É Errando Que Se Aprende

Clique no player para ouvir este conteúdo

Errar é humano, persistir no erro é tolice.

A frase é um tanto grotesca e poderia ser corrigida da seguinte forma: errar é humano, deixar de aprender com o erro denota falta de bom senso e de inteligência.

O erro um processo intrínseco a nossa condição. Precisamos ampliar o leque da nossa percepção de forma a transformá-lo em aliado ao nosso crescimento interno e externo.

O primeiro passo para aprender com nossos erros requer que olhemos para os mesmos com visão macro, procurando vislumbrar a oportunidade de crescimento que eles poderão proporcionar.

O sentimento de culpa é algo que deve ser minimizado diante da perspectiva do erro. Caso contrário, afundamos num mar de autopunição e autocomiseração. O hábito de procurar culpados também não leva a lugar nenhum.

Ninguém poderá ser condenado por nossa condição atual. Somos o que somos porque nossa consciência é essa. Somente através da ampliação da percepção é que podemos subjugar nosso pequeno eu e suprimir nossos erros atuais. E, isso se faz com observação, estudo, análise, ou seja, com autoconhecimento.

A maioria das pessoas perde o melhor da vida por temer o fracasso.

O medo de errar mina muitas possibilidades de sucesso. A inércia provocada por esse temor nunca será um caminho viável.

É preciso estar disposto a tentar, fracassar e tentar de novo, até acertar. Mais que isso, é necessário ter a mente aberta para a perspectiva de aprender sempre, tanto com os acertos quanto com os erros cometidos.

Note que aceitar os erros como aliados no processo de evolução não significa focar a mente nos problemas. O seu foco deve estar sempre nos pensamentos positivos, nas boas emoções e nas ações corretas. Mas, você precisa reconhecer que não existe um caminho perfeitinho, sem erros e derrotas.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

2 Replies to “É Errando Que Se Aprende

  1. O maior problema é quando entramos no ciclo da auto punição, isso desencadeia tantos problemas emocionais, que se soubéssemos. Iríamos evitar ao máximo antes de começar!

  2. Precisamos levar em nossa consciência que os erros são apenas um sinal de que algo precisa ser aprimorado. Normalmente no primeiro erro já criamos bloqueios, mas precisamos trabalhar essas questões para a nossa própria felicidade e evolução! Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.