Regras do Desenvolvimento Pessoal

Clique no player para ouvir este conteúdo

O universo em sua essência está fundamentado nos princípios da ação e reação em uma sequência interminável de acontecimentos marcados pelo dinamismo, pela expansão, pelo desenvolvimento e pelo movimento perpétuo. Com a nossa vida não poderia ser diferente.

Viver bem exige dinamismo, adaptação às mudanças. Esses fatores que nos levam a uma busca contínua por desenvolvimento, crescimento e aperfeiçoamento. Os desafios constantes com os quais nos deparamos no nosso dia-a-dia fazem com que cresçamos a cada obstáculo transposto.

Acreditar em si mesmo é uma atitude propícia para desencadear um processo mais potente de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal. Acreditar e agir são as molas mestras do conseguir. Eu (Francisco Ferreira) já escrevi muitas matérias sobre a força da fé, sempre precedidas de recomendações sobre a necessidade essencial de se juntar os mecanismos de fé e ação. A fé sem obras é morta, já dizia o apóstolo Paulo.

Agir bem, no entanto, exige uma certa dose de raciocínio lógico bem elaborado e aprimorado. É impossível traçar uma rota padrão e ensiná-la como “caminho para o sucesso”. Há, entretanto, alguns fatores essenciais para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Embasado no acúmulo do conhecimento humano prescrito em livros, vídeos e na sabedoria do senso comum, tomei a iniciativa de elaborar uma síntese contendo algumas das principais regras do autoaperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal.  Vejamos:

Dicas de autoaperfeiçoamento, desenvolvimento pessoal e profissional

– Faça suas escolhas, defina objetivos, estipule novas metas, trace novos caminhos, elabore uma estratégia e siga os seus parâmetros estabelecidos com confiança e determinação, procurando não desviar-se demais do foco pré-estabelecido;

– Conscientize-se de que seu sucesso e sua felicidade estão diretamente relacionados com a sua capacidade de remover obstáculos, vencer os medos, enfrentar desafios, e, enfim, superar seus próprios limites.

– Aprenda que para superar é preciso superar-se. E que isso só se faz a partir do momento em que você for capaz de reconhecer e identificar suas próprias limitações.

– Desenvolva um forte sentimento de amor próprio, embasado nos principios de auto-motivação e auto-estima, considerando-se como um ser único, responsável e capaz. Somente assim, você será capaz de liberar sua energia interior aprisionada nos grilhões do medo, da culpa, do rancor, do medo, da inveja e do pessimismo. Ao liberar os outros e liberar-se, através da aniquilação dos sentimentos negativos e destrutivos, você sentirá um novo estado de espírito, bem como sentirá o despertar de uma poderosa energia individual que brota do interior e se reflete no mundo que o cerca, movendo-o para frente, em direção aos seus objetivos;

– Faça uma análise de si mesmo e redescubra seus principais talentos, relacionando-os com os seus valores e paradigmas. Após conhecer as suas aptidões, competências e habilidades – que são muitas – aprofunde-se no conhecimento de estudos correlatos com tais áreas de interesse, passando a partir daí para a prática e, então, coloque em prática o seu projeto de carreira ou de vida.

– Estude sempre. Não importa se estudar através de métodos padronizados (graduação, pós graduação, especialização) ou mesmo, através de pesquisa pessoal, cursinhos, treinamentos, etc. Aprender e compreender sobre aquilo a que você se propôs ser, fazer ou ter é essencial. Nada de grande em sua vida surge espontaneamente. É necessário ir à luta e permanecer no combate, armando-se com as ferramentas cunhadas no laboratório do autoconhecimento e do conhecimento adquirido;

– Estabeleça um projeto de vida embasado em uma disciplina que envolva o seu tempo hábil, de maneira tal que você possa desenvolver as diversas áreas: profissão, família, amizades, lazer, educação, religiosidade ou ideologia, social, etc.;

– Dentro de suas possibilidades, estabeleça uma meta de gastar proporcionalmente aos seus ganhos. De preferência, sempre gastar menos do que ganhar. Dívidas e falta de dinheiro, para arcar com as responsabilidades, geram preocupação e angústia. Estes são fatores estritamente negativos que acabam exaurindo as energias e minando a motivação e a auto-estima. Se for possível, reserve uma porcentagem dos seus ganhos e abra uma poupança. Lembre-se: dinheiro atrai dinheiro;

– Aprofunde os seus relacionamentos interpessoais. O homem é um ser social e somente como tal pode desenvolver suas capacidades ao extremo. Doe-se aos outros com aquilo que você tem de mais precioso: alegria, boa vontade, respeito, simpatia. A arte de cativar pessoas é sem dúvida a maneira mais eficaz para se estabelecer em um território propício para o seu desenvolvimento. Procure entrar em sintonia com as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, principalmente, no seu ambiente familiar e no seu local de trabalho.

– Você pode crescer além de suas expectativas, a partir do momento em que rejeitar o conceito errôneo que prega o egoísmo e o individualismo. Num mundo tão carente de bons sentimentos e valores, podemos conseguir muito mais das pessoas doando o que elas tanto precisam. Os novos líderes que estão surgindo são pessoas equilibradas, conscientes, sensíveis que acreditam na poderosa força da união, da sinergia do trabalho em equipe;

– A era da força bruta e do poder de domínio por coação está chegando ao fim. O novo líder deve esquecer a metodologia da truculência e aderir aos métodos que aplicam uma administração estabelecida sob os princípios da influência positiva. Lembre-se: há mais poder em influência do que em truculência. Influencie a sua equipe com a sua maneira de ser e agir e você estará se tornando superior a média geral dos indivíduos. Exercite o dom de influenciar as pessoas com entusiasmo. Cativar as pessoas é a forma mais poderosa de exercer uma liderança duradoura sobre elas. Pense nisso! Faça isso!

– Mude o seu modo de pensar e mude a sua vida. O pensamento é o germe que gera o desejo, que gera a ação, que gera a realização. Pensar pequeno significa impor limites a si mesmo. Pense grande e seja grande. Ninguém cresce somente pensando, mas todo crescimento origina-se de um pensamento acreditado. Alinhe a sua mente ao seu comportamento, mantendo pensamentos estrategicamente relacionados às suas metas e aos seus objetivos. Como tudo nesse universo está embasado em princípios de ação e reação, há de se concluir que o pensamento tem potencial energético para desencadear uma teia de ações e reações que lhe sejam inerentes. Acredite! Vale a pena adotar essa estratégia vencedora.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.