A Motivação Mais Eficaz

Clique no player para ouvir este conteúdo

Há milhares de textos na “Internet” que falam sobre motivação. Centenas de livros sobre o tema abarrotam as estantes das livrarias.

Eu acredito que a maioria das técnicas de motivação falha porque se vale de subterfúgios que provocam apenas boas emoções momentâneas. No entanto, o ser em conflito consigo mesmo, logo que passa o momento de euforia provocado pela mensagem motivadora, retorna ao seu estado de tristeza, angústia existencial e depressão. Isso ocorre porque a maioria das técnicas motivadoras é superficial e não age corretamente na raiz do problema, que tem sua origem nas crenças limitadoras e nos hábitos nocivos presentes no subconsciente do ser.

Há de se trabalhar a motivação, ancorada em bases sólidas, que façam o indivíduo alterar todo seu modo de pensar e agir e, por conseguinte, influir significativamente no processo criativo.

Nesta página, tentarei estabelecer algumas regras básicas para uma motivação eficaz que, aplicadas com persistência, transformar-se-ão em crenças fortalecedoras eficazes.

Primeiramente, será necessário fazer uma análise “racional” acerca da condição da “vulnerabilidade humana”, diante das circunstâncias, enquanto não toma as rédeas do destino nas mãos.

Sem levar em conta fatores de hereditariedade, física, psicológica ou espiritual, farei uma breve restrospectiva da vivência comum a todos, analisando apenas o aspecto mental que é o ponto chave no processo de reestruturação que proporei a seguir.

Quando nasceu, você foi presenteado com uma personalidade única, distinta e diferente de qualquer outro ser. Sua mente era como um computador novinho. Havia, apenas, uma memória essencial responsável pela inicialização dos processos vitais. A mente racional consciente poderia ser comparada ao disco rígido, novo ou formatado, do computador, onde toda programação mental propriamente dita, foi sendo gravada ao longo de sua vida, até a data de hoje. Muita coisa boa e ruim foi instalada nesse disco de dados chamado mente. Portanto, sua vida atual é o resultado direto da soma de tudo o que foi gravado aí.

Enquanto não tinha plena consciência de si, nos primeiros anos de vida, você foi programado por seus pais, sua família e seu meio social. Essa forma de programação foi responsável por grande parte daquilo que você é hoje.

Ao longo dos anos de experiência social, você foi adquirindo um senso filosófico próprio, embasado na somatória de todos os dados assimilados do meio social até que, a certa altura, você começou a questionar sobre o real significado da vida, segundo sua própria ótica pessoal. Aí começou a fase da tomada de consciência das coisas, comparando-as e valorando-as.

Nessa altura da vida, emergiu de dentro de você uma vontade de julgar que tudo de ruim que acontece com você, é sempre por culpa de alguém. Das duas uma: ou você desenvolveu o papel de vítima das circunstâncias, ou estabeleceu uma personalidade rude, por acreditar que todos os males que o afligem vem de fora, dos outros. Essa forma de agir, aos poucos foi minando sua auto-estima e você foi cada vez mais se fazendo vítima das circunstâncias.

Isso precisa mudar!

Como você poderá abandonar o papel de vítima e encontrar motivação suficiente para tomar de agora adiante, a responsabilidade pela sua própria vida?

O primeiro passo para a mudança, consiste em aceitar sua dose de responsabilidade pelos males que o afligem. Pode até ser que os outros influenciaram-no negativamente, enquanto você estava em processo de formação. Mas, nada persiste sem que tenha de ser alimentado constantemente.

Então está na hora de mudar. Esse é o momento ideal para você tirar a sua vida do piloto automático e se proclamar senhor do seu destino.

Como isso é possível?

Você pode, a qualquer momento, eliminar hábitos nocivos e criar uma motivação eficaz, embasada em novos paradigmas, construtivos e positivos, interferindo de forma consciente e vantajosa no processo criativo.

Eu acredito que a motivação só se torna eficaz, quando apoiada em preceitos cósmicos invariáveis que regem nossa vida e é isso que pretendo frisar aqui. Tentarei descrever a seguir, algumas ações que você pode colocar em prática, a partir de agora, para adquirir uma nova consciência, motivada para criar de forma consistente, uma vida plena e feliz:

– Obtenha uma visão mais elevada de Deus e da Vida, eliminando a idéia de que o mundo é gerido por um ser que pune e castiga. Acredite que o Universo é gerenciado por uma Fonte de perene amor, apto e capaz de produzir felicidade e alegria sem limites para quem busca por isso.

– Elimine a ideologia do perde-ganha. Acredite, ninguém precisa perder pra você ganhar. O Universo é exuberante, extravagante e dadivoso. Basta abrir os olhos e ver.

– Abra os braços para recolher as dádivas colocadas à disposição dos homens de boa vontade, desde a fundação do Mundo.

– Desenvolva um forte sentimento de amor próprio, embasado nos princípios de motivação, autoconfiança e e autoestima, considerando-se como um ser único, responsável e capaz. Somente assim, você será capaz de liberar sua energia interior, aprisionada nos grilhões do medo, da culpa, do rancor, do medo, da inveja e do pessimismo.

– Aprofunde os seus relacionamentos. Doe-se aos outros naquilo que você tem de mais precioso: alegria, boa vontade, respeito, simpatia. Há uma Lei Cósmica invariável preconizando que tudo o que damos, retorna a nós multiplicado. Isso é Lei. Não falha.

– Aprenda a disseminar o bem, por onde quer que passe, passando assim a nadar a favor da correnteza divina, que estabelece o bem como diretriz em todos os seus caminhos.

– Aprenda a valorizar e tratar bem as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, principalmente, no seu ambiente familiar e no seu local de trabalho.

– Procure fazer sempre coisas que faz você se sentir bem. Seguindo essa metodologia de ação, o Universo abrirá portas, onde antes não existiam.

– Siga a sua felicidade e bem-estar e você entrará em sintonia com as correntes cósmicas evolutivas.

– Aceita a grande realidade de que você é um ser de potencial ilimitado. Amplia sua consciência através da motivação despertada pela nova concepção de mundo. conforme proposto neste artigo e você será abençoado de incontáveis maneiras.

Ao longo da elaboração deste site, escrevi diversos textos que podem ajudá-lo em seu processo de ampliação da sua motivação. Leia o máximo de artigos que puder e esforce-se para mudar a si mesmo, através da perseverança em agir positivamente.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

2 Replies to “A Motivação Mais Eficaz

  1. Antes eu buscava muitos vídeos de motivação, mas acabei percebendo que eu entrava em uma euforia de assisti, assisti, mas não conseguia manter uma rotina com hábitos saudáveis, então comecei a trabalhar minha crenças de forma profunda. Exatamente como você fala que é necessário, neste texto. Gratidão! Nosso subconsciente está no poder,sendo assim os pensamentos racionais são fugais!

  2. Às vezes eu sinto dificuldade em manter ações positivas com as pessoas do meu convívio, porque elas estão tão presas no ego, só sabem responder de forma automática, como animais inconscientes. E eu ainda estou em processo de cura, muitas vezes respondo na mesma medida, mas logo tomo consciência! Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.