Ascaridíase

A – Definição:

É o parasitismo do intestino delgado pelo Ascaris Lumbricóides, vulgarmente chamado lombriga.

 

B – Distribuição Geográfica:

De a distribuição cosmopolita é, entretanto, mais freqüente nas regiões tropicais e intertropicais. Sua prevalência relaciona-se intimamente com as condições higiênicas e sócio-econômicas da população.

 

C – Morfologia:

Vermes cilíndricos medem, aproximadamente 20 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores e mais grossas. Os machos, de corpo mais fino, apresentam o extremo caudal recurvado.

 

D – Mecanismo de Transmissão:

O homem contrai a ascaridíase pela ingestão de ovos que são levados à boca com os alimentos líquidos ou sólidos, pelas mãos contaminadas e até mesmo pela poeira.

 

E – Ciclo Evolutivo:

Os ovos eliminados juntamente com as fezes. Ao encontrarem no solo, condições de temperatura e umidade adequadas, em 2 a 4 semanas se desenvolve um embrião no seu interior, condições necessárias para que sejam infestantes. Estes ovos ingeridos através das vias normais libertam suas larvas, que se introduzem na parede intestinal. São conduzidas ao fígado pela corrente sangüínea, depois ao coração e aos pulmões. Através das vias aéreas atingem a epiglote, podendo ser rejeitadas pela tosse ou deglutidas e alcançar a luz do tubo digestivo, seu habitar definitivo. Alcançar o intestino delgado, evoluem para a forma de adultos jovens que crescem e atingem a maturidade sexual. Dois a três meses após a ingestão de ovos infectantes, inicia-se a nova postura. Uma fêmea deposita cerca de 200.000 por dia.

 

F – Profilaxia:

a) Pneumonia (quando a ingestão é grande) b) Irritação brônquica c) Pequenas hemorragias alveolares d) Lesões (durante migração das larvas (nos rins, miocárdio e S.N.C.) e) Asfixia e morte ( movimentos antiperistálticos fazem com que os vermes saiam pelas narinas e boca).

Decorrente da patologia podem aparecer as seguintes sintomatologias.

 

? Na fase larvária ? febre (39°C) ? agitação anormal ? vômitos ? cefaléias ? convulsões.

 

? Na fase adulta ? sono intranqüilo ? sensação de picada no nariz ? desconforto abdominal ? abdome abaulado ? desnutrição e anemia ? oclusão intestinal ? febre e diarréia ? asfixia.

 

G – Diagnóstico

A identificação de ovos de Ascaris Lumbricóides nas fezes, poderá ser feita através de exame microscópico das fezes.

 

H – Profilaxia:

? evacuação em patentes; ? tratamento dos infestados; ? higiene da água, e alimentos; ? educação sanitária.

Por: Francisco Ferreira, O Aprendiz

 

Ajude-me a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Colabore com a Academia do Aprendiz através do botão abaixo.


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONHEÇA O MÉTODO DE GERAÇÃO DE RIQUEZA DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Deixe um comentário