Biografia de Friedrich Engels

Nasceu em Barmen, na Prússia, em novembro de 1820. Pertencia a uma família de abastados industriais, de idéias liberais e fé protestante. Freqüentou a escola secundária em sua cidade natal, mas não terminou os estudos. Por imposição do pai, teve de dedicar-se aos negócios familiares e residiu durante três anos em Bremen, onde trabalhou nos escritórios de uma empresa de exportação. Nessa cidade, entrou em contato com os jovens Alemães, grupo de escritores liberais e revolucionários, entre os quais figurava o poeta Heinrich Heine. Engels logo juntou-se aos jovens Hegelianos, entre os quais figurava o teólogo e historiador Bruno Bauer e o anarquista Max Stirner.

Foi em Bremen que Engels iniciou sua brilhante carreira de jornalista, sob o pseudônimo de Friedrich Oswald. Graças a seus artigos, ingressou posteriormente no círculo hegeliano de Berlim, onde adquiriu fama de dialético profundo e incisivo, sobretudo por seus ataques à religião. Também em Berlim, fez amizade com Moses Hess, que o iniciou no comunismo e o convenceu de que essa teoria era a conseqüência necessária da dialética hegeliana.

Protetor e principal colaborador de Kal Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. De grande capacidade intelectual, conhecia muitas línguas e especializou-se em temas com as nacionalidades, política internacional, assuntos militares e ciências

Em 1842 transferiu-se para a Inglaterra, onde esperava que se produzisse a revolução, por ser o país mais avançado industrialmente. Ali viveu algum tempo, dedicado a seus negócios, enquanto tomava contato com os líderes radicais e estudava a situação social do país.

Mudou-se para Bruxelas e abraçou o materialismo histórico de Marx.

Em Paris, fez contato com grupos de imigrantes alemães e com socialistas Franceses e, em 1847, organizou a liga Comunista, oriunda de uma sociedade secreta chamada Liga dos Justos. Em 1848 apareceu o manifesto comunista elaborado em colaboração com Max. Residiu sucessivamente na Itália, na Suíça e por último na Inglaterra, onde dirigiu uma empresa têxtil, ao mesmo tempo em que colaborava estreitamente com Marx na estruturação e difusão do movimento comunista.

Em 1878, Engels decidiu abandonar definitivamente sua atividade comercial para dedicar-se por completo à difusão da doutrina comunista em jornais e revistas e aos contatos com dirigentes socialistas nos principais países europeus. Participou também, da criação e organização da Associação Internacional dos trabalhadores. Engels morreu em Londres, em 05 de agosto de 1895.

Principais obras do autor: A guerra dos camponeses alemães – O fim da filosofia clássica alemã – A origem da família – da propriedade privada e do estado.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.