Seja Grato e Obtenha Muito Mais da Vida

Clique no player para ouvir este conteúdo

Se você quer obter mais da vida, seja grato por tudo o que já tem e pelo que já é.

A gratidão paga dividendos excepcionais. Pude comprovar isso mais uma vez essa semana quando diante de uma situação aparentemente negativa, pude acalmar a emoção e agradecer.

Há dias venho negociando uma viagem de férias ao nordeste. Depois de idas e vindas, eu, minha esposa e filhos escolhemos o destino. O lugar é maravilhoso, um resort impecável de frente para uma praia paradisíaca. Após a decisão final, antes de fechar o pacote, fui informado por uma agente – muito sincera – sobre o fato de ter que mudar de aeroporto durante a escala em São Paulo, tendo que ir de Guarulhos a Congonhas de táxi num curto período de tempo. Caso acontecesse algum imprevisto, como atraso de vôo ou congestionamento no trânsito paulista, ficaríamos numa situação difícil. Além desse fato, notei que o período da viagem coincidia com as eleições de outubro, o que traria certo desconforto, pois teríamos que justificar nossos votos durante a viagem. Diante dos fatos, preferi suspender a compra. Meio que frustrado diante da situação, solicitei à agência um tempo para fazer uma nova escolha.

Três dias antes de eu escrever este artigo, minha esposa sofreu um acidente de trânsito. Isso poderia ser uma experiência deprimente à primeira vista, se eu não tivesse feito uma análise mais aprofundada da situação. Ela estava com meu filho de quatro anos no carro. Apesar do susto, absolutamente nada aconteceu porque ele estava devidamente acomodado, no banco de trás, na cadeirinha apropriada e com o cinto de segurança.

Depois do ocorrido, acionamos a seguradora e fizemos todos os procedimentos cabíveis para atender, inclusive as vítimas do outro carro que, além de não ter seguro, conduzia uma jovem grávida de oito meses. Felizmente, nada de grave aconteceu com ninguém. Apenas danos materiais.

Após analisar os fatos ocorridos, senti-me profundamente grato. Afinal de contas, por uma fração de segundos meu filho saiu ileso, dado o fato de ter havido uma colisão lateral. Felizmente, o impacto ocorreu na parte frontal do lado direito do meu carro, onde não havia ninguém. Mas… um metro mais atrás estava meu maior tesouro: o Andrezinho. Sorte? Coincidência? Proteção Divina? Importava-me agradecer ao Universo. E foi o que fiz. Eu sabia que teria que pagar a franquia do seguro, mas isso era algo insignificante diante dos fatos. Afinal de contas, meu filho e minha esposa saíram ilesos.

Na noite do acidente, mais uma vez entrei em estado alfa e agradeci profundamente ao Universo por tudo ter sido resolvido de forma harmônica para todos os envolvidos no ocorrido.

No outro dia, quando estava a caminho da seguradora para levar alguns documentos, recebi um telefonema da minha agente de viagem dizendo que havia encontrado um pacote excepcional em um outro período para o mesmo resort que havíamos escolhido antes. Assim, após resolver as últimas pendências relativas ao acidente fui até a agência para saber das novidades. Resultado: fechei a compra imediatamente para não perder a oportunidade. Afinal de contas, o hotel era o mesmo, o período estava perfeitamente adaptado aos meus compromissos e o preço seria bem menor que o anterior. Ao chegar em casa, a surpresa: comparando os pacotes, notei que a diferença correspondia exatamente ao valor que teria de desembolsar para pagar a franquia do seguro. Sorte? Coincidência? Proteção Divina? Importava-me mais uma vez agradecer ao Universo. E foi o que fiz.

A gratidão sem reservas, com sinceridade e verdade, gera dividendos maravilhosos. Quando algo der errado em sua vida, procure enxergar o lado positivo e sinta-se grato. Afinal de contas, toda experiência pode acrescentar alguma coisa, mesmo que seja apenas aprendizado.

Ao se lamentar diante dos fatos negativos, sua frequência baixa a níveis perigosos e você se torna vulnerável. Ao sentir-se grato, sua vibração sobe, você fica alinhado à corrente cósmica do bem-estar e tudo passa a conspirar a seu favor.

Eu sempre digo: agradeça e você terá sempre mais pelo que agradecer. Reclame e haverá cada vez mais motivos para reclamar.

Sinta-se bem agora. Seja grato pelo que você já tem e pelo que é. Mas, antes de manifestar gratidão, certifique-se de que essa emoção vem do seu coração, pois o Universo não ouve palavras desprovidas de sentimento. Só o que é verdadeiro sensibiliza a Inteligência Infinita. Portanto, seja sincero no ato de agradecer e não espere recompensa.

Nada te será dado por acréscimo, diz uma filosofia antiga. Onde está seu coração, aí estará seu tesouro, diz outra. Você não recebe o que espera, mas o que sente na alma. Se você for capaz de sentir-se grat agora, sem reservas, a recompensa acontecerá com naturalidade.

Finalizando o artigo, deixo para meditação uma citação de Khalil Gibran que li em algum lugar e fiz questão de guardar na memória porque reflete exatamente a minha experiência com o sentimento de gratidão. Diz: “Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.