Autoconhecimento: Conhece-te a Ti Mesmo

Clique no player para ouvir este conteúdo


Abra os olhos de sua alma mediante a prática do autoconhecimento e logo você será capaz de ver harmonia onde antes só enxergava o caos.

Apesar de pouco conhecida, a força interior é algo inerente a todo ser humano. Assim como o pulsar do coração ou o fluir dos pensamentos, esse poder está em constante atividade dentro de nós. Infelizmente, na grande maioria das vezes, fazemos mau uso dele. Dessa forma, transformamos o que seria nosso maior bem em nossa pior maldição.

Quando acreditamos no mal, em detrimento das coisas boas e positivas, estamos usando o nosso poder interior de forma inversa ao natural, fazendo com que circunstâncias negativas perpetuem-se num ciclo vicioso e interminável que nos leva ao declínio, à derrota e à frustração.

Como será que você está usando a sua força interior, a seu favor ou contra? Será que lá no fundo de sua alma você está em sintonia com o bem que há em seu íntimo? Ou será que sua medida mental e emocional está limitando a ampliação do seu potencial? Pratique um autoconhecimento autêntico, sem misticismo, e você obterá resposta a estes questionamentos intrigantes.

Conhece-te e ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses! Essa frase milenar continua atual e imprescindível.

O autoconhecimento é uma prática reveladora que mostrará seus limites e possibilidades. Também fará com que suas capacidades, competências e habilidades sejam ampliadas de forma a tornar sua essência maior e melhor, apto a receber mais da vida.

Analise fria e sinceramente sua conduta interior e você descobrirá estupefato que sua experiência de vida é exatamente do tamanho de sua consciência. Indo além, essa autoanálise apontará a maneira correta de como usar a sua força interior a seu favor.

Ao descobrir e admitir, pelo autoconhecimento, tanto seus vícios quanto suas virtudes, você terá encontrado o ponto de mutação que é, nada mais, nada menos, que a sua maneira pessoal e intransferível de provocar uma mudança positiva e transformadora.

Apesar de toda dor, de todo medo e de todo sofrimento, há uma imensurável Fonte de bem-estar e plenitude esperando ser chamada à manifestação. Busque dentro de si mesmo a Fonte de todo o bem que você almeja. Desista de procurá-lo fora como provavelmente fez até hoje sem lograr êxito.

Cada homem e cada mulher debaixo do sol estão regidos pelos mesmos princípios e leis. Sob um prisma mais elevado, do ponto de vista espiritual, tudo o que experimentamos é um reflexo daquilo que verdadeiramente somos na essência. Essa filosofia pode parecer dura ou soar falsa, mas todo aprendiz avançado no caminho do autoconhecimento a reconhece como verdadeira, inexorável e eterna.

O Criador de todas as coisas fez de sua criação uma obra prima. Não poderia haver injustiça gratuita em sua Grande Obra. O que parece ser injusto e cruel deve-se ao fato de que vivemos imersos em uma ilusão engendrada sob o cetro de um racionalismo convicto. Se pudéssemos olhar o mundo com a visão de Deus, ficaríamos estupefatos com a exatidão da Justiça Universal.

Quando olhamos para a dor do mundo estamos vendo apenas a ponta de um grande iceberg. Há por trás de todos os acontecimentos um emaranhado de linhas que se cruzam entre si, com as quais a Mão que tudo escreve tece destinos, em consonância com a Lei de Causa e Efeito. Nessa atividade cósmica não há mal que nasça do nada. Por outro lado, nenhuma boa ação ficará sem uma resposta adequada.

Embora ainda não sejamos capazes de enxergar com nitidez por conta de nossa visão limitada e deturpada, existe uma balança cósmica precisa que mede cada homem segundo seus atos, a cada instante de sua vida. Essa Justiça Infalível transcende nossos limites temporais e espaciais e seu campo de ação está muito além do curto período compreendido entre a vida e a morte. Por isso, muitas vezes acreditamos na ilusão de que a injustiça prolifera e o mal prevalece.

Busque dentro de si mesmo as respostas que seu coração precisa. No âmbito de sua alma existe um fio condutor que te liga ao Criador de todas as coisas. Ao refazer o elo de ligação com a Providência Divina mediante o exercício de um autoconhecimento autêntico, sua visão interior se tornará límpida e mostrar-te-á a Grande Realidade existente por detrás da falsa realidade tridimensional.

A escuridão é uma das ferramentas essenciais do processo de crescimento e aprendizagem. Mas saiba que existe uma luz no fim do túnel. Essa luz que dissipa todas as trevas da ignorância é Deus dentro de você, esperando ansiosamente pelo reencontro.

É impossível permanecer perante a Divina Presença o tempo todo diante do nosso atual padrão evolutivo. Mas saiba que o autoconhecimento pode, ainda que por um minuto, refazer o elo de ligação com o Todo. Desse contato momentâneo, surgem eflúvios benéficos poderosos que poderão emergir à tona sob a forma de bem-estar, cura, entusiasmo e criatividade.

Conhece-te a ti mesmo e chegará o dia em que você será capaz de compreender, por analogia, a natureza de Deus.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.