O Sentido da Vida

Clique no player para ouvir este conteúdo

De forma equivocada, a grande maioria das pessoas busca um sentido para a vida, além do que aquilo que está tão evidente: viver. Ora, a vida é feita para ser vivida, aproveitada da melhor maneira possível. Obviamente isso implica em seguir regras específicas, algumas intrínsecas ao processo do viver em si, outras relacionadas a certas condições estabelecidas pelo meio, pela cultura e pelas normas sociais estabelecidas.

Certamente você não precisa conhecer os segredos da eletricidade para utilizá-la a seu favor. Também não precisa conhecer os princípios da mecânica ou da aerodinâmica para dirigir seu carro e ir onde quiser. A vida é cheia de segredos e mistérios que, muitas vezes, fogem a toda e qualquer tentativa de análise e compreensão. Mas, tanto quanto a energia elétrica ou seu automóvel, pode ser aproveitada sem que se tenha o conhecimento dos fatores que estão ocultos.

A busca por um sentido para a vida já rendeu muitas enciclopédias contendo centenas de “verdades absolutas” elegidas à revelia e de forma arbitrária por seus idealizadores. No entanto, a evolução humana neste momento ímpar da civilização traz a visão existencialista como foco de norte, elencando a supremacia da experiência que consiste em viver plenamente o momento presente.

Diante da grandeza e da importância dada ao ato de viver, a eterna questão do “por quê” de viver finalmente perde relevância. Finalmente estamos percebendo que a vida não precisa necessariamente ter um sentido absoluto e restrito. Precisa, isso sim fazer sentido. E o sentido da vida dependerá sempre de cada um.

Qual sentido e importância você dá à sua vida? Pense nisso e reflita o que realmente importa para que viver realmente valha a pena.

A vida precisa ser vista como uma oportunidade, uma graça, um presente. Aproveitar cada momento buscando harmonia, alegria, felicidade e paz interior deveria ser a nossa meta.

Ninguém é capaz de adentrar em sua essência e fazer com que sua vida faça sentido. Depende de você traçar o rumo e a direção. Você é o autor da sua vida e tem prioridade para escolher seu caminho, sua paixão, sua canção, suas metas, seus sonhos e tudo o mais que faça a sua alma vibrar.

Neale Donald Walsch, Escritor, conferencista e mensageiro Espiritual resumiu o sentido da vida de forma magnífica no livro O Segredo, de Rhonda Birne. Ele disse:

“No céu não existe um quadro-negro em que Deus escreveu o objetivo e a missão que você tem na vida. Não há no céu um quadro-negro que diga “Neale Donald Walsch, Homem bonito que viveu na primeira parte do século XXI, que…” seguido de um espaço em branco. E tudo o que eu preciso fazer para entender de vez o que estou fazendo aqui e por que estou aqui, é encontrar aquele quadro-negro e descobrir o que Deus realmente pretende de mim. Mas não existe esse quadro-negro. Portanto, seu objetivo, é o que você determinar. Sua missão é a que você se atribui. Sua vida do jeito que você a criar, e ninguém irá julgá-la, nem agora, nem nunca. Você pode preencher o quadro-negro de sua vida com o que desejar. Se o preencheu com o passado, limpe-o. Apague tudo que não lhe serve do passado, agradecendo por tê-lo trazido agora a este lugar e a um novo começo. Você tem uma lousa limpa e pode recomeçar – aqui mesmo, agora mesmo. Encontre sua alegria e trate de vivê-la. Alegria, Amor, Liberdade, Felicidade, Riso. É isso! E se você sente alegria ao meditar por uma hora, então medite! Se você sente alegria comendo um sanduíche de presunto, então coma um!”

Não perca seu tempo tentando decifrar enigmas que estão além da capacidade humana. O que é mais importante saber: de onde você veio ou como aproveitar sua vida da melhor forma possível?

A questão religiosa muitas vezes nos coloca frente a uma perspectiva apreensiva, pois pretende vincular a conduta atual a um estado futuro. Sem querer discutir ou questionar qualquer ponto de vista, gostaria de frisar que a vida plena e feliz requer que estejamos sempre em sintonia não apenas com tudo o que seja bom e belo, mas também com o que seja justo e irrepreensível. Ora, estando em conformidade com esses preceitos universais não temos porque temer o futuro.

O “além” pode até ser considerado um mundo à parte, fora dos padrões atuais. No entanto, é certo e fatídico que tudo o que não possa estar aqui e agora no tempo presente deve ser considerado coisa do além porque está fora do nosso controle. Daqui a pouco já é o além, imprevisível e surpreendente. E, nada que esteja além do momento que se apresenta nesse instante poderá ser controlado de forma absoluta.

A única maneira de interferir significativamente no que está por vir está no controle do agora. Então, a questão não é se preocupar com aquilo que está longe, mas com o que está perto, ao nosso alcance.

Agora é o tempo da oportunidade. O dia da salvação é hoje. Somente mudando o aqui e o agora poderemos nos tornar capazes de transformar o futuro, o que inclui a vida presente e tudo o mais que possa existir ou que nos tornemos dignos de merecer.

É preciso saber viver e viver bem é uma arte que poucos conseguem dominar. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas procura satisfação no que está fora, deixando de lado os fatores internos a serem trabalhados. Somente aquele que busca o autoconhecimento sem misticismo, aprimorando o autocontrole, elevando a autoestima e praticando a regra de ouro pode alcançar uma plenitude razoável nesta vida.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.