Como Vencer o Medo

Clique no player para ouvir este conteúdo

medoSempre que pretendo escrever um novo artigo, preciso encontrar um estímulo que sirva de start inicial para vencer o medo de sair da zona de conforto e partir para o nível da criatividade. Na maioria das vezes, basta começar a ler um dos diversos livros que possuo em minha biblioteca particular. Ultimamente, também uso muito a vasta quantidade de informação disponível na internet.

É incrível como a inspiração literária se desenvolve em mim. Creio que seja assim com a maioria dos escritores. Parece mágica! Basta ler um pequeno trecho sobre determinado assunto para que a criatividade deslanche. A partir daí, a escrita vai sendo formada quase que, magicamente, por minha mente e meus dedos.

O curioso, no meu processo de criação, é que nunca sigo a linha de raciocínio delineada no material, objeto da pesquisa. A fonte de minha inspiração, seja um livro ou um artigo da web, serve apenas para dar o pontapé inicial no mecanismo da criatividade.

Hoje, diante da necessidade de atualização do meu site, resolvi usar a rede mundial de computadores para encontrar estímulo para escrever. Pra variar um pouco minhas táticas, aproveitando que estava online, fiz uma busca por vídeos de autoaperfeiçoamento.

Sou inscrito em vários canais do Youtube, quase todos ligados às áreas relacionadas aos assuntos que escrevo. Mas, também me inscrevi em outros, de natureza mercadológica, relacionados ao marketing digital. Um dos meus preferidos nessa área é o canal do Érico Rocha, do site Ignição Digital. O cara é simplesmente extraordinário. O que ele faz no mundo virtual, com seus lançamentos fenomenais, deixa qualquer empreendedor de queixo caído.

Pois bem! Voltando ao assunto. Enquanto eu estava escolhendo o tema para ser desenvolvido em meu artigo de hoje, navegava pelo Youtube nos meus canais favoritos. Assisti a vários vídeos e nada de inspiração. Já estava quase desistindo de escrever quando, de repente, achei um do Érico Rocha que me chamou a atenção, justamente pelo fato de o título não ser tão comum, perante assuntos geralmente abordados por ele.

O nome do vídeo supramencionado é: A Cura do Medo. Assisti-o por completo, sem a costumeira pausa, para dar asas à criatividade. Mas isso não representou, de modo algum, algo negativo para minha inspiração de escrever. Acontece que o Érico, com a sua espontaneidade, prendeu a minha atenção, do início ao fim.

Aprendi muito com o vídeo “A Cura do Medo”. Tanto que resolvi fazer deste artigo, um testemunho fiel da fórmula para vencê-lo, ensinada pelo Érico Rocha. Segundo ele, a cura do medo consiste em agir. Já tinha ouvido isso dezenas de vezes antes. Mas, a maneira incisiva e descontraída como o cara fala é algo raro.

Não estou aqui para enaltecer a pessoa do Érico Rocha por algum motivo específico, senão a de repassar o meu aprendizado. Aprendi muita coisa em marketing digital com ele. Agora, através do vídeo dele, compreendi também, de forma mais convicta e profunda, que o medo só pode ser derrotado mediante um enfrentamento direto, embasado numa ação corajosa e persistente.

A ação mais comum diante de um medo, justamente por ser a forma mais cômoda, é a fuga. Essa é uma saída. Mas, seguramente, não é o melhor caminho. Quem foge dos seus temores, cedo ou tarde, cairá em arrependimento porque a vida cobra um preço muito caro pela estagnação provocada por tal atitude.

A natureza da vida é a expansão de todas as coisas. Dessa forma, só se torna vitorioso aquele que tem coragem para lidar com seus temores e seguir adiante, rompendo limites. Em outras palavras, o melhor da vida está reservado apenas àqueles que ousam romper o casulo e sair da zona de conforto.

A vida é incerta. E, se você quiser nadar a favor desse fluxo, precisa aceitar que a mudança é a única realidade permanente em sua vida.

Confie na fidelidade da Providência Divina e mergulhe, sem temor, na corrente da incerteza. Aceite a mudança, o novo e o inesperado como companheiros de jornada. Isso, obviamente, não anulará seus medos, mas dará energia suficiente para que haja um enfrentamento efetivo dos mesmos.

Enfrentar-se a si mesmo é sua melhor opção. A vida é de quem tem coragem e segue seus sonhos, numa ação permanente de confronto direto, contra seus pontos fracos e temores.

Se você tem algum medo severo, saiba que o mesmo só será curado mediante uma postura corajosa, embasada em fazer justamente aquilo que teme. Portanto, se você tem pavor de dirigir; inscreva-se hoje mesmo numa autoescola e comece a prática. Caso tenha medo de falar em público, inicie agora a prática, ainda que seja em doses mínimas, como falar a um pequeno grupo de amigos, por exemplo.

Sejam quais forem os seus temores, é importante que haja um enfrentamento direto dos mesmos, de forma persistente e irredutível. Agora e sempre!

*Caso você queria assistir ao vídeo do Érico Rocha citado neste artigo, visite o link do Youtube:  http://youtu.be/wbBAZx4RaJg

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.