Como Dominar a Raiva e Ter Paz

Clique no player para ouvir este conteúdo

Aprenda a dominar a raiva e encontre o caminho para ter paz interior, serenidade e um equilíbrio excepcional que gera saúde, sorte e sucesso.

A raiva é um mecanismo de defesa do nosso cérebro, uma vez que nem sempre podemos manifestar a agressividade que aflora do nosso cérebro reptiliano quando somos desafiados ou confrontados. Quando alguém ou alguma circunstância mexe com nosso ego, a ira é disparada como forma de ataque.

A agressividade que origina a raiva vem de uma época ancestral em que o ataque era a melhor defesa, na grande maioria das vezes.

Nos primórdios da nossa caminhada na terra enquanto raça, nossos ancestrais expressavam fisicamente a raiva mediante o confronto direto, agressivo e, quase sempre, sanguinário.

Atualmente, por força de nossa evolução nos tornamos seres civilizados e, por conseguinte, não podemos expressar fisicamente a agressividade latente que ainda trazemos no inconsciente. Então, nossa melhor/pior reação é, na maioria das vezes, sentir raiva de quem nos incita ou nos provoca, internalizando o processo de ataque/defesa.

Existe um mecanismo cerebral determinando que, diante do perigo e do confronto, tenhamos uma reação direta. Mas, como isso não pode mais ser feito de forma agressiva por conta de nosso status quo de “ser civilizado” que nos tornamos, acabamos internalizando o processo colérico para o nível mental. O problema é que isso não equaciona o conflito  já que a raiva criada por nosso cérebro para tentar solucionar o impasse gerado pelo desafio externo não funciona muito bem, na grande maioria das vezes.

Seria libertador se a nossa cólera fosse momentânea porque isso dissiparia a energia potencial envolvida no conflito. Porém, paralelamente ao processo evolutivo que sublimou nossa agressividade, desenvolvemos um sistema emocional que carrega toda essa energia para outras esferas da nossa mente. Por conta disso, o processo raivoso geralmente se transforma em mágoa, rancor e ódio. E, esses sentimentos ficam reverberando de forma contínua em nosso inconsciente como se fosse uma energia aprisionada. Isso cria e recria uma situação conflituosa duradoura, quiçá, permanente, que nos torna escravos dessas emoções.

O que fazer?

É preciso que estejamos dispostos a nos libertar da raiva, esse sentimento primário que nos afeta profundamente. Se não fizermos isso em tempo hábil, desenvolveremos uma série de neuroses que nos afetarão profundamente ao longo do tempo.

Se a gente não se desvencilhar da raiva enquanto há tempo, ela se transformará em mágoa, que levará ao rancor, que conduzirá ao ódio. E, isso tudo, quando alimentado por um longo período, acaba por se manifestar no plano denso material da nossa vida sob a forma de infelicidade, doença e fracasso.

Para se libertar da raiva, é preciso mergulhar em cada situação que faz essa energia aflorar e, buscar entender o que está por trás desse sentimento.  Ao agir assim, perceberemos que, na grande maioria das vezes, o problema da raiva é potencializado por nossas próprias fraquezas internas.

Ao começar a buscar entender as reais razões que nos levam à ira, criamos o antídoto eficaz para minar essa energia maléfica, na origem. Isso porque notaremos que, na grande maioria das vezes, nosso julgamento sobre uma determinada circunstância é o que nos induz ao sentimento raivoso, e não o fato em si. E, quando compreendemos isso, percebemos que, geralmente, fizemos um superdimensionamento dos conflitos, transformando algumas sementinhas de raiva, em uma floresta nefasta, cheia de mágoas e ódio.

Vamos apagar a raiva do nosso livro da vida, Aprendiz?

A mudança interior, da mágoa para a compreensão é a solução.  Será um processo cuidadoso que exigirá muito empenho e determinação no sentido de buscar entender a si mesmo e aos outros. Mas, os frutos desse trabalho de liberação da raiva trarão a libertação de sua alma. Experimente e verá!

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.