenção para a perspectiva de um futuro maravilhoso.

Abrace o presente com gratidão e contemple a perspectiva de um belo amanhã para sua vida, com esperança e confiança, reconhecendo que sua mente e consciência tem o poder de reformular o caminho por onde você percorre.

Muitas pessoas acreditam que serão felizes quando as coisas mudarem conforme suas expectativas surreais e colocam todas as perspectivas num futuro ilusório baseado no “se” ou no “quando”. Eis alguns exemplos desses comportamentos que você não deve ter em mente:

– Quando eu atingir a maioridade farei o que quiser e serei feliz;

– Quando me mudar desse lugarzinho sem futuro, obterei êxito;

– Quando me casar, finalmente serei feliz;

– Só serei feliz quando me separar de fulano (a);

– Quando ficar rico, finalmente vou aproveitar a vida;

– No dia em que me aposentar, viverei a vida plenamente;

– As pessoas com quem convivo são a causa de minha infelicidade;

– O sistema capitalista é a causa de meu fracasso;

– A culpa é do governo;

– A inveja dos outros atrapalha minha vida.

A lista acima é apenas uma síntese das milhares de desculpas engendradas pela mente de quem acredita que os fatores externos são obstáculos e empecilhos ao seu bem-estar.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas não sabe ou não admite que o exterior é apenas reflexo condicionado àquilo que secretamente alimentam na essência.

Viver bem é realmente uma arte que poucos se tornam capazes de compreender e praticar. Por isso, posso afirmar que seguramente o dramaturgo britânico Oscar Wilde tinha razão quando dizia que viver é a coisa mais rara do mundo porque a maioria das pessoas não vive, apenas existe.

Mude sua essência e você será capaz de mudar o mundo à sua volta. A vida é um filme cujo diretor, autor e ator se convertem numa só pessoa: você.

Embora talvez tenha vivenciado cenas desagradáveis, tristes ou de terror, reconheça que num nível mais profundo do seu ser, você as gerou. Isso é algo difícil de engolir. Mas, na arte da vida, admitir sua responsabilidade consistirá no seu maior trunfo para superar e vencer.

Aceite que você é o que é porque sua consciência está limitada a isso. Mas também esteja ciente de que não necessariamente terá que ser sempre assim. Você pode mudar tudo o que não está bem em sua vida através da ampliação de sua percepção de mundo. A autoaceitação é o princípio do autoconhecimento.

Somente quando você tomar ciência de que a vida é você quem faz, estará apto a refazer o caminho de forma a se tornar cocriador juntamente com o Criador de todas as coisas.

Finalizando o artigo, diria que a melhor forma de você interferir construtivamente para a criação de um futuro melhor, está em viver plenamente o dia de hoje.

Viva o momento presente com intensidade, veneração, respeito, fé, contentamento, confiança e gratidão. Para mudar completamente os rumos do seu destino, você só precisa fazer isso.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.