Fortalecendo a atenção plena

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A atenção plena é o segredo para regular sua atenção de forma a extrair o máximo das experiências benéficas e, ao mesmo tempo, limitar o impacto das prejudiciais e estressantes. Ela nos capacita a reconhecer para onde nossa atenção foi. A raiz da palavra que significa “atenção plena” em pali, idioma do antigo budismo, se refere à memória. Com atenção plena, cultivamos as lembranças em vez do esquecimento, e nos tornamos serenos e integrados em vez de dispersos.
É possível estar consciente de algo que está num campo bem delimitado de atenção, como ao enfiar uma linha na agulha, ou numa área bem mais ampla, como ao observar todo o fluxo contínuo da consciência. E você pode aplicar a atenção plena tanto ao seu mundo interior quanto ao que acontece à sua volta, como aos sentimentos de mágoa dentro de você quando alguém o desaponta ou a um caminhão que avança ao lado de seu carro na chuva.

Outras coisas podem acontecer ao mesmo tempo que a atenção plena, como alguma compaixão por sua mágoa ou certa cautela em relação ao caminhão que se aproxima demais numa autoestrada movimentada, mas a atenção plena em si não tenta mudar sua experiência nem seu comportamento.

Ela é receptiva e aceita tudo, sem julgar nem controlar nada, mantendo suas reações numa consciência espaçosa que, em si, nunca é perturbada pelo que passa através dela.

Com a atenção plena, é possível ter um distanciamento em relação às suas reações e observá-las a partir de um lugar mais tranquilo e centrado. Você é capaz de aceitá-las como são e, ao mesmo tempo, não se identificar com elas.

Naturalmente, isso não significa que a única maneira de estar consciente seja testemunhar passivamente suas experiências passando por você. É possível ter atenção plena enquanto também conversamos com as pessoas, fazemos escolhas e conquistamos nossos objetivos.

A atenção plena é como um músculo mental que você pode fortalecer ao torná-la parte habitual do seu cotidiano. Com o tempo, desenvolver a atenção plena lhe dará uma qualidade de presença contínua, sólida e inabalável.

Alguma vez você estava perdido numa divagação mental, preocupado com dinheiro ou com o que um amigo pensava de você, e sentiu que “despertou” desse devaneio? Essa é uma experiência de atenção plena. Você também pode ter a sensação de ter consciência do momento presente ao caminhar até o trabalho, olhar pela janela ou refletir sobre seu dia quando se prepara para dormir. Sempre que a experimentar, saiba qual é a sensação da atenção plena.

Você voltou para dentro de si, para casa. Está simplesmente aqui, simplesmente agora… continuamente. Também tenha consciência de não estar consciente. Tente notar mais depressa quando sua atenção divagar. Por exemplo, você pode programar o celular para tocar baixinho em horários aleatórios, para se lembrar de permanecer plenamente consciente durante todo o dia. Com um pouco de prática, na próxima vez
que o celular tocar, você já estará consciente do momento presente.

Você também pode usar a função “não perturbe” do celular para reduzir ligações e mensagens que o interrompam. Em certo sentido, sua atenção é de sua propriedade. Na medida do possível, não deixe que os outros ou o mundo agitado à sua volta a tomem de você sem sua permissão. Tente desacelerar e fazer uma coisa de cada vez, com atenção total.

Foque em sua respiração enquanto conversa com alguém ou cumpre tarefas. Isso o ajudará a se manter centrado em si e no momento presente. Volte sua atenção para a respiração muitas e muitas vezes por dia. Você pode usar coisas que faz habitualmente, como as refeições, para fazer uma pausa, se centrar e entrar em contato com o momento presente. E pode fortalecer sua atenção fazendo algo de que gosta e que exija concentração, como artesanato ou palavras cruzadas.

Trecho do livro: O poder da resiliência, de Rick Hanson e Forrest Hanson. Acesse o livro completo clicando na imagem abaixo.

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