Experiência Espiritual: A Cobaia

Clique no player para ouvir este conteúdo

É incrível como a observação pode nos revelar muito dos segredos da vida. Em meu convívio diário, relaciono-me com os mais variados tipos de pessoas. Mas, uma em especial, chamou-me muito a atenção ao longo dos últimos anos por conta de uma conduta completamente avessa aos Preceitos Cósmicos e à Regra de Ouro. Chamarei-a de Cobaia.

NOTA: O sentido absolutamente narrativo dessa observação pretende servir de auxílio para muitos que desconhecem os perigos iminentes da falta de nobreza de caráter. Para fins de identificação, darei à pobre alma aqui analisada, o nome de “Cobaia”. Isso faz todo sentido pelo fato de a mesma ter servido às minhas experiências com a Lei de Causa e Efeito.

Ao longo de anos de contato, pude observar na “Cobaia” o desenvolvimento de uma personalidade mórbida gerada mediante a adoção de conceitos absolutamente equivocados, que adentram o terreno da leviandade. Obviamente, não tenho um acesso ao histórico completo da sua existência para detectar as origens de tal conduta. Creio que as condutas errôneas talvez estejam ligadas a alguma rejeição na primeira infância, mas isso é apenas suposição. Pode ser apenas por conta de uma escolha pessoal consciente, embasada na filosofia do egoísmo e da competição, tão comumente difundida na mente das massas.

Muito bem!

Por anos a fio, a “Cobaia” trabalha embasada na perspectiva de se dar bem a qualquer custo, sem levar em conta fatores como sinceridade, autenticidade, integridade, honestidade e lealdade. Além de uma série de atitudes nefastas ancoradas na malícia, na falsidade e na mentira, a “Cobaia” tem uma conduta de aversão ao lado espiritual da vida, o que agrava ainda mais o seu quadro nefasto e sombrio.

Ciente do meu papel na minha relação pessoal com a “Cobaia”, simplesmente me distanciei o máximo que pude. Mas, não o bastante para que fosse possível uma conclusão plausível acerca de tais condutas negativas e os resultados advindos da infalível resposta cósmica. Secretamente, fui um observador neutro, registrando cada reação.

Não demorou muito tempo para que os efeitos negativos começassem a se manifestar na vida da pobre “Cobaia”. Obviamente, os primeiros reflexos apareceram no nível emocional que é a raiz de tudo. Depressão, fobias e síndromes deram ignição a um processo autodestrutivo que fatalmente passou a reverberar no corpo físico.

As consequências desastrosas das atitudes levianas da “Cobaia” foram muitas. Mas creio que não será necessário fazer aqui um relato deprimente para trazer luz a esta análise. Não é preciso conhecer o desfecho de uma história deprimente quando o que interessa é apenas compreender as Leis da Vida pela via da observação e da aprendizagem.

Esta análise, no final das contas, pretende apenas lançar um alerta para todos os aprendizes. É o seguinte: a “Cobaia”, eu, você ou qualquer outro ser humano que habita este planeta, temos sempre a possibilidade da escolha, entre o bem e o mal.

Tudo pode ser diferente daqui para frente, dependendo da escolha que fizermos. O bem e o mal são colocados, lado a dado, à nossa frente. As consequências que vivenciamos representará sempre uma resposta fiel do Universo a cada uma de nossas escolhas, diante dessas duas opções.

A “Cobaia” pode até ter sido vítima de uma formação absolutamente equivocada. Mas, ao adquirir o domínio da razão, teve, e continua tendo, a oportunidade de escolher entre o bem e o mal. No entanto, essa é uma postura que precisaria ser incorporada paulatinamente, talvez por meio de uma intervenção mais especializada.

Aja diferente da “Cobaia” citada nesta análise, caro Aprendiz. Escolha priorizar o bem, o nobre e o justo, a cada momento de sua vida. De agora em diante, opte por pensar, sentir e agir em conformidade com a Regra de Ouro; a saber: “Jamais faça aos outros o que não quer que vos façam”. Isso é inteligência; é coerência; é sabedoria.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.