De Bem Com a Vida

Clique no player para ouvir este conteúdo

 

Existem diversas concepções e sentidos para a frase “de bem com a vida”. Para o aprendiz, mais que alegria, prazer e sucesso fugazes, estar de bem com a vida é um estado de espírito que não depende muito das condições exteriores. Significa estar em harmonia com o Todo, com tudo e com todos, sentindo a vibração poderosa do Universo reverberando em cada aspecto do ser, numa conjetura que represente o bem-estar em todas as dimensões possíveis: saúde, felicidade, espiritualidade, autocontrole, equilíbrio, paz interior etc. Obviamente, o bem-estar seria o estado ideal da vida humana, objetivo primordial de toda encarnação neste planeta. Mas, como somos seres inacabados, precisamos reconhecer, compreender e aplicar cada um dos aspectos que nos tragam a plenitude de forma consciente e livre, o que exige que passemos por percalços, num processo de aprendizagem nem sempre desejável, mas absolutamente necessário.
A sua vida poderá ser plena. No entanto, esse potencial elevado precisa ser assimilado mediante um processo de aprendizagem vivenciado perante a natureza dos opostos. A felicidade é a meta, o direito e o objetivo maior da vida. Mas, para que sejamos capazes de reconhecer o valor de tal dádiva, precisamos experimentar, por vezes, um pouco de sofrimento, frustração e dor.
Cada ser que habita este planeta tem propósitos, desejos e metas diferenciados. Diante de tal complexidade intrínseca da natureza humana, não existe receita pronta para se alcançar a plenitude. É preciso compreender e reconhecer-se a si mesmo, num processo de autoconhecimento que exige superação, disciplina, autocontrole, autoconfiança e equilíbrio. Por isso, sempre digo que somos todos aprendizes. Todo aquele que se auto intitula mestre não deve ser levado a sério.
A Casa do Aprendiz foi elaborada por mim em 2004 com o objetivo de trazer luz e conhecimento através da humildade de alguém que escreve para aprender cada vez mais. Isso porque quem aprende e não ensina mata todo conhecimento em si mesmo. Por outro lado, quem ensina é quem mais aprende. O Aprendiz quer ajudar todos os aprendizes e também por eles ser ajudado. Afinal de contas, somos todos um.
Siga a senda do Aprendiz. Reconheça o imenso valor da humildade e da simplicidade e você estará cada dia mais de bem com a vida. Alegria, amor, solidariedade, honestidade, sinceridade e fé são elementos essenciais para se tornar mais um elo na imensa corrente invisível que une a humanidade ao Criador de todas as coisas. Você pode até dizer que isso é utópico, diante de um paradigma planetário baseado no egoísmo, no medo, na competição e na exploração. Eu te digo simplesmente o seguinte: o mundo é a gente quem faz. Faça a sua parte e esqueça o resto.
Mude o seu mundo interno, suas concepções, hábitos e crenças. Agindo e persistindo na perspectiva de uma mudança positiva, tudo à sua volta se transforma. Afinal de contas, quer você saiba ou não, o poder que existe dentro de você é maior do que qualquer poder efêmero que vibra no mundo exterior.
Quando iniciar a mudança interna, a partir de uma ampliação de consciência visando o bem-estar, tudo à sua volta começará a mudar imediatamente. Embora seja impossível mudar o mundo, por melhor que seja a sua boa vontade, você pode mudar o seu universo pessoal e assim contribuir de forma positiva para a mudança que a humanidade inteira almeja, mas não tem conhecimento de como fazê-lo.
Você não tem a obrigação de salvar o mundo, mesmo depois que assimilar e colocar em prática o autoconhecimento que liberta. Até porque cada ser está num estágio evolutivo e precisa eliminar etapas para que possa crescer com autonomia.
Todas as coisas estão prontas quando estivermos prontos. Portanto, urge a necessidade de uma preparação consciente e individual rumo ao caminho que nos conduz à plenitude. Isso não requer nenhuma prática mística, ritualística ou religiosa. Exige apenas mudança de atitude visando se tornar melhor a cada dia, aprendendo com cada erro, seu e dos outros.
Vá à luta Aprendiz. Busque a vida plena como seu direito natural, divino e sagrado. Mas faça isso sem ansiedade porque a caminhada é longa e o processo às vezes fugirá do seu controle. No entanto, nunca deixe de confiar que existe um Poder Absoluto que governa a tudo com maestria, fazendo com que o mundo conduza você ao lugar que sinceramente almeja de coração.
Somente aquilo que vem da alma é capaz de tocar a alma de Deus. Portanto, o segredo é regular aquilo que sua essência emite, de forma serena e tranquila. Mesmo que seus sentimentos não sejam todos bons, não se desespere. Estabeleça o dia de hoje como marco inicial no processo da sua transformação pessoal. Esqueça o que passou e elabore um novo projeto de vida embasado no bem, no justo e em tudo o que eleve a si mesmo e àqueles que estão à sua volta.
Mude suas emoções e você logo perceberá estupefato como as coisas mudarão para você, por você e com você.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.