Inimigo Meu

Clique no player para ouvir este conteúdo

 A grande maioria das pessoas imagina que a vida é uma luta insana onde o mais forte sempre se sobressai. Em contrapartida, todo Aprendiz evoluído sabe que não existe um inimigo externo. Isso porque, a certa altura na senda do autoconhecimento, descobre que só existe um vilão a ser liquidado: o eu inferior. Isso mesmo; o sabotador interno, constituído pelas crenças nefastas acumuladas no inconsciente é o nosso único e verdadeiro inimigo.

Aos olhos da visão superficial, sempre nos parece que há muitos vilões tentando nos derrubar. Eles podem ser nossos cônjuges, amigos, pais, filhos, colegas de trabalho e tantos outros. No entanto, a sabedoria advinda de um autoconhecimento autêntico nos mostra que isso é apenas uma ilusão. Nada que vem de fora nos atinge sem que haja uma conivência de nossa parte, ainda que isso se passe num nível bem distante dos domínios da nossa razão lógica.

Na verdade, os fatores externos são apenas representantes fidedignos dos nossos estados de espírito. É por isso que as pessoas experimentam situações idênticas o tempo todo. Por exemplo: uma pessoa que está infeliz no casamento chega ao limite e diz: basta. Mas, permanecendo com o estado emocional inalterado, logo entra em outra relação ruim, provavelmente pior que a anterior. Se persistir na busca pelo parceiro ideal, entrará em relacionamentos cada vez piores, sucessivamente.

A situação citada pode até parecer um carma, castigo ou maldição. Mas, na verdade, não passa de uma reação persistente aos estados sombrios da alma enferma. Ora, não existe acaso neste mundo. Nada entra à revelia em nossa experiência de vida. Tudo o que vivenciamos faz parte da nossa consciência de ser. Assim, nossos comportamentos negativos trazem resultados catastróficos levando-nos a vivenciar repetidamente situações negativas.

Vou explicar melhor como isso funciona de uma maneira um tanto drástica. Imagine uma criança que sofreu uma forte rejeição durante a infância. Seguramente, tal pessoa, na idade adulta sofrerá uma forte influência por conta da internalização do sentimento de rejeição que poderá emergir sob a forma de baixa autoestima, sentimento de menos valia ou não merecimento. Isso pode levar a muitos caminhos que justifiquem a sensação de “rejeitado (a)”, tais como: rebeldia, isolamento, preguiça, apatia, descuido ou procrastinação. Mesmo tal indivíduo se esforce muito para se livrar dessas reações adversas, o forte sentimento de não merecimento vai criar situações nefastas que sempre a colocarão num estado de “não digna”. Infelizmente, a sensação de menos valia ancorada no inconsciente fará com que uma rejeição que já não existe, continue a causar estragos. Isso ocorrerá porque a pessoa rejeitada cria um sentimento de autorrejeição que faz com que isso se perpetue por toda a vida como uma maldição.

.O exemplo citado sugere um caso de rejeição infantil que se instala no nível subconsciente sob a forma de autorrejeição. A má notícia é que isso pode ser generalizado, podendo se aplicar a quase todas as instâncias da vida onde nos sentimos empacados. São áreas críticas onde proliferam bloqueios oriundos de sugestões que se tornaram autossugestões. A boa notícia é que agora você tem o poder de criar os parâmetros capazes de elencar novos padrões inconscientes. E, dessa forma, conscientemente, transmutar aspectos negativos em positivos.

Como?

Reorganizando a sua consciência mediante a adoção de pensamentos, palavras, emoções, atitudes e ações que te elevem, de onde está para onde almeja chegar.

A sua transformação pessoal pode parecer algo complicado e confuso mediante a infestação das crenças limitadoras que te dominam desde há muito tempo. Mas eu te digo, por experiência própria, que isso é algo possível e viável, independente da sua situação atual. Pacientemente, dando um passo de cada vez rumo ao bem-estar, você poderá modificar seus padrões emocionais, um a um.

O segredo para a mudança positiva está na persistência aliada a uma paciência de Jó. Isso mesmo, Aprendiz. A transformação da sua essência não ocorrerá num passe de mágica. Virá em doses homeopáticas, conforme a sua determinação diária. Para se alcançar o topo, é preciso subir toda escada, degrau por degrau. Assim é a vida. Tente dar saltos mirabolantes e a sua queda será grande. Experimente subir passo a passo, paciente, resoluto e determinado e você chegará lá.

Para que o seu inconsciente passe a ser seu aliado ele precisa estar limpo, livre das negatividades, preocupações, medos e angústias. Tal limpeza se dá inicialmente pela sua iniciativa no sentido de buscar ser melhor a cada dia, em todos os sentidos. Não é à toa que um famoso Mestre na psicologia da vida reforçou durante toda a vida a tese de que o Reino dos Céus é algo que está dentro de nós.

A realidade que experimentamos sensorialmente é um reflexo fiel daquilo que trazemos no inconsciente desde a concepção. Por conta disso, todas as áreas com bloqueio carecem de nossa atenção, cuidado e zelo.

É necessário um trabalho intenso de nossa parte a ser executado no sentido de polir a essência. Somente a limpeza interior será capaz de nos livrar das crenças limitantes que geraram a autossabotagem, cerceadora do nosso crescimento pessoal.

Levei muitos anos da minha vida para descobrir que o meu maior inimigo era eu mesmo. Ao compreender isso, tudo passou a fazer sentido e a paz interior se instalou definitivamente em meu viver. Faça o mesmo, Aprendiz! Execute o bom combate a cada dia de sua vida. Você precisa combater o seu eu inferior de forma eficiente, paciente e persistente.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.