Faça Marketing Pessoal e Melhore Sua Imagem

Clique no player para ouvir este conteúdo

A imagem que você forma de si mesmo, se for positiva. poder ser a melhor forma de fazer marketing pessoal.

Segundo o dicionário Aurélio, marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o desenvolvimento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

Neste artigo, vamos analisar a aplicação das estratégias de marketing pessoal para o campo do autoaperfeiçoamento. Isso significa aprender a utilizar-se das estratégias de mercado para que possamos projetar uma imagem positiva de nós mesmos para o mundo, fortalecendo, assim, as nossas relações afetivas, sociais e profissionais.

Tais estratégias devem ser elaboradas e trabalhadas como um conjunto de ações capazes de influenciar positivamente as pessoas ao redor, causando uma boa impressão convincente e duradoura, exatamente como faz uma grande empresa para dar visibilidade ao seu produto.

A propaganda é a alma do negócio. Você também deve fazer uma boa propaganda de si mesmo para crescer neste mundo competitivo. Isso se faz através do desenvolvimento de um marketing pessoal capaz de impressionar positivamente as pessoas ao seu redor.

Para realizar um bom marketing pessoal é necessário, antes de tudo, estar automotivado e convicto de suas idéias e metas. Além disso, você deve focar tal motivação dentro dos parâmetros que deem maior visibilidade às características, habilidades e competências que ache mais relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte do grupo a que você pertence. São fundamentais para isso a prática de atitudes a ações que o torne apto a projetar nos demais uma imagem autêntica e transparente de autoconfiança, simpatia, sinceridade e equilíbrio.

Um bom marketing pessoal deve estar sempre fundamentado em fatores positivos, que se inter-relacionam de maneira a produzir um bom resultado, tais como: boa aparência, postura, vocabulário refinado, ética, autenticidade, coerência, atitude e boa formação na área a que se propõe trabalhar a sua imagem. Deve ser manifestado através de você uma correta comunicação e expressão lingüística, corporal e emocional.

Para exercitar construtivamente o seu marketing pessoal, é necessário ainda que você se torne apto a desenvolver uma personalidade forte embasada em uma fé inabalável em suas idéias, projetos e metas. Autoconfiança é o princípio básico necessário para causar impacto e boa impressão nas pessoas. Mesmo que surjam dúvidas e temores, não as deixe transparecer. Não se trata aqui de falsidade. Trata-se de um controle maior sobre as suas emoções, quando você estiver diante dos outros. E isso se faz aumentando, paulatinamente, a qualidade de suas emoções através da construção de novos paradigmas, com a criação de conceitos mais nobres e positivos.

Após aumentar o nível de suas emoções, será necessário persistir o máximo de tempo possível nesse patamar. No começo isso exigirá esforço e determinação. Persista até que tais emoções se transformem em hábitos condicionados e, a partir de então tudo fluirá naturalmente a seu favor.

Estude e aprenda sempre, acompanhando o fluxo da mudança. O seu sucesso pessoal e profissional depende da sua capacidade de adaptação, aprendendo mais, melhor e mais rapidamente que os demais. Invista em suas competências e habilidades para melhorar o seu desempenho ao mesmo tempo em que trabalha na construção de um bom marketing pessoal.

Esteja sempre pronto e capaz de enfrentar as mudanças que surgem indefinidamente no seu dia-a-dia. Vivemos em uma época de constante mutação. Há, portanto, a necessidade premente de estarmos aptos a acompanhar esse novo processo de relações humanas.

É fato que grande parte de todo este processo, de mudanças e velozes transformações, pelo qual todos estamos vivenciando está criando um novo paradigma: o do aprimoramento da inteligência resultante do grande aumento no fluxo de novas informações e conhecimentos.

Novas tecnologias disponíveis facilitam o processo de aquisição de conhecimento. Sendo assim, nessa sociedade da informação, não há mais a possibilidade de criar máscaras manipuladas de nossa imagem pessoal. A nova geração, que está surgindo, já não se deixa tapear por charlatães e fingidos. E, quem não se adequar a esse estilo está fadado ao fracasso.

Se você pretende criar uma boa imagem eficaz e duradoura deve começar mudando os seus conceitos pessoais a respeito de si mesmo. Somente a partir do momento em que houver uma boa auto-aceitação, você passará a ser aceito, de fato, por aqueles que fazem parte do seu grupo. Tentar projetar uma falsa imagem de si mesmo não funciona mais nos tempos atuais.

O segredo do marketing pessoal, diante desse novo paradigma que se apresenta consiste em construir uma autoimagem real e consistente daquilo que somos.

Se não somos bons ou positivos o suficiente, isso deve ser trabalhado, o quanto antes, em nossa essência para que a nossa imagem refletida no mundo seja um espelho daquilo que somos internamente.

Todos fogem de pessoas más, negativas, melancólicas e descrentes. Ninguém precisa ser sensitivo para perceber a vibração desastrosa dessas pessoas.

Todos os seres mais evoluídos intelectual e moralmente percebem quando estamos mentindo ou fingindo uma situação. Portanto, demonstre iniciativa, persistência, autenticidade e determinação naquilo que faz e você estará fazendo um marketing pessoal promissor.

Desenvolva a sua capacidade em atrair e manter relacionamentos afetivos e profissionais, de forma permanente, através de um esforço contínuo para elevar e manter a sua imagem em um bom nível.

Desenvolva habilidades intuitivas para perceber as necessidades dos outros e estabeleça em seu convívio social uma relação de harmonia e confiança. Dessa forma, você se torna uma pessoa diferenciada diante da massa e pode estabelecer as bases para um processo de marketing pessoal autêntico e promissor.

Também é essencial que você se apresente adequadamente diante dos outros. Não há um padrão a ser seguido para melhorar a sua aparência. Mas, saiba que, tanto uma vestimenta espalhafatosa, quanto um traje casual demais, podem atrapalhar, dependendo das circunstâncias.

Excentricidade demais causa diferenciação diante da massa e pode trazer conseqüências desastrosas para o seu marketing pessoal. Procure ser o mais normal possível diante do grupo em que pretende se projetar.

O diferencial pode ser proporcionado pelo contexto geral, ou seja: pela harmonia entre os elementos que constroem a sua aparência. Não adianta estar com uma aparência física impecável e deixar transparecer aspectos negativos e sombrios como a tristeza, a dúvida ou o medo.

O marketing pessoal, como tudo na vida, resulta de disciplina, dedicação e treino direcionados para o propósito de firmar uma autoimagem autêntica, de qualidade e conteúdos consistentes. E, tudo isso só funciona quando for impulsionado pela vontade seguida das ações necessárias, para produzir aquilo a que você se propõe. A meta deve ser bem elaborada e um projeto de modificação interna deve preceder às mudanças externas, que se manifestarão como resultado direto desse longo processo de reconstrução de sua imagem.

Lembre-se! A construção e consolidação de uma imagem vencedora e idônea não se concretizam de um dia para outro. Então, além de boa vontade, estudo e aplicações de táticas de marketing pessoal pessoal são necessários meses, talvez anos de aperfeiçoamento, bom desempenho e sociabilidade para ser uma pessoa bem vista e aceita. Nada de grande se constrói da noite para o dia e a Grande Obra da sua vida consiste em ser capaz de transformar a si mesmo. Sempre!

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.