Amigos São Jóias Muito Raras

Clique no player para ouvir este conteúdo

A grande maioria das pessoas acredita ter muitos amigos quando, na verdade, o que consideram amizade não passa de um coleguismo efêmero e superficial.

Sempre que nos referimos a alguém com quem temos um relacionamento mais duradouro, seja no trabalho ou no nosso círculo social, dizemos: meu amigo ou minha amiga. Mas será que a verdadeira amizade é algo assim tão banal?

Quando eu era mais jovem, acreditei possuir muitos amigos por conta da vida agitada e o contato constante com muitas pessoas que comungavam dos mesmos pontos de vista. Só muito tempo depois, percebi que a maioria desses ditos “amigos” eram na verdade simplesmente “colegas”.

Hoje, mais maduro e emocionalmente estabilizado na vida, compreendo que a amizade é algo raríssimo. Tanto que seguramente, poderemos contar os amigos que passarão em nossas vidas com os dedos das mãos. Na maioria das vezes com uma delas. Digo isso porque sei que dificilmente um ser humano terá mais que cinco amigos leais e sinceros.

A palavra amigo vem do latim e provavelmente se derivou de “amore”, ou seja: amor. O amigo verdadeiro é aquele que realmente ama, ainda que dentro de uma perspectiva distinta do amor romântico ou sexual. A amizade é algo altruísta e se baseia no respeito, na admiração, na lealdade e no comprometimento para com o outro.

As pessoas confundem coleguismo com amizade. Por isso, muitas vezes se decepcionam ao se sentirem usadas, traídas ou abandonadas. Ora, amigos são tão raros como amores românticos verdadeiros e quando saem de nossa vida deixam marcas sempre positivas.

Para que um mero colega seja capaz de atingir o status de amigo, precisa passar pelos testes de fidelidade que a vida impõe quando as coisas se complicam. Ao primeiro sinal de perigo, o colega foge, mente e entrega. O amigo permanecerá fiel mesmo diante das maiores tormentas.

A verdadeira amizade leva tempo para ser levada a termo. Nasce sempre de uma predisposição recíproca e é algo sentido que não pode ser dito em palavras.

Eu posso dizer com absoluta convicção que sou um cara de sorte, pois já tive seis amigos verdadeiros nesta vida. Digo isso porque sei que a grande maioria das pessoas não terá mais do que três ou quatro.

Há um ditado popular que diz que é melhor ter inimigos do que ter falsos amigos. Prefiro dizer que é melhor conhecer a essência da amizade para não confundi-la com o coleguismo banal, típico das relações sociais e profissionais.

Às vezes fico observando as pessoas com quem convivo e noto as relações supérfluas que tecem entre si criando um contexto amigável absolutamente falso. Ambos os lados dessa relação amistosa sabem que ao primeiro sinal de perigo serão abandonados, traídos ou substituídos, mas preferem manter as máscaras e até fingir uma certa ingenuidade, chegando a ponto de quase ficarem convencidos do fato de que possuem muitos amigos.

Infelizmente, muitas pessoas vivem ainda sob esta perspectiva das convenções. Enganam e são enganados pelos outros porque não são capazes ou “não querem” enxergar em profundidade. Ora, o que se pode esperar das relações de amizade amistosas e superficiais?

Quase nada de relevante.

Pondere sobre todas as suas relações de amizade e aprenda a se tornar seletivo para que depois você não se arrependa por ter confiado demais nas pessoas.

Não é preciso se tornar amargo ou cético para com os demais. Basta desenvolver um senso crítico e analítico que seja capaz de reconhecer o falso e o verdadeiro.

Indo mais além, através do autoconhecimento, você poderá desenvolver um sexto sentido apurado com o qual verá além das aparências e facilmente identificará as qualidades, defeitos e intenções de cada pessoa que cruza o seu caminho.

Eu pratico o autoconhecimento há muito tempo e posso afirmar com convicção que é muito fácil separar o joio do trigo, tanto nas relações de amizade como em qualquer outro aspecto da vida. Digo que é meio desconfortável enxergar a alma de muitas pessoas com quem convivo diariamente, mas ainda prefiro isso a ser enganado e iludido.

Se você se julga preparado para ver o que os outros não vêem e sentir o que a maioria não sente, A Academia do Aprendiz está aqui com centenas de artigos elaborados especialmente para derrubar os muros da ignorância psicológica.

Busque a verdade que liberta, seja aqui no site ou em outras paragens. O que você não pode é continuar enganando a si mesmo e sendo enganado pelos outros.

É preciso abrir os olhos da alma para enxergar o mundo maravilhoso que existe para além das convenções sociais e das máscaras. E descobrir a amizade verdadeira, o amor verdadeiro e a vida plena que só pode ser vivenciada na paz interior.

Diante do que escrevi, creio que você não esteja errado se de agora em diante passar a me considerar um “amigo virtual”. Digo isso porque, ao contrário de muitos, falei aqui somente a verdade, “e para o seu bem”, mesmo que isso não soe tão agradável a princípio.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

One Reply to “Amigos São Jóias Muito Raras”

  1. Nosso franccisco amei seu artigo. Falou coisas que me marcaram profundamnte por causa de muitas coisas que vivi, realmente os amigos sao raros e agora vejo que no meu caso deu pra contar com uma mão só e sobrou dedo.
    obrigada professor francisco. amo o que o sr, escreve e acho que esse testo foi um dos mais lindos.
    Parabens!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.