O estado atual e o estado desejado

Clique no player para ouvir este conteúdo

Para conseguirmos alcançar resultados atraentes em nossa vida, devemos criar objetivos em diversas áreas da mesma. Toda vez que criamos um objetivo, o que realmente fazemos, é buscar soluções para problemas presentes. A PNL chama de estado atual, o momento presente, onde temos objetivos para alcançar. O estado presente representa os recursos, capacidades e habilidades que dispomos agora.

Já o estado desejado representa nossos objetivos. É o lugar onde queremos chegar. No entanto, existe uma diferença. Esta diferença deve ser eliminada através de novos recursos e novas habilidades.

O que fazer nesta situação? Desenvolver novas competências. Criar recursos e habilidades que nos faltam para alcançarmos o estado desejado.

Nosso trabalho é diminuir a diferença, até que não exista mais. É assim que alcançamos objetivos. Claro que envolve uma série de etapas neste processo. No entanto, nosso primeiro passo é descobrir quais novas habilidades precisamos desenvolver, para alcançar o que desejamos.

Como podemos fazer isto? Permita-me compartilhar com você, minha própria experiência de aprendizado. Tive essa experiência quando eu estava aprendendo inglês.

Há 10 anos aproximadamente, comecei a assistir diversos vídeos na internet, em inglês. Entretanto, eu tinha um sério problema. Não entendia nada de inglês (isto não faz o menor sentido, não acha?) Meu estado presente, naquela ocasião, não me permitia entender nada do que ouvia nos vídeos. Por que? Devido à minha falta de capacidade para entender o que ouvia.

Como podemos descrever meu estado naquela época? Bem, eu não tinha capacidade (competência) para entender inglês. Na verdade eu estava frustrado. Chateado. Revoltado. Por que? Por não entender nada do que eu estava ouvindo nos vídeos.

Para resolver aquele problema, eu precisava de recursos para desenvolver minha nova capacidade. Já que meu estado desejado, era aprender inglês. Eu precisava de uma estratégia para alcançar meu objetivo.

A solução: me matricular em uma escola de inglês. Simples, não? A escola seria um grande recurso. Ela me ajudaria desenvolver minha nova habilidade. E foi justamente o que fiz. Me matriculei em uma escola de idiomas.

Após seis anos de aprendizado, pude alcançar meu objetivo. Alcancei meu estado desejado – aprendi novas habilidades, como ler, escrever, ouvir e falar em inglês.

No momento em que estabeleci meu objetivo, tive que criar uma solução para um problema. A solução veio em forma de ação, que foi frequentar a escola de inglês, pois não conseguiria resolver meu problema sem que tivesse entrado em ação.

Vamos recapitular o conceito: estado atual é o estado em que a pessoa se encontra, ou o momento em que ela reconhece que precisa de novas habilidades ou capacidades, para alcançar algum objetivo. O estado desejado é o estado com os recursos.

As técnicas de PNL trabalham no sentido de fornecer recursos, para que a pessoa consiga avançar do seu estado atual, para o estado desejado.

A PNL também busca identificar quais são os elementos, que às vezes, nos impedem de alcançar metas e objetivos. Uma vez identificados os “nós” em nossa vida, podemos desfazê-los, e assim seguirmos em frente. Podemos mudar completamente a direção de nossa vida, para um caminho muito melhor.

Do livro Guia Prático de Programação Neurolinguística, de Luiz Felipe Carvalho. Acesse o livro completo seguindo o link ao lado ou clicando na imagem a seguir.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.