A Sabedoria da Incerteza

Clique no player para ouvir este conteúdo

Nada ocorre por acaso. Tudo tem um motivo bem mais antigo do que a mera lembrança que trazemos na mente. No entanto, descobrir a origem das coisas leva tempo e exige dispêndio de muita energia. Diante de tamanha complexidade, a nossa mente racional e analítica torna-se impotente no gerenciamento das coisas. Por isso, a mais sábia decisão está em confiar na infalibilidade da Providência Divina e mergulhar na corrente da incerteza com a mente aberta, disposto a captar os lampejos intuitivos que afloram da alma em sintonia com a sabedoria do Universo.

A vida foi feita para ser vivida mediante o paradigma da incerteza. Nada permanece igual ao que é agora e ninguém sabe o que acontecerá daqui a poucos minutos em sua vida. A mudança constante é a sua única certeza. Aceitar a incerteza como condição essencial da vida e aprender a confiar cegamente no Divino é pré-requisito para se obter paz, serenidade, fé, sucesso e poder pessoal.

Confie no processo da vida e deixe de tentar se manter o tempo todo no controle de tudo. Caso contrário, você será acometido por uma série de perturbações advindas dessa atitude; a saber: neurose, angústia, medo, insegurança, depressão, doença e morte.

Busque sabedoria ao invés de apenas conhecimento. Esforce-se por controlar-se a si mesmo e esqueça a famigerada mania de querer controlar os outros. Concentre-se na tarefa de despertar a sua força interior e abandone a ideia de obter o poder meramente profano.

Estude, pesquise, aprenda, trabalhe e aspire pelo crescimento pessoal. Mas esteja sempre ciente que nenhuma faculdade forma para a vida plena e nenhum cargo ou posição social é capaz de facultar-lhe o domínio de si mesmo.

A chave para se obter um controle real e autêntico está no autocontrole. A chave para o conhecimento verdadeiro está no autoconhecimento. A chave para uma inteligência criativa está na obtenção da sabedoria.

Esqueça a ideia de culpar o governo, o sistema capitalista ou o que quer que seja pelo que ocorre no mundo.

O mal é apenas uma ferramenta a serviço de corações e mentes em desalinho com a natureza essencial do Universo.

Tudo o que vemos no mundo representa aspectos evolutivos variados. São inúmeros graus de vibração representando um drama cósmico justo e perfeito, apesar de toda nossa incompreensão.

Desde o surgimento dos primeiros microorganismos unicelulares até a formação do complexo sistema autoconsciente denominado homem, houve um lento e gradual processo evolutivo. E, a fase atual não significa a conclusão desse longo ciclo.

Representamos apenas mais um elo na corrente evolutiva, infindável e eterna. Continuamos crescendo, aprendendo e errando, numa lenta caminhada de volta ao Centro Criador.

Não existe uma verdade absoluta. Não há um caminho ideal e perfeitinho a ser seguido. A incerteza é uma ferramenta indispensável para o nosso aprendizado e o confronto entre os opostos representa um bom combate onde, mesmo que não percebamos, saímos sempre vencedores.

Siga aprendendo e errando, caindo e levantando, com bom ânimo, persistência e fé, mas sem nenhum apego a resultados idealizados e cristalizados pela mente.

A sua zona de conforto atual manterá você aprisionado ao rígido espaço criado pela mente pensante, causando estagnação e apatia. O mergulho confiante no desconhecido liberta sua força interior fazendo com que cada momento seja vivido com intensidade, atraindo cada vez mais os bons eflúvios para seu campo energético vital.

A sabedoria da incerteza o livrará dos condicionamentos embasados no vínculo com o passado. Isso fará com que você não se prenda a perspectivas engessadas pela força do apego. Só assim estará aberto a todas as possibilidades, apto a mergulhar no mistério com serenidade e confiança.

Nada é certo em termos mais detalhados. No entanto, a análise e a observação dos Princípios Universais te coloca diante de uma grande certeza, em termos genéricos: a de que boas ações geram reações excelentes; ações negativas geram reações desastrosas.

Diante do paradoxo erigido sob a sabedoria da incerteza, mesmo sabendo que não dá para prever como as coisas acontecerão, o seu Eu Superior sabe que ELAS ACONTECERÃO!

O tempo, a lógica e o módus operandi cósmico estão além da sua pequena compreensão. Mesmo assim, você pode ter absoluta convicção de que uma boa ação jamais será esquecida e abandonada ao acaso.

Mergulhes agora na corrente da incerteza carregando consigo a seguinte certeza: ao bem segue-se o bem, ao mal segue-se o mal.

SEMPRE!

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

3 Replies to “A Sabedoria da Incerteza

  1. Quando iniciamos uma mudança de crenças, sempre iremos precisar percorrer novos caminhos, eu observei como mesmo as mesmas coisas mudam, depois que mudamos internamente, por isso que estar abertos para sair da zona de conforto é essencial!

  2. Nem sempre é fácil se desapegar das expectativas, já que precisamos sempre enviar ao universo o que queremos. Gratidão!

  3. Percebo que embora eu tenha vencido muitas crenças limitantes, ainda tenho muitas ´para trabalhar. Mas eu tento focar no que estão ao meu alcance e fazer uma coisa de cada vez! Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.