Detox na Alma

Clique no player para ouvir este conteúdo

detox_mentalMuito se tem falado a respeito do termo detox ultimamente. Trata-se de uma dieta com base na desintoxicação do organismo mediante a suspensão de alimentos com aditivos químicos e todo tipo de produto que acumule toxinas no organismo.

Um bom detox ajuda a limpar o corpo e a melhorar a nossa vitalidade. No entanto, embora muitos não saibam, as mais perigosas toxinas são originadas da contaminação produzida por pensamentos, crenças, hábitos e sentimentos negativos.

As toxinas da alma são geradas nos níveis mais sutis da nossa existência, no campo das vibrações e poder ser provocadas tanto por agressões de agentes externos, quanto por nós mesmos. Mas, o importante é que, em ambos os casos, dependem sempre de nossa permissão para se infiltrar mente adentro e causar estragos.

Cada emoção negativa gerada a partir de nossa mente tende a produzir efeitos devastadores. Já no plano físico, desencadeiam reações químicas e hormonais que desestabilizam o fluxo da energia vital provocando diversos tipos de doenças. No nível psíquico, criam um desequilíbrio nocivo que gera toda sorte de distúrbios mentais, emocionais, psicológicos e espirituais.

Imagine o poder destrutivo de uma sensação negativa mantida na mente dia após dia. Pense o quão prejudicial pode ser a raiva, o medo, a tristeza, a melancolia, a inveja e a maldade. Seguramente, são bem mais prejudiciais do que os alimentos industrializados, o fumo e o álcool, que são capazes de agredir principalmente a parte orgânica.

Nada contra uma alimentação saudável e uma vida regrada. No entanto, tão ou mais importante que isso, é proceder com uma dieta mental que limpe a essência das toxinas que vem de dentro e causam muitos estragos, tanto no corpo quanto na alma.

Gostaria de frisar que, assim como as toxinas do corpo resultam de uma acumulação gradual de resíduos tóxicos, as toxinas da alma são igualmente acumuladas de forma somática. Assim, aquela raiva que veio e passou, pode ter deixado marcas indeléveis no subconsciente.

Apesar de não parecer, uma parte daquela mágoa antiga, ficou acumulada lá dentro. Por isso, sempre que você se lembra do fato que a gerou, surge um sentimento negativo extremamente desagradável. Isso pode parecer algo inofensivo. E seria, não fosse o fato de que há várias situações de mágoas acumuladas lá dentro.

É o amontoado de fatores negativos similares o que causa o estrago. É por isso que a sabedoria hermética preconiza essa grande verdade: “Quem comete pequenos erros repetitivos, pouco a pouco cai nos grandes.”

A acumulação de pequenos eventos de natureza similar gera uma corrente energética extremamente poderosa que nos leva a autodestruição. Não é uma mágoa, um medo ou um acontecimento triste o que deturpa a alma, mas, o acúmulo de mágoas, temores e tristezas.

O segredo é não se deixar levar pelos pensamentos e sentimentos negativos. Portanto, não dê foco e atenção ao mal que passa ao largo. Obviamente, não dá para ignorá-lo. Mas, detê-lo, convidá-lo a entrar e reanimá-lo com a sua energia é uma tremenda insensatez.

Faz parte do jogo da vida experimentar o contraste entre os opostos: alegria e tristeza, dor e prazer, calor e frio. No entanto, a sua atenção e foco no lado positivo é o que faz toda a diferença.

Pessoas, circunstâncias e eventos negativos vêm e vão. São ferramentas do Universal para viabilizar o nosso processo de aprendizagem e evolução. Crescer tanto com o bem quanto com o mal é o trunfo que faz a diferença entre vitoriosos e fracassados. Pense nisso!

Faça um detox no seu organismo mediante a adoção de uma alimentação equilibrada, livre de toxinas. Mas não se esqueça de fazer também o detox da alma. Ambos são importantes e precisam fazer parte dos seus hábitos diários.

O detox da alma compreende vários estágios. O que for possível filtrar logo na entrada, no nível do pensamento, filtre. O que for necessário limpar mais a fundo, no nível do subconsciente, limpe. E, o que for preciso purificar lá no centro, no nível da essência, purifique.

O seu corpo é um templo sagrado porque nele habita uma centelha do Criador. Por isso, precisa ser respeitado e bem cuidado. No entanto, sua alma é o meio através do qual os desígnios de Deus podem germinar, crescer e frutificar. Por isso, é preciso que seja purificada a cada dia.

Purifique! Purifique! Purifique!

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

2 Replies to “Detox na Alma

  1. Excelente artigo! Obrigada!

  2. Gostei bastante! Redobrarei minha atenção sobre o que está entrando em minha mente/consciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.