O Caminho do Meio

Clique no player para ouvir este conteúdo

Quando eu era adolescente, ficava fascinado quando lia histórias fantásticas acerca de temas esotéricos como: sociedades secretas, poderes sobrenaturais, caminho espiritual, anjos e demônios. Somente depois de anos na senda do autoconhecimento, pude perceber que o segredo do poder pessoal é algo simples e muito fácil de ser desvelado, compreendido e aplicado na vida diária.

No presente artigo, quero falar sobre o que os místicos chamam de “o caminho do meio”. À primeira vista parece que tal expressão significa algo oculto, fora do alcance dos chamados não iniciados. No entanto, essa frase misteriosa, citada por tantos hermetistas famosos, pode ser sintetizada numa única palavra: equilíbrio.
Sim! O caminho do meio é apenas isso: equilíbrio.

Vivemos em um mundo dual. A natureza dos opostos se manifesta em tudo. Calor e frio, tristeza e alegria, prazer e dor, amor e ódio. Diante da eterna alternância dos opostos, somos desafiados a buscar um equilíbrio viável que possibilite uma experiência de vida gratificante.

Muitas pessoas simplesmente vivem saltitando de um extremo ao outro porque ainda não se tornaram capazes de atingir um nível razoável de autocontrole, chave essencial para alcançar o equilíbrio.

A Casa do Aprendiz apresenta um caminho alternativo de mudança de paradigma que favorece o autocontrole, embasado na premissa do autoconhecimento. Essa metodologia de ação preconiza que tudo o que experimentamos se traduz num reflexo do que somos em essência. Assim sendo, antes de olhar para fora, o Aprendiz deve buscar dentro de si mesmo o elo de ligação com a corrente do bem-estar universal.

Antes de qualquer coisa, o Aprendiz precisa ter coragem o suficiente para admitir seus erros e fraquezas. Só então, ciente de sua verdadeira natureza essencial, tornar-se-á capaz de traçar um novo caminho embasado na aquisição e manutenção de um equilíbrio permanente.

A grande maioria das pessoas elege bodes expiatórios para justificar seus erros, fracassos e derrotas. Uns culpam seus pais, outros culpam o sistema, outros ainda dizem que foram tentados ou ludibriados pelo diabo. Enquanto isso, o Aprendiz consciente sabe que, bem ou mal, é merecedor de sua vida experiência de vida atual.

É muito difícil assumir a total responsabilidade pelos problemas que experimentamos. Até porque muitos dos nossos infortúnios foram elaborados no nível inconsciente, fora do nosso esquema racional de criação. Mas, Lei é Lei. E nada escapa a isso. Embora essa prerrogativa possa ir contra as concepções mais cômodas, saiba que ao se colocar no centro do processo da criação, assumindo responsabilidade por aquilo que você é, você se coloca em alinhamento com a Essência Cósmica Criadora e um caminho favorável passa a ser delineado.

O Universo, em sua extrema sabedoria, criou um mecanismo de ação e reação que não deixa margem para o erro. Todo fracasso, carência e limitação que experimentamos tem uma causa mais antiga, nos níveis mais sutis da nossa existência.

Infelizmente, muito do que somos hoje ainda está alicerçado sobre a concepção que outras pessoas incutiram em nossa mente mais profunda. E, como vivemos em um mundo onde o erro faz parte do aprendizado, não dá para escapar dos eflúvios maléficos dos mesmos, mesmo que tais equívocos tenham sido implantados em nossa consciência por terceiros.

Você pode até ser tentado a achar que foi uma vítima inocente do sistema de crenças que alimenta sua essência agora. Pode pensar em culpabilizar pais, parentes, professores e amigos por ser o que é ou por ter o que tem. Mas… e se você fosse capaz de olhar sob um prisma mais elevado e perceber as fraquezas de cada ser.

Certamente, notaria que todos estão em um processo contínuo de aprendizagem onde as pessoas geralmente tentam fazer o melhor. Por conta disso, o Aprendiz não julga, nem condena. Sabe que toda e qualquer pessoa só acerta quando erra ou quando observa o erro alheio e se corrige em tempo hábil.

Apesar de não estar percorrendo o caminho suave que você almeja por conta de erros passados, seus ou de terceiros, não lamente um só instante por conta disso.

O passado já passou e nada pode acrescentar à sua vida, além de aprendizado. Então, independente do que passou, sinta-se grato. Foi exatamente a somatória de tudo o que você já viveu que te trouxe até aqui nesse nível mental onde pode se tornar capaz de remodelar sua essência de forma consciente para trazer o bem-estar e a plenitude que tanto almeja.

Você pode ser melhor. Você será capaz de ter mais. Basta condicionar a sua essência às coisas boas e positivas da vida. Onde houver tristeza, leve alegria. Onde houver ódio, demonstre amor. Onde houver escassez, perceba a abundância divina. Agindo assim, você instala o equilíbrio necessário para que as coisas transcorram de forma satisfatória.

O caminho do meio passa pela senda do autoconhecimento, atinge o autocontrole e gera o equilíbrio, condições essenciais para um crescimento real que produz a EVOLUÇÃO, finalidade última da nossa existência.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.