Foco, Decisão e Ação Corretos

Clique no player para ouvir este conteúdo

Além de centralizar todo seu foco no lado bom da vida fazendo do pensamento positivo um hábito diário, é necessário sentir-se bem a cada dia. Mas isso ainda não é suficiente. É preciso estabelecer objetivos coerentes e alimentá-los diuturnamente com ações consistentes.

Somente entrando de corpo e alma numa nova perspectiva, mais positiva e produtiva, é que nos tornamos aptos a provocar a ruptura com os velhos padrões limitantes que nos aprisionam ao estado atual.

Decida o que você quer para a sua vida. Sem um rumo certo a ser seguido não haverá a possibilidade de criar um foco no sentido da mudança que se deseja. Pense comigo: que força teria um pensamento ou mesmo a vontade de mudar sem um direcionamento decisivo que provoque tal mudança?

Um objetivo bem traçado e solidamente edificado na mente possibilita a criação de um foco coerente, embasado em premissas verdadeiras. Trace um plano de metas consistente a ser edificado em médio prazo. Isso porque obviamente, nada de grande se constrói de repente.

Não dá para pensar em ser um médico e rapidamente passar a curar as pessoas. Além de concentrar foco nesse objetivo é preciso muito estudo, tempo e dinheiro despendidos no sentido de se especializar na medicina.

Além de traçar um bom plano de metas, ter fé na concretização do mesmo e manter o foco no sentido da realização, precisamos ainda inserir outro elemento importantíssimo nesse contexto: a ação. Sem uma atitude persistente o sonho mais nobre vira fumaça antes de atingir o nível da criação. De nada adianta um sentimento poderoso sem uma ação coerente construída mediante um plano de metas bem elaborado.

A maioria das pessoas tem sonhos grandiosos e belos, mas que nunca serão levados a cabo por conta da procrastinação elencada como medida de autoproteção. Em outras palavras: querem a mudança, mas temem sair da zona de conforto e mergulhar na corrente da incerteza que toda mudança provoca. Dessa forma, inconscientemente criam um processo de autossabotagem que inibe imediatamente toda vontade de mudar.

Romper as barreiras do paradigma atual é o seu primeiro desafio rumo ao crescimento que tanto almeja. Decida-se por desafiar e vencer o comodismo. Saia da sua atual zona de conforto. Sem essa ruptura, muitas vezes dolorosa, tudo permanecerá como está e não haverá crescimento.

A perspectiva da mudança é essencial, tanto para quem está em dificuldades quanto para aquele que se considera numa situação confortável, já que no instante em que iniciamos o processo de acomodação, começamos a morrer por dentro.

O mundo é dinâmico e tende sempre para a mudança que gera o crescimento, independente do nível em que nos encontramos. O mais rico dos homens começa a empobrecer no mesmo dia em que se entrega ao comodismo. O mais sábio dos mestres começa a ficar tolo a partir do instante em que deixa de praticar o autoconhecimento. O mais inteligente dentre os cultos e doutores da ciência perde status rapidamente, a partir do momento em que deixa de estudar e pesquisar.

Aceite a natureza dinâmica da vida, abandone a sua atual zona de conforto e saia em busca do novo. Caso contrário, você será atropelado pela alma do mundo que abomina a inércia, a estagnação e o comodismo.

Decida o que você quer, concentre foco nessa decisão e aja no sentido de provocar a mudança que o Universo exige de cada ser humano que obteve a graça de experimentar essa dádiva maravilhosa que é a vida.

Viver é um mergulho no desconhecido. É entrar de cabeça na corrente da incerteza e descobrir o prazer que está escondido na surpresa de cada momento.

Quebre seus velhos tabus emocionais. Suplante os dogmas estabelecidos. Substitua as velhas crenças que limitam e reprimem. Elimine os antigos hábitos. Morra para o velho e renasça para o novo mundo que surge a cada dia. Para que isso ocorra, basta centralizar todo seu foco de atenção no bem, no belo, no justo e no prazeroso.

As velhas teorias perdem seu valor quando a percepção se amplia para outras realidades. Nada é definitivo nesse mundo mutante. Isso nos incomoda um pouco porque buscamos sempre um estado confortável e seguro que definitivamente não existe; pelo menos neste plano da existência onde vivemos agora.

A perspectiva do novo e do desconhecido causa medo e angústia. No entanto, ao aceitar natureza da mudança de corpo e alma, descobrimos que a verdadeira alegria está na aprendizagem, na superação e no crescimento que a mesma nos proporciona, a longo prazo.

Eu trabalho com pessoas que fazem do tempo ocioso uma oportunidade para fofocar, reclamar da vida e buscar coisas fúteis que geram declínio moral e espiritual. Em contrapartida, uso a filosofia do “Carpe Diem”. Aproveito o dia para criar e crescer, principalmente no nível da alma e do espírito, centralizando o foco da minha energia no bem.

Faça o mesmo!

Mantenha seus objetivos em mente, alimentando-os diariamente com seu foco, energia e fé. Aja firme e decidido no sentido de torna-los reais. Estude, pesquise e trabalhe mais que a média das pessoas.

A diferença que faz a diferença está em fazer o que os outros não fazem, seja por falta de coragem, despreparo ou comodismo.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.