Obtendo Uma Visão Macro

Clique no player para ouvir este conteúdo

Estamos imersos em um Universo onde tudo está inter-relacionado. Todo egoísmo, ganância e individualismo só existem na cabeça de pessoas ignorantes. Digo isso porque sei, e no fundo, todos sabem que dependemos uns dos outros para tudo. Não podemos produzir tudo aquilo que necessitamos. Portanto, não somos autossuficientes. Dependemos do trabalho do agricultor para nos alimentar. Dependemos ainda do carteiro, do padeiro e de tantos outros profissionais de suma importância que, às vezes, passam despercebidos.
Quando alguém menospreza o rapaz coletor de lixo, está tendo uma atitude desprezível diante do Universal. Todo aquele que se acha melhor que o pedreiro que construiu a casa onde habita, comete uma atitude reprovável pela Inteligência Infinita que criou a si mesmo e ao outro, nos mesmos moldes. Na verdade, essas e outras atitudes mesquinhas com relação aos outros constituem-se em falhas de caráter que, aos poucos, edificam um muro de contenção, bloqueando o livre acesso à Fonte da Plenitude.
A fraternidade, a boa vontade e o sentimento de igualdade são elementos imprescindíveis para a manutenção de uma conexão viável com a Fonte de todo o bem. Quando desprezamos, ignoramos ou depreciamos nossos semelhantes por conta de uma arrogância vinculada ao famigerado conceito de status social, estamos, na verdade, cometendo um grave pecado, no sentido mais dramático do termo.
O Universo não faz acepção de pessoas. Para a Inteligência Infinita que nos gerou, não existe diferença entre o mais rico dos homens e o mais pobre. A Essência Criadora não considera o mais culto como sendo o mais importante ou superior. Também não define nenhuma diferença entre homens com diferentes tons de cor na pele. Leva em conta apenas aquilo que se passa na alma de cada ser.
Deus sonda rins e corações já dizia a sabedoria antiga. Isso significa que o Universo vê para muito além das aparências e reconhece apenas o sentimento mais verdadeiro. Alegria, amor, gratidão, caridade, fraternidade e boa vontade. Isso chega até o Centro Criador. Mas saiba que também chega a Ele toda forma de julgamento, negligência, racismo, arrogância, prepotência e egoísmo. Portanto, cuidado com aquilo que está animando a sua alma agora.
O segredo da vida plena, cheia de paz interior, saúde e sorte está em enxergar Deus em todos aqueles que cruzam o nosso caminho. Isso pode parecer algo insólito diante das limitações humanas. Mas saiba que isso ocorre somente enquanto não obtemos uma visão macro.
Quando olhamos para uma pessoa usando apenas os cinco sentidos físicos, vemos apenas uma ínfima parcela do seu ser. Não conseguimos enxergar a alma. Muito menos a Semente Divina sufocada escondida lá dentro.
É difícil enxergar o Universal por detrás das máscaras utilizadas por seres que ainda não se identificaram com a realidade espiritual. Mas, quem se dedica a treinar a visão interior, descortina o véu do materialismo profano e, estupefato, descobre que Deus está em tudo e em todos.
O autoconhecimento é o caminho mais curto para o crescimento pessoal. Busque na essência, as verdadeiras virtudes da vida e encontre a beleza radiante de cada ser. Não será necessário viver com a mente carregada de misticismo ou de religiosidade. É preciso apenas que você amplie o leque da sua percepção através da aquisição de um olhar amoroso, destituído de qualquer forma de malícia ou preconceito.
Obtenha uma visão macro; aquele olhar que perpassa o plano físico ordinário e enxerga lá dentro, o potencial infinito de cada ser. Reconheça a dignidade da pessoa humana e não despreze, não menospreze e não julgue ninguém.
Os olhos da mente racional mais treinada não é capaz de enxergar um milésimo da realidade existencial que a cerca. O cérebro mais evoluído consegue captar apenas uma ínfima parcela dos eventos e circunstâncias que estão ocorrendo à sua volta.
A percepção sensorial, como um todo, somando-se os cinco sentidos, é unidirecional. Assim, enquanto nos determos numa conduta puramente racional, ficamos bitolados a enxergar apenas uma pequena parte do Todo. Portanto, abra a sua mente, Aprendiz. Reconheça a pequenez da sua percepção sensorial. E, dedique uma parte do seu tempo para acalmar os sentidos físicos e permitir que o Universo fale através de você. É no silêncio interior que está todo seu poder pessoal.
Escute a voz do seu coração. A prática da meditação é uma necessidade inata da sua condição humana. Isso não requer nenhuma técnica específica. Consiste apenas em acalmar a mente e silenciar os pensamentos. Você pode fazer isso simplesmente ouvindo uma música que gosta ou fazendo uma caminhada ao ar livre.
É possível se integrar com o Todo simplesmente olhando para uma pequena planta em um vaso. Isso porque ali está inserida uma parcela da centelha divina. Um simples vegetal que vive em seu jardim representa em si todo o segredo da Criação porque os Princípios Universais de crescimento e expansão estão ali condensados.
Os mestres sufis enxergavam Deus até mesmo num grão de areia. E, eu te digo que não existe nenhuma diferença entre eu, você ou um sábio guru. É tudo uma questão de aprendizado e treino.
Veja vem, Aprendiz; enquanto assiste a televisão, participa de conversas fúteis e se preocupa com as aparências, você pode estar perdendo o melhor da vida. Procure dentro de si mesmo, e nos outros, o verdadeiro tesouro oculto. Ao encontrá-lo, você descobrirá que o maior sucesso é ser feliz. De quebra, terá acesso irrestrito à Fonte das maiores e melhores riquezas da vida; a saber: saúde, alegria, contentamento, entusiasmo, serenidade e paz interior.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

One Reply to “Obtendo Uma Visão Macro”

  1. Eu também penso que é um desperdício de energia assistir televisão e compartilhar atividades e conversas negativas e medíocres! Quando despertamos não é mais possível alimentar estes tipos de atividade! Nosso tempo precisa ser gasto em nosso crescimento, principalmente na busca de conhecimento valioso! Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.