Seja Positivo

Clique no player para ouvir este conteúdo

Muitas pessoas entram numa onda de positividade logo após ler um livro de autoajuda. Parece que um frenesi invade-lhes a alma e uma sensação de poder toma conta de suas emoções. No entanto, após poucos dias de contato com a realidade nua e crua, o sonho de se tornar maior e melhor é sufocado e a consciência volta a vibrar nos estados confusos de ansiedade, angústia, medo e impotência. Isso ocorre com todos que ainda não descobriram o verdadeiro segredo da positividade.

Ser positivo, mais que criar uma sensação de euforia, consiste em assumir uma nova postura diante da vida. Requer uma alteração radical no comportamento e uma mudança profunda no sentido de fazer vibrar um bem-estar verdadeiro, na essência.

O primeiro passo para a mudança rumo a uma vida equilibrada e feliz está em assumir a responsabilidade por nossos erros, desde os mais pequenos e insignificantes, dispondo-nos a trabalhar persistentemente no sentido de eliminá-los, um a um.

Há um ditado popular que diz: “Quem comete pequenos erros, pouco a pouco cai nos grandes”. Essa pequena frase encerra uma verdade universal. Isso porque é através das pequenas falhas, repetidas dia após dia, que nosso subconsciente cria um paradigma nefasto e sombrio.

Quando cometemos pequenos erros, repetidos de forma consciente e intencional, imperceptivelmente criamos uma tolerância emocional às coisas erradas e, quando menos percebemos, estamos mergulhados num lamaçal emocional. Aos poucos, nossos pequenos pecados triviais acumulados, culminam em síndromes, negativismo, angústia, depressão, medo e outras doenças psíquicas e físicas.

O simples fato de jogar um papel de bala na rua denota uma consciência irresponsável diante da vida. O ato trivial de não dar a descarga após o uso do banheiro, inspira desrespeito ao próximo. Quem recebe um troco a mais e fica quieto, mesmo que seja apenas um real, inconscientemente assimila uma emoção negativa. Aquele que mente para obter o mais ínfimo benefício, gera uma sensação negativa que abre uma janela para o lado obscuro da alma.

O seu subconsciente não reconhece com nitidez a dimensão de uma maldade ou de um erro, apenas absorve o sentimento negativo que você emite ao mantê-los. Portanto, cuidado! Evite a todo custo cometer pequenas falhas.

Adquira uma postura honesta, leal e sincera diante da vida. Para que isso ocorra, de fato, mais que pensar positivo, é preciso mergulhar na corrente do bem, fazendo sempre o que seja correto e justo perante a Consciência Universal. Mas saiba que isso não significa buscar a perfeição, apenas assumir a responsabilidade por suas falhas, desde as mais pequeninas. Sujou? Limpe. Quebrou? Conserte. Abriu? Feche. Bagunçou? Reorganize. Errou? Perdoe-se e peça perdão à vítima de sua falta.

Quem comete pequenas falhas pouco a pouco cai nas grandes. Revertendo esse ditado popular de maneira favorável, eu posso afirmar com absoluta convicção que quem se compromete a vivenciar pequenas virtudes, pouco a pouco se torna grande, sábio e poderoso.

Faça um exame de consciência e assuma as suas falhas sem reservas. Mais que isso, comprometa-se com um novo jeito de agir de agora em diante de forma a minimizá-las, paulatinamente.

Aproveite os seus bons momentos com intensidade e reconheça a dor como um mestre indesejado, mas ainda necessário. Viva cada instante com sabedoria extraindo uma lição de cada experiência, negativa ou positiva.

A vida é uma aprendizagem constante onde cada experiência, boa ou má, representa uma possibilidade de crescimento e evolução. Aprenda com seus erros e acertos e procure acertar mais do que errar, ciente de que tudo é uma questão de escolha. Opte por fazer o bem. Escolha trilhar a senda da justiça. Procure viver cada momento de forma intensa, porém responsável.

Existe uma diferença imensa entre pensar e ser positivo. O pensamento positivo gera uma euforia temporária que pouco influencia no nível da criação. O sentimento positivo, por outro lado, traduz a somatória de um estado de espírito que só pode ser adquirido mediante uma vivência na positividade.

Ser positivo é reconhecer a grandeza da vida com o que ela lhe traz a cada momento. Apareceu um amor? Ame sem reservas enquanto é tempo. Apareceu uma doença? Busque a cura, mas também não perca a oportunidade de aprender com ela.

Ser positivo é respeitar seu próprio corpo, reconhecendo-o como templo sagrado onde o Princípio da Vida se manifesta. Portanto, seja ponderado na alimentação escolhendo o que seja gostoso, mas também saudável ao mesmo tempo.

Ser positivo significa respeitar os outros como são, reconhecendo que todos estão em um tempo evolutivo próprio, absolutamente distinto do seu. Siga seu caminho na paz e esqueça a trilha do seu irmão. Sua vida já é por demais complexa e exige atenção integral. O tempo desperdiçado na perspectiva de criticar, julgar ou tentar mudar os outros vale ouro e representa grande perda a nível espiritual.

Ser positivo é cuidar dos outros com o que sobra dos cuidados que você tem consigo mesmo. E olha que isso já será o bastante, pois, quem ama a si mesmo com autenticidade, transborda esse amor à sua volta de forma natural, gratuita e sem esforço algum.

Note que ser positivo, num sentido mais amplo, é algo que dá um certo trabalho inicial porque exige mudança de foco e atenção. Por outro lado, para permanecer negativo, basta seguir o fluxo do inconsciente coletivo. Então, a escolha é sua: uma trilha ampla e fácil, porém desastrosa ao longo do percurso ou um caminho novo a ser construído mediante esforço e persistência, mas com um futuro feliz e promissor.

Eu escolhi ser melhor a cada dia, mas sei que cada cabeça traz uma sentença diferenciada e única. Reconheço que cada ser humano é um universo em expansão, independente das escolhas que fizer. Portanto, cabe-me reafirmar aqui que a escolha está em suas mãos e o final, você decide. Apenas faço votos para que a responsabilidade seja sempre uma companheira fiel da sua liberdade.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.