Dieta Mental de 15 Dias

Vou recomendar aqui uma dieta mental de quinze dias para ajudar você a se livrar do peso dos pensamentos negativos e destrutivos.

Há algum tempo atrás escrevi um artigo chamado O Poder da Gratidão, onde eu estipulei o prazo de quinze dias para provocar uma mudança interna poderosa, tendo por base a formação do hábito de agradecer. Recebi mais de vinte e-mails de pessoas que melhoraram em muitos aspectos após experimentarem o processo de manifestar gratidão ao Universo por tudo o que são e pelo que têm, durante duas semanas.

O pensamento afeta diretamente suas emoções, refletindo nas suas ações e o que você sente interfere no processo criativo, transformando-se em fatos, experiências e eventos.

Bem!

A premissa da dieta que vou prescrever abaixo é bem simples: evite digerir (internalizar) mentalmente qualquer pensamento negativo por apenas quinze dias.

Ops! Vou explicar.

Todos temos pensamentos positivos e negativos, mas ambos são inconsistentes enquanto não são digeridos pela nossa mente. Portanto, você não precisará ficar o tempo todo policiando pensamentos. O objetivo da dieta não é eliminar, mas sim aprender selecionar o que você retém e o que deixa passar por sua consciência.

O fato de pensar gera uma corrente energética que pode ser boa ou má, dependendo da natureza dos pensamentos. No entanto, isso é simplesmente energia dispersa que logo perde força e desaparece no dada etéreo. Logo, um pensamento negativo não seria tão nocivo por si só, a ponto de criar uma circunstância negativa. O problema é quando você internaliza seus pensamentos negativos através da emoção. Em outras palavras, você só digere os pensamentos quando literalmente os come pela mente, internalizando-os através do sentimento. Então, o segredo não será tentar evitar pensar em coisas ruins, mas não persistir mantendo seus sentimentos carregados de negatividade.

Não pense em evitar os maus pensamentos, mas também não se permita digeri-los mentalmente. Só assim esta dieta de quinze dias será levada a cabo com êxito.

Quando você tiver um pensamento negativo, simplesmente deixe-o fluir. Não dê atenção a ele e logo o mesmo se dissipará. Mesmo diante de situações adversas, onde o pensamento gera uma emoção ruim imediata, não se desespere. Analise o sentimento gerado e pondere de forma sensata analisando o seguinte: o que isso poderá acrescentar de bom à minha vida? Obviamente, você logo perceberá que nada de bom pode ser produzido a partir de uma emoção desagradável.

Prescrevo abaixo algumas dicas fundamentais que poderão ajudá-lo a permanecer num estado mental favorável durante os próximos quinze dias:

– Fique longe ou, pelo menos, deixe de dar atenção às pessoas negativas que vivem reclamando de tudo;

– Evite se aglomerar ao bloco dos fofoqueiros de plantão. Falar mal dos outros é um dos principais fatores geradores de sentimentos e hábitos nocivos;

– Evite todo e qualquer julgamento. Mais ainda, evite o pré-julgamento. Ao condenar, você se envenena mentalmente, visto que é impossível julgar sem emoção. E, tudo o que você sente, internaliza, ou melhor: come mentalmente;

– Desligue a sua televisão durante essa quinzena de dieta ou pelo menos escolha bons programas. Se isso for impossível, tendo em vista que a baixa qualidade da grade televisiva, opte por bons filmes ou programas em vídeo;

– Suspenda a leitura dos folhetins diários sensacionalistas que dão ênfase às catástrofes, em detrimento das bênçãos que caem dos céus a cada instante para os homens de boa vontade. Obviamente a tragédia existe e não pode ser ignorada. Mas não podemos deixar de perceber que isso decorre da justa e divina Lei de Causa e Efeito e não de um mero acaso. Você precisa abrir os olhos da alma e se tornar capaz de enxergar a harmonia que reina absoluta sob a cortina do caos aparente;

– Crie um ambiente mental e emocional saudável. Quando você dá ênfase ao lado bom de todas as coisas, isso se traduz em alimento espiritual que se converte em um poderoso complexo vitamínico que nutre a alma, equilibrando suas emoções e fazendo com que sua força interior seja exteriorizada, de forma surpreendente;

– Sinta alegria, felicidade, amor, gratidão. Isso repele pensamentos e sentimentos negativos com tamanha rapidez que em apenas quinze dias você terá eliminado grande parte das toxinas emocionais que bloqueia o fluxo da energia vital;

– Adquire e leia bons livros que inspiram e edificam. Ouça músicas agradáveis e áudios motivadores. Se não puder comprá-los, vasculhe a internet e você encontrará tudo de que precisa nesse sentido;

– Conte as suas bençãos. Independente da sua situação atual, elas são muitas. Basta abrir os olhos e ver!

– Por fim, comprometa-se a levar esta experiência a cabo durante os próximos quinze dias. Para isso, sugiro que você professe em alto e bom tom o compromisso da dieta mental prescrito a seguir:

“Por quinze dias eu me comprometo a seguir uma dieta mental seletiva que prioriza os pensamentos positivos. Sempre que um pensamento negativo vir à tona eu escolho não insistir nele. Eu percebo os pensamentos negativos chegarem, mas não os detenho. Deixo-os ir, da mesma forma como apareceram. Escolho alimentar minha consciência com o que é bom, belo, agradável, prazeroso e justo pelos próximos quinze dias. Esse é meu compromisso.”

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

One Reply to “Dieta Mental de 15 Dias”

  1. Para conquistar qualquer coisa, precisamos abrir mão de outras. E na jornada de se tornar alguém mais positivo é inevitável não se afastar de muitas pessoas e locais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.