É Errando Que Se Aprende

Clique no player para ouvir este conteúdo

Errar é humano, persistir no erro é tolice.

A frase é um tanto grotesca e poderia ser corrigida da seguinte forma: errar é humano, deixar de aprender com o erro denota falta de bom senso e de inteligência.

O erro um processo intrínseco a nossa condição. Precisamos ampliar o leque da nossa percepção de forma a transformá-lo em aliado ao nosso crescimento interno e externo.

O primeiro passo para aprender com nossos erros requer que olhemos para os mesmos com visão macro, procurando vislumbrar a oportunidade de crescimento que eles poderão proporcionar.

O sentimento de culpa é algo que deve ser minimizado diante da perspectiva do erro. Caso contrário, afundamos num mar de autopunição e autocomiseração. O hábito de procurar culpados também não leva a lugar nenhum.

Ninguém poderá ser condenado por nossa condição atual. Somos o que somos porque nossa consciência é essa. Somente através da ampliação da percepção é que podemos subjugar nosso pequeno eu e suprimir nossos erros atuais. E, isso se faz com observação, estudo, análise, ou seja, com autoconhecimento.

A maioria das pessoas perde o melhor da vida por temer o fracasso.

O medo de errar mina muitas possibilidades de sucesso. A inércia provocada por esse temor nunca será um caminho viável.

É preciso estar disposto a tentar, fracassar e tentar de novo, até acertar. Mais que isso, é necessário ter a mente aberta para a perspectiva de aprender sempre, tanto com os acertos quanto com os erros cometidos.

Note que aceitar os erros como aliados no processo de evolução não significa focar a mente nos problemas. O seu foco deve estar sempre nos pensamentos positivos, nas boas emoções e nas ações corretas. Mas, você precisa reconhecer que não existe um caminho perfeitinho, sem erros e derrotas.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.