Sonhos Estratégicos

Clique no player para ouvir este conteúdo

Vivencie seus sonhos com emoção. Não custa nada, dá prazer e produz resultados surpreendentes.

Os sonhadores realizadores têm características específicas. Geralmente são pessoas que, de forma metódica ou acidental, aprenderam a conciliar razão e emoção. Ou seja: elaboram um plano prático sem abir mão da força da imaginação e da vontade.

Segundo o Aurélio sonhar significa desejar ardentemente; ter como ideal, idealizar, ansiar, aspirar, almejar… O mesmo dicionário ainda caracteriza o ato de sonhar da seguinte maneira: fazer castelos no ar, fantasiar, alimentar ilusões, quimeras, utopias…

Para que os nossos sonhos entrem na primeira categoria acima citada é preciso torná-los nítidos através de técnicas que lhes deem consistência. E, sonhos lúcidos requerem a manutenção permanente das nossas metas através de uma vontade intensa e viva de seguir adiante, aliada a uma convicção inabalável na realização dos mesmos.

Nossos sonhos são inicialmente ideias a serem desenvolvidas e requerem ações práticas para se transformarem em realidade concreta. Por outro lado, todo planejamento, por mais meticuloso que seja, não se basta a si mesmo. É preciso dar energia aos nossos desejos. E isso só se consegue mediante uma convicção inabalável na concretização dos resultados. Gostaria de frisar que não estou tratando aqui de uma fé religiosa ou mística. Falo no sentido de carregar as baterias da alma com entusiasmo, esperança e confiança no processo da vida.

O sonhador coerente sabe que por detrás das aparências existe um mundo vibracional que precisa ser levado em consideração. Por isso, não perde seu precioso tempo dando energia para o medo e para o negativismo. Ao contrário, integra-se de corpo e alma ao seu projeto de vida unindo razão e emoção.

Sonhos meramente emocionais não passam de devaneios. Ações ordinárias desprovidas de fé e emoção dificilmente culminarão em êxito. Pensar positivo e imaginar um monte de dinheiro caindo dos céus toda manhã não será suficiente para criar o paradigma da abundância em sua vida.

Trabalhar duro, em dois ou três empregos também não é o melhor caminho. O segredo é crer e criar, de forma simultânea e harmônica. Acreditar e agir são fatores que devem caminhar juntos em nossa escalada rumo ao êxito pessoal.

A imaginação disciplinada dá energia transcendental aos seus sonhos. Crie uma linha do tempo mental e insira suas metas de forma sistemática num filme imaginário centralizado na realização dos seus projetos no futuro.

Vivencie seus sonhos com emoção. Não custa nada e dá prazer. Isso pode parecer algo insólito, mas é absolutamente eficaz. Funciona o tempo todo, com todas as pessoas. Isso porque, além do racional existe todo um contexto espiritual ou energético que, apesar de fugir à nossa compreensão, é tão real quanto aquilo podemos ver ou tocar.

Experimente fazer diariamente o exercício mental de imaginar a realização dos seus sonhos. Dá certo comigo. Dará certo com você também.

Sinta-se como se você estivesse assistindo um filme denominado: “Eu no futuro”. Vivencie a alegria de estar realizando mentalmente o que tanto deseja. Dê ênfase aos detalhes como: sons, imagens, texturas, cheiros e sensações que surgem durante o exercício. Utilize todos os sentidos e carregue seu filme imaginário de emoção. Esse exercício não precisa tomar mais que dez ou quinze minutos do seu dia. O que vale é a entrega durante o ato.

Após o exercício diário proposto acima, você precisa executar a segunda etapa do processo criativo: o planejamento. O sonhador realizador é aquele que consegue inserir as ideias e os lampejos intuitivos em um plano bem estruturado, com consistência e coerência.

Tudo o que um homem pode sonhar, pode realizar, quando aplica eficazmente os princípios de razão e emoção. Sonhe grande e seja grande. Você precisa apenas ter fé e coragem. Se você acredita em Deus ou qualquer outro fator transcendental; ótimo. Mas saiba que o princípio da crença não requer nada de sobrenatural ou místico. Acreditar em si mesmo e no princípio inexorável de causa e efeito já é o suficiente.

Quanto ao plano prático, obviamente necessita de fatores externos para ser executado, o que envolve trabalho, pesquisa, estudo e tempo. Ninguém se transforma em médico apenas sonhando em ser médico. É preciso trabalhar duro, estudando, pesquisando e praticando a profissão por longos anos antes de abrir o tão sonhado consultório.

Finalizando esta análise, eu diria que bons médicos, assim como bons cabeleireiros e bons pedreiros são como agulhas no palheiro. E por quê? Simplesmente porque nenhum curso ou faculdade ensina a incutir paixão naquilo a que um homem se propõe a fazer. Somente aqueles que agem com emoção, entusiasmo e amor se tornam excelentes no que fazem. Pense nisso e siga seus sonhos com coragem e fé.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Comente! Dê a sua opinião.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.