Corpo e Mente Sadios Já

Clique no player para ouvir este conteúdo

A grande maioria das doenças do corpo e da mente tem origem na nossa consciência.

Os médicos palpitam que cerca de setenta por cento das enfermidades são de origem psicossomática.

Já os terapeutas holísticos afirmam categoricamente que cem por cento das enfermidades originam-se dos estados de consciência. Na minha humilde opinião, há fatores físicos e espirituais envolvidos no processo, embora creia também que a origem primária e mais antiga seja sempre oriunda dos planos mais sutis da existência.

Eu acredito que o acidente, a má alimentação ou a vida sedentária representam apenas a parte visível de algo que incubamos no nível mais profundo de nosso ser, inconscientemente. Obviamente, ninguém em sã consciência deseja ficar doente, mas todo enfermo assumiu de forma inconsciente uma postura mental e emocional doentia. Isso pode ter sido incubado pela manutenção de sentimentos negativos, tais como: o medo, a inveja, o ódio, a tristeza, a inquietude, a ansiedade, a prepotência, o nervosismo, a autocomiseração, a autopunição, o rancor e principalmente pela incapacidade de perdoar a si mesmo e aos outros.

Nenhuma doença pode prevalecer em um corpo regido por emoções saudáveis. A recuperação da saúde emocional, naturalmente restabelece o fluxo da energia da cura, reforçando o sistema imunológico e, consequentemente, gerando uma boa saúde física. Obviamente, há que se levar em conta que nosso corpo é como uma máquina, composto de sistemas e órgãos. Portanto, dependendo do estágio e da forma da doença, algo pode já ter sido degenerado de forma praticamente irreversível. Por isso, é bem melhor cuidar da saúde no sentido preventivo enquanto há tempo. E, essa prevenção precisa ser executada de forma integral, considerando tanto o plano físico quanto o espiritual e o psíquico.

A história traz testemunhos de curas extraordinárias relacionadas ao campo do poder da fé. No entanto, desconsiderando a possibilidade do milagre, podemos concluir que, às vezes, a cura depende de fatores externos como uma cirurgia ou a manutenção medicamentosa. Então, o mais coerente num estado de enfermidade, é utilizar-se dos avanços da medicina enquanto se trabalha internamente, purificando a alma.

A ação ordinária no sentido de recuperar ou manter a saúde compreende, além do tratamento, quando necessário, cuidados com o corpo, boa alimentação e prática de exercícios físicos moderados. No nível emocional, é preciso trabalhar a mente no sentido de filtrar os maus pensamentos, origem de sentimentos e hábitos doentios.

A vida é algo demasiadamente nobre para ser desperdiçada. Respeite seu corpo, templo vivo através do qual o Princípio da Vida se manifesta.

Cuide bem de sua mente porque é através dela que você pode estabelecer o canal de ligação com o Universal, adquirindo poder, bem-estar e felicidade. Pensamentos positivos geram sentimentos positivos. Sentimentos positivos geram saúde.

A sua consciência alinhada ao fluxo do bem-estar cósmico pode operar curas milagrosas. Mas não espere para fazer a mudança interna apenas quando precisar que ocorra um milagre. A prevenção é o melhor remédio. Portanto, faça do dia de hoje um marco inicial no sentido de cuidar bem, tanto do seu corpo, quanto da sua alma.

Livre-se de todas as toxinas que envenenam seu corpo. Evite o excesso de álcool, elimine o tabaco, beba muita água e prefira alimentos naturais. Do mais, limpe a sua mente de todos os pensamentos e sentimentos destrutivos, guiando o foco de sua atenção para o bem, com persistência e determinação.

Concentre a sua mente no momento presente. Esqueça o passado e pare de se preocupar demasiadamente com o amanhã. O que passou não volta mais e o futuro é algo que depende inteiramente das escolhas e atitudes que você toma agora.

Tanto a preocupação com o futuro quanto o sentimento de culpa pelo que passou, nada podem acrescentar à sua vida. Isso apenas te enfraquece, minando sua energia e vitalidade, culminando em doença, dor e sofrimento. Portanto, opte por sentir-se bem, grato, alegre, contente e sereno agora. Você só precisa fazer isso para ter uma saúde estável.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.