Como Superar a Procrastinação

Clique no player para ouvir este conteúdo

A procrastinação é uma praga mental e emocional que afeta a todos nós. Consiste na mórbida mania de querer deixar tudo pra depois. É muito difícil permanecer cem por cento imune a esse mal. Mas, com afinco e dedicação, dá pra diminuir, em muito, os seus efeitos nocivos.

Procrastinar é um vício que faz parte da nossa herança cultural equivocada. Acontece o tempo todo, com todos nós. Como? De repente, quando confrontados com coisas que são importantes e que requerem uma atitude mais vigorosa de nossa parte, arrumamos uma enorme variedade de desculpas para tentar justificar que aquilo não pode ou não precisa ser feito agora.

A procrastinação é uma das facetas mais danosas da autossabotagem. O incrível disso tudo é a maneira como essa praga se desenvolve no nível inconsciente. Independente dos “porquês”, que geralmente são muitos, nos deparamos com um processo interno de autossabotagem que nos leva procrastinar, agindo de um modo tremendamente danoso para o nosso crescimento pessoal.

O nosso sabotador interno, quando alimentado por nossa apatia, gera, ao longo do tempo, uma procrastinação crônica. Isso, muitas vezes, acontece num nível tão profundo, que acaba por alimentar um efeito cumulativo, de natureza quase transcendental, fazendo do ato de procrastinar um ciclo vicioso sempre crescente. Assim, mesmo quando completa uma tarefa, aparecem diversas outras, de natureza similar para ocupar o seu lugar.

Enquanto essa praga sabotadora chamada procrastinação for uma emoção dominante, não importa o se faça, sempre aparecerá um interminável ciclo de ações e reações que a perpetuam, como uma sentença maldita.

Felizmente para alguns e “infelizmente” para muitos, a vida é uma teia complexa de ações e reações que vão muito além do plano das aparências. Assim, a procrastinação, como todos os demais hábitos nocivos herdados, requer um cuidado especial, no nível da essência. Veja bem! Não serão meros desejos ou mesmo a força de vontade intempestiva que surge a partir de momentos de inspiração como essa leitura que vão fazer a mudança que você precisa. Para minimizar ao máximo, o desejo de deixar as coisas como estão é preciso ir além. É necessário travar uma batalha diária contra o seu sabotador interno, até que você seja capaz de subjugar o famigerado costume de protelar e “deixar pra depois”.

Embora todos nós tenhamos a tendência de procrastinar, é essencial que isso seja minimizado ao máximo mediante uma postura embasada em ações desafiadoras. É preciso estar disposto a construir, paulatinamente, novos hábitos, embasados em uma postura positiva, otimista e, ao mesmo tempo, corajosa.

Como você pode perceber, não será tão difícil diminuir drasticamente os seus níveis de procrastinação. Tudo o que você tem de fazer para que isso ocorra, consiste em balizar suas emoções, atitudes e ações nos exemplos de homens e mulheres de sucesso. Em outras palavras, é preciso parar de seguir o fluxo da massa reativa e operar no nível das pessoas ativas.

Supere e suprima o famigerado hábito de adiar tudo o que deve ser feito, Aprendiz. Tudo o que você precisa fazer é começar a formar hábitos que façam parte da rotina executada por pessoas de sucesso. Como começar? É simples! Observe-os. Note como eles agem. Perceba como fazem as coisas de uma forma diferente. Note como são ativos. Finalmente, siga-os, tanto na postura quanto nas atitudes e ações.

Note que todos aqueles que se tornaram vitoriosos são essencialmente iguaizinhos a mim e a você. Genialidade é praticamente uma exceção. A diferença que faz a diferença está no modo de agir e reagir diante dos desafios que a vida apresenta a todos, indistintamente.

Os vencedores não são diferentes, apenas agem de maneira diferenciada. Embora tenham seus medos e limitações, como todo e qualquer ser humano debaixo do sol, não se permitem ser dominados por isso.

Seja um vencedor você também, Aprendiz. Trabalhe avidamente, a partir de hoje, no sentido de dominar o sabotador interno que, sem sombra de dúvidas, é seu maior e mais perigoso inimigo.

Todos os homens que se tornaram grandes e vitoriosos têm algo em comum: uma postura otimista, desafiadora e corajosa diante da vida. São pessoas ativas que, de forma persistente e consistente, treinaram a si mesmas até se tornarem aptas minimizar seus vícios, medos e angústias ao mesmo tempo em que potencializaram seus dons, virtudes, competências e habilidades.

A mudança que você quer e precisa está toda embasada em uma transformação pessoal que só pode ser feita por você e através de você. Portanto, a partir de hoje, aja de maneira enérgica no sentido de substituir o hábito da procrastinação por uma postura ativa e desafiadora diante da vida.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.