Conduta Vitoriosa

Clique no player para ouvir este conteúdo

O processo da criação intencional é algo simples. Na verdade, todos nós o utilizamos o tempo todo, desde que adquirimos consciência própria. O problema é que fazemos um uso indiscriminado, inconsciente e deturpado.
A mudança rumo ao estabelecimento de uma criatividade positiva e construtiva poderia ser algo demasiadamente fácil, não fossem os hábitos nocivos, arraigados em nossa essência. Somos seres metódicos e é muito difícil sair das garras do demônio interno que criamos através de crenças limitadoras engendradas nos porões do nosso inconsciente.
Existem situações em que a programação subconsciente leva anos para ser reconfigurada com êxito. É o caso de pessoas extremamente pessimistas, destituídas de quaisquer resquícios de autoconfiança. Nesses indivíduos, a degradação emocional pode ser vista a olho nu. Têm uma postura curvada, andam cabisbaixos e apresentam olhos turvos, sem brilho. Nesses casos, a readequação emocional requer ajuda externa. No entanto, a grande maioria das pessoas podem se regenerar sozinhos através da mudança de hábitos.
O nosso programa emocional precisa ser reconfigurado com urgência no sentido de estabelecer novos hábitos de natureza mais elevada. Isso inicialmente, exige uma boa dose de empenho, persistência e determinação no sentido de redirecionar e manter alimentado o foco no positivo. Nada de grande se constrói de repente.
Eu gostaria de deixar claro o fato de que, mesmo que não o saiba, você já é um criador nato, e não existe forma de fugir da sua natureza criativa. Assim, quando sente que não tem sorte ou que as coisas dão sempre errado, está criando, mesmo que de forma absolutamente equivocada. No entanto, isso tem jeito.
A partir do exato momento em que ocorrer em uma mudança de percepção, do negativo para o positivo, imediatamente tudo à sua volta passará a conspirar a seu favor. O segredo, então, é mudar a forma como você pensa e, principalmente, como se sente em relação às situações que ocorrem em sua experiência de vida.
O primeiro passo para provocar uma mudança interna de alto impacto está em desenvolver a autoconfiança. Isso pode começar com uma simples alteração na sua fisiologia. Mantenha uma postura ereta e a cabeça levantada. Adote um tom de voz mais firme e procure controlar a respiração. O segundo passo é a mudança de atitude visando um maior controle mental e emocional.
Você pode começar sua transformação simplesmente mudando seus próprios questionamentos diante das situações adversas. Ao invés de pensar “isso não vai dar certo.”, experimente acatar mentalmente a seguinte premissa: “Tudo o que os outros puderam, eu também posso”.
Uma conduta poderosa capaz de aniquilar hábitos negativos rapidamente, é aceitar a premissa básica da Lei Universal de Causa e Efeito. Assim, sabendo que toda ação produz uma reação que lhe corresponde, basta fazer cada ação cotidiana embasada no bem, ciente de que a reciprocidade cósmica não falhará.
Confie em Deus, dizia minha mãe quando eu estava diante de uma situação desesperadora. Deixe que a Providência Divina guie seus passos, dizia meu Mestre quando eu estava iniciando pelos caminhos tortuosos do autoconhecimento. Hoje, como Aprendiz solitário que sou, adapto a esses adágios, uma frase de minha autoria e a dirijo a você que ora lê este artigo: “Faça o que é certo, bom e justo e confie na inexorabilidade das Leis Universais. Isso basta!”
A grande transformação que você quer, precisa e merece terá início quando pequenos atos positivos de sua parte tornarem-se numerosos e constantes. O princípio e o fim são idênticos. Cada instante significa um novo começo. E, em qualquer coisa que você fizer, se o start inicial for positivo, tudo se sairá bem.
Você é a somatória de pequenas e grandes criações mentais e emocionais do passado. Por outro lado, seu futuro resultará dos pensamentos, palavras, emoções e ações de agora. Tudo é uma soma.
Reproduza a cada instante da sua vida o Fiat Lux da criação cósmica em seu microcosmo. Semeie alegria, serenidade e paz por onde quer que ande hoje. Essa é a forma de produzir pequenas fagulhas de luz ao seu redor. O resultado disso será a dissipação de todas as trevas que emergem em sua experiência de vida.
Através da persistência você será capaz de estabelecer um novo paradigma, embasado na premissa de do semear e do colher. Você é um jardineiro cósmico por natureza que, sem perceber, vive a lançar sementes no grande Jardim do Éden. As sementes de outrora podem não ter sido tão boas porque não te ensinaram antes as regras do bom semeador. Agora você sabe que o segredo consiste apenas em separar e eliminar, com cuidado, as ervas daninhas da alma, ainda quando estão em fase germinativa, no nível mental. Do mais, resta seguir semeando as sementes da bondade, da justiça, da misericórdia, do perdão, da compreensão, do amor próprio, da boa vontade, da alegria e da fé, em si mesmo e na vida.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

3 Replies to “Conduta Vitoriosa

  1. O hábito é o que sustenta o que estamos manifestando, observar quais são os pensamentos que estão no nosso dia dia, nos leva a compreensão do que precisamos mudar! Gratidão!

  2. É incrível a mudança já nos primeiros dias, apenas decisão de parar de alimentar condicionamentos negativos, para alimentar os positivos, muda muita coisa dentro da gente!

  3. Tudo se trata de um processo gradativo, nós precisamos alimentar principalmente a paciência, podemos ter a impressão de que as coisas que criamos se manifestaram de forma rápida, porém, tudo foi apenas um processo que foi se desenvolvendo ao longo da nossa vida. Por isso que precisamos de paciência para mudar o que estávamos criando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.