Não Desperdice o Seu Tempo de Vida

Clique no player para ouvir este conteúdo

O tempo é a principal matéria prima para a vida, não a vida com a qual nascemos, mas aquela que construímos. Aquela que projetamos e desenhamos com os nossos planos, ideias e projetos. Se a natureza e o mundo são o meio onde o nosso corpo vive, então o tempo é o meio onde a nossa mente existe. Pois a nossa mente respira o tempo e faz tudo dentro dele.

Gerenciar o tempo é uma arte de que poucos conhecem o segredo. Não se gerencia o tempo apenas ao nível da hora, do dia, dos pequenos planos, dos grandes projetos, mas também ao nível da vida que vivemos até ao momento da morte.

O tempo é ao mesmo tempo diverso e único. Ele não volta e volta sempre. A nossa infância já se foi, não volta mais. O primeiro dia de escola, por mais emocionante que tenha sido, pertence agora ao passado, o nosso ex-namoro, o nosso falecido conhecido, não voltam mais.

O tempo deve ser aproveitado, cada segundo vivido sem arrependimento. Devemos fazer sempre o que achamos certo e o que vai de acordo com a nossa personalidade. O tempo de expressar um certo sentimento acaba, se temos algo a dizer devemos dizer antes que a oportunidade passe, há coisas que só poderemos fazer uma vez ou a uma certa hora de um certo dia, num certo momento. E há coisas que podemos fazer sempre. Devemos sempre dar prioridade as coisas escassas, porque não teremos muitas dessas.

As coisas acabam, as pessoas morrem, o mundo não estará aqui para sempre, até uma estátua pode deixar de existir, até um museu pode não estar disponível daqui a algum tempo. Corra para ir ver as coisas excepcionais, o músico maravilhoso sobre o qual toda a gente fala, o incrível contador de piadas, o maravilhoso improvisador de jazz, a maravilha que ele vai fazer hoje, nem ele mesmo poderá fazer amanhã.

O tempo é tudo. Um dia ele vai acabar. A velhice chega, doenças terminais acontecem, o seu médico pode dizer-lhe que só tem 2 meses para viver, ou quem sabe pode estar dentro de um automóvel à segundos de embater-se com um outro e advir daí a sua morte. O tempo não será seu para sempre, o seu corpo esse sim vai ficar aqui na terra a apodrecer, mas a sua mente só tem algumas décadas para viver.

Alimente a sua mente, encha-se de conhecimentos, trate bem as pessoas, seja culturamente activo, valorize a sua comunidade, esteja grato pelo tempo que lhe é dado e retribua fazendo bom uso dele. Prove que merece estar vivo. Não se arrependa, não rogue à Deus por mais dias de vida, o tempo que tem é esse e precisa ser bem usado. Não desperdice o seu tempo. Faça história com ele. Aproveite cada segundo que lhe é dado, e nos dias maus, lute e acredite em dias melhores.

Do livro: Viva Melhor, de Stélio Inácio

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.