Gerenciando as Emoções

Clique no player para ouvir este conteúdo

A emoção é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada como pano de fundo no palco da mente, a fim de criar uma realidade existencial plena e feliz. O sentimento é o elemento chave para que o desejo se transforme em energia condensada, base de todo processo criativo. Infelizmente, na maioria das vezes nossas emoções são negativas, visto que vivemos em um mundo que privilegia o que é fútil, supérfluo e negativo. Por conta disso, vivemos submetidos à mente de massa, passíveis de sermos influenciados negativamente por toda a vida, a menos que nos tornemos capazes de bloquear a carga negativa que nos circunda. Para que isso ocorra, é preciso que tomemos consciência de que o nosso estado natural e original é o bem-estar. Apesar disso soar estranho à primeira vista, saiba que a natureza da vida é a plenitude.

Você precisa se convencer de que o objetivo da sua experiência física é viver bem, ter sucesso e ser feliz. Todo sofrimento, carência e limitação provêm do desconhecimento ou da má utilização dos princípios cósmicos, centralizados na condução do pensamento e da emoção. Ao aprender a gerenciar seu estado emocional você poderá mudar o ciclo da energia em sua mente e consciência passando a interferir de forma positiva no curso do seu destino.

Há diversos tipos de emoções negativas permeando a consciência de todos nós. Mas basicamente podemos sintetizar as mais nocivas em três palavras: ódio, tristeza e medo. As derivações do ódio são muitas: a inveja que significa ter raiva do sucesso dos outros, a mágoa que denota incapacidade de perdoar, a ira que representa um alto grau de descontrole emocional etc, etc. Já a tristeza origina-se de fatores externos, tais como: uma perda, uma grande decepção ou internos como a mania de centralizar foco nas coisas ruins. Independente da origem, a tristeza precisa ser suprimida ao máximo sob pena de se transformar em uma angústia crônica que caminhará a passos largos para a depressão. O medo é uma das emoções negativas mais poderosas porque pode paralisar a ação tornando-nos reféns de um mal que perdura muito mais do que de fato deveria. Ao nos deixarmos dominar por nossos medos, somos transformados em verdadeiros zumbis, mortos-vivos vagando sem perspectivas.

As emoções negativas precisam ser superadas uma a uma se você anseia por uma vida plena. Cabe frisar aqui que a plenitude não significa simplesmente em obter riqueza, sucesso e fama. Falo de um estado de espírito sereno e equilibrado que gera paz interior, entusiasmo e contentamento. Ora, o sucesso é ser feliz e a sua maior riqueza é a saúde física, psíquica e espiritual. E, nada disso vem de fora, das coisas exteriores ou dos outros.

Como fazer essa alteração tão necessária? Como controlar as emoções negativas de modo que as mesmas não dominem sua essência até que você seja nocauteado e derrotado?

Bem! O segredo básico inicial será uma mudança de foco. Isso consistirá em aprender a gerenciar a emoção de forma a perceber o lado bom de todas as coisas. Mais que isso; tornar-se capaz de notar que, mesmo as situações adversas, os problemas e desafios têm seu aspecto positivo, pois proporcionam experiência e aprendizagem. Olhe e veja quanto você aprendeu com seus erros, perdas e sofrimentos. Reconheça que, apesar de indesejável, o mal traz consigo a amarga lição de que não somos perfeitos.

Apesar das imperfeições, dos medos e das angústias você precisa adotar uma postura positiva diante da vida. Sinta-se bem, autoconfiante, entusiasmado e alegre. Agradeça pelo dom da vida e pela oportunidade de recomeçar a cada dia, a cada instante. Aja com determinação e corra atrás dos seus sonhos porque o novo modelo emocional que você precisa pode ser construído a partir de onde você está, seja onde for.

Aproveite o dia de hoje para determinar o começo de uma nova vida, construída conscientemente no reino da emoção. Mude o foco do que você não quer para aquilo que te faça sentir-se bem. Sente-se direito, erga a cabeça, respire fundo e aja. O simples fato de mudar a postura física e partir do estado de inércia para a ação faz enorme diferença a nível subconsciente.

Mude a forma como você se move, gesticula e se expressa. Amplie seu foco de visão e procure vislumbrar o lado bom da vida. Pense grande, sinta-se grande e seja grande. A sua escalada rumo ao crescimento e a evolução consiste em se posicionar favoravelmente e se deixar levar pelo fluxo criativo e expansivo do Universo.

Aceite o bem, o belo e o justo como filosofia de vida. Faça da fé em si mesmo sua religião. Siga confiante na vitória do bem, sabendo que há uma régua precisa e uma balança perfeita que te pesa e te mede a cada instante, retribuindo fielmente cada pensamento, cada emoção e cada ação.

Esqueça a filosofia do julgamento e da vingança. Simplesmente confie cegamente na Justiça Divina e siga na paz, sabendo que cada ato se paga a si mesmo e que cada um colhe o que planta. Finalmente, separe o joio do trigo na sua consciência e decida-se por cultivar somente as boas sementes. Você só precisa fazer isso.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.