O Ponto de Mutação

Clique no player para ouvir este conteúdo

A vibração em que nos encontramos no momento faz com que as coisas ocorram de determinada maneira. Agimos sempre de acordo com o paradigma em que estamos imersos, criando uma sequência de reações em cadeia que fazem com que tudo permaneça como está. Dessa forma, para mudar nossa vida, do que somos, rumo ao que desejamos ser, é preciso que, antes de tudo, aprendamos a romper com a mesmice do cotidiano, assimilando novas crenças, novas perspectivas e novos hábitos. Em outras palavras: precisamos descobrir o ponto de mutação.

Muitos entusiastas da Lei da Atração afirmam que basta mentalizar ou imaginar repetidamente a mudança que queremos para que ela ocorra do nada, como num passe de mágica. Eu digo que não é bem assim porque sei que é muito difícil quebrar a corrente de energia que circunda nossa vida. Falo por experiência própria, pois estudo autoconhecimento há mais de vinte anos e descobri a duras penas que, antes de mudar as coisas exteriores eu precisaria alterar minha essência. E isso foi, e ainda é, uma tarefa árdua que exige minha persistência e determinação constante.

A mudança de paradigma que no leva a atingir o ponto de mutação exige alteração no modo como sentimos as coisas e não se pode simplesmente ignorar os conceitos e hábitos construídos ao longo de muitos anos de má conduta emocional. Persistência, determinação e foco são as ferramentas básicas que alavancam o processo de regeneração das emoções. Nada de grande se constrói de repente na natureza e a nossa vida segue essa mesma tendência.

Obviamente, logo no princípio da empreitada rumo a uma mudança interna, as coisas começam a melhorar, principalmente no campo psicológico. É normal alcançar um estado de bem-estar e euforia logo no começo da prática. Mas as mudanças substanciais como curas, prosperidade e boa sorte são fatores que requerem mais tempo e dedicação para que se estabeleçam de forma concreta. Não que seja mais difícil para o Universo criar isso ou aquilo. O fato é que toda mudança requer uma plena pré- aceitação de nossa parte, o que na maioria dos casos, leva tempo.

A tentativa de assimilar uma nova concepção de mundo, diferente do contexto atual gera conflitos internos que emperram e bloqueiam o nosso crescimento. E não existe receita mágica capaz de suplantar isso. Somente pela determinação executada através de uma prática diária é que um homem pode mudar a si mesmo do que é para o que precisa ser.

Não existem técnicas milagrosas que eliminam medos, traumas e crenças limitadoras rapidamente. A receita básica da mudança requer que você internalize a prática do conta-gotas emocional no sentido de fazer com que cada pensamento, cada emoção e cada sentimento seu seja mais positivo e construtivo. Não adianta sentir alegria, gratidão, contentamento e fé apenas em alguns momentos específicos do dia. É necessário perseverar na prática do bem a cada momento, sabendo que criações esporádicas não contam. O que vale é a somatória, o contexto geral.

Muitas pessoas que experimentam a Lei da Atração ficam bastante entusiasmadas no início. Assim, logo passam a usufruir dos bons fluídos dessa prática. No entanto, pouco a pouco relaxam no cuidado e no zelo do mundo interior por conta das muitas atribuições da vida diária. Resultado: em pouco tempo, tudo volta ao estado inicial.

Pouquíssimas pessoas neste mundo tem coragem suficiente para levar qualquer plano adiante por meses a fio. Essa pequena parcela é composta por pessoas felizes, saudáveis e de bem com a vida.

A preguiça é um dos maiores vilões do mundo. Faz com que homens e mulheres morram muitos anos antes de o coração parar de bater. É muito mais cômodo permanecer na mesmice que, apesar de não trazer crescimento, não apresenta os desafios que a mudança exige.

Note que o mundo é dos corajosos. Toda e qualquer mudança exige esforço pessoal. Preguiçosos pagam caro por serem relapsos no sentido de mudar a si mesmos. O preço? Deixam de experimentar o melhor da vida.

Sim! Ser melhor e, por conseguinte, maior; dá muito trabalho. Mas eu garanto que vale a pena.

Vencer na vida, no sentido mais completo do termo, consiste em estabelecer uma batalha diária no sentido de eliminar defeitos e vícios, dentre os quais a preguiça e o comodismo deverão ser os primeiros a serem banidos.

Atingir o ponto de mutação para provocar a mudança que você quer e precisa requer, acima de tudo, coragem. Sua vitória virá somente através do trabalho árduo no sentido de alterar sua essência. Lute e vença a cada dia a batalha contra o seu pequeno eu de forma a tornar-se digno de experimentar a imensa sabedoria existente em seu Eu Superior.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.