Mudança de Hábitos

Clique no player para ouvir este conteúdo

A sua energia emocional concentrada no medo pode transformar sua vida num verdadeiro inferno.

Shakespeare já dizia que o céu e o inferno são criados pela mente.

Existem alguns medos que são até benéficos e se traduzem numa defesa natural do ser contra as agressões internas e externas. O problema é quando isso se transforma em algo crônico e passa a ocupar grande parte dos pensamentos diários.

O medo é algo como uma doença progressiva que vai se intensificando quando alimentado. E, geralmente os fatores externos a que estamos submetidos no nosso âmbito social nutrem  esse sentimento de maneira constante e progressiva.

O paradigma atual é difícil de sr superado mediante fatores externos desfavoráveis. Quando se vive cercado pela pobreza por exemplo, fica difícil converter o desejo de prosperidade numa intenção dominante. Afinal de contas, as contas continuam chegando e a limitação está por toda parte.

Quando se tem uma saúde debilitada não é fácil concentrar o foco dos pensamentos e emoções em saúde e bem-estar, visto que o temor da doença é algo poderoso porque está fundamentado em fatos evidentes. Afinal, a dor está lá o tempo todo confirmando a presença marcante da enfermidade.

Destas situações adversas presentes da vida de muitos, advém o medo incessante que aniquila toda possibilidade de mudança. Mas, infelizmente não há uma receita mágica que possa ser praticada para que a situação atual se transforme.  Sempre será necessária a sua interferência direta visando uma mudança interna que precede o que você virá a experimentar.

A mudança paradoxal que você deve construir no reino da emoção consiste em traçar um plano de ação que substitua o medo e a dúvida pela fé e pela determinação. Aí, inevitavelmente deve entrar a força da imaginação disciplinada, embasada na premissa de que o bem-estar é seu direito natural.

Mudar a emoção é algo essencial. Mas isso exige autenticidade, já que o esforço temeroso   e forçado só amplia o que há de ruim em sua experiência.

Às vezes, em situações negativas extremas, torna-se necessária uma ruptura drástica, não apenas na maneira de pensar e agir. Pode ser necessária uma mudança radical no estilo de vida. Isso implica em ações que vão desde uma troca de emprego até uma mudança de domicílio e outras ações que determinem uma alteração substancial no seu paradigma atual.

Para exemplificar melhor o que estou querendo dizer, repasso nas linhas abaixo uma história de superação vivida por uma pessoa muito próxima de mim:

“Tive um grande amigo de infância cujo maior sonho era comprar uma fazenda, visto que sua alegria maior era cuidar do gado. Na primeira vez que ele me disse isso eu simplesmente ri porque a sua situação demonstrava ser isso um fato “quase” impossível. Tive a oportunidade de fazer parte de sua vida por longos anos e compartilhar seu sonho utópico. Rogério era um cara persistente, determinado e lutador. Mas, depois de muitos anos persistindo sem a menor chance de realização, desistiu da vida no campo e foi morar na capital do Estado do Parana. Lá, conheceu uma sansei por quem se apaixonou e se casou. Junto com ela, acabou se integrando à comunidade japonesa de Curitiba, através da qual conheceu uma filosofia oriental baseada na premissa de que a mente cria a realidade existencial de cada um. Sem se dar conta, meu amigo passou a internalizar essa idéia de forma quase inconsciente através do contato com os parentes da esposa. Encurtando a história, tenho a alegria de dizer que, por meios misteriosos e inesperados, em pouco mais de sete anos, Rogério obteve uma supervalorização  de alguns imóveis comprados à preço de banana em uma área metropolitana de Curitiba. Certo dia, voltando à terra natal, no interior do Paraná, soube que o preço da terra estava desvalorizado, em virtude da decadência da agricultura de subsistência. Fez as contas e agiu rapidamente, trocando seus bens na metrópole por uma extensa área agrícola onde hoje tem estabelecida uma moderna fazenda, especilizada na produção de carne com gado precoce.”

O que mudou na vida de Rogério?

Quem conhece o segredo da Lei da Atração sabe que a mudança na sua mente mudou sua vida. E que isso só foi possível mediante um novo paradigma estabelecido através de suas novas relações afetivas e sociais, vivenciadas num outro contexto social, envolvendo novas ideias, novas pessoas e um ambiente totalmente diferente daquele pequeno mundo rural da infância e juventude.

Conversando com meu amigo no reveillon de 2010, pude comprovar isso através de suas próprias palavras:

– Sabe Francisco – disse ele – eu tinha uma visão muito pequena da vida, influenciado pelo negativismo, pelo medo e pela melancolia, transmitidos por meus pais e familiares.

Rogério, sem querer, num diálogo informal comigo, resumiu na frase acima o grande segredo da sua mudança fenomenal, da limitação para a abundância; do sonho para a realização.

Quem tem entendimento, percebe no fato narrado acima a grande verdade de que a mudança interna ocasiona um grande terremoto externo, quando praticada de forma natural, sem ansiedades, medos e dúvidas.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Comente! Dê a sua opinião.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.