A Lei da Ação e Reação

Clique no player para ouvir este conteúdo

A Lei da Ação e Reação é uma das leis fundamentais que governam os corpos celestes e terrestres, nas suas instâncias materiais e sutis. De acordo com essa lei, você está sempre criando a realidade existencial que experimenta segundo suas convicções e crenças.

O Universo responde à natureza criadora da sua mente mais profunda e está constantemente dando forma a todas as suas convicções, criando continuamente circunstâncias que refletem o seu estado interior, de acordo com a Lei da Ação e Reação.

O acaso, a sorte, o azar e o destino não existem por si mesmos. Sua experiência de vida ocorre em resposta a uma lógica precisa, que sempre consiste na somatória dos seus pensamentos e das suas emoções.

A Vida em essência tem suas leis e princípios infalíveis que produzem um fluxo que devemos seguir. Se nos desviarmos dessa corrente, sofremos. Infelizmente, sofremos porque escolhemos justamente o caminho mais difícil, indo contra a Lei da Ação e Reação.

Em algum momento da existência, quase sempre de forma inconsciente, redirecionamos a nossa energia vital para coisas que vão contra a alegria, a felicidade e a paz interior. Assim, provocamos uma grande confusão mental e emocional, ocasionando perdas, doenças, dores e fracasso. Isso decorre do fato de que nos convencemos ou deixamos os outros nos convencerem que somos criaturas frágeis, dependentes e incapazes.

A sociedade em que vivemos nos forjou de forma errônea. No entanto, Lei é Lei: afrontamos a Lei e colhemos o resultado negativo.

Punição?

Castigo?

Não!

Simplesmente efeito borboleta, ou seja: pequenas ações isoladas ou em conjunto que fizeram reverberar efeitos negativos em cascata que culminaram nas dores e sofrimentos que nos afetam enquanto indivíduos e raça.

A Lei da Ação e Reação estabelece que toda causa gera um efeito matematicamente proporcional.

Cada escolha que fazemos gera um resultado. Como não fomos instruídos a tomar consciência do poder criador dos nossos desejos, vontades e emoções, criamos indefinidamente de forma negativa, conforme formos forjados desde a infância. Assim, permanecemos presos a uma teia de circunstâncias que propagam a dor, a tristeza, o sofrimento, o medo e o fracasso.

Diante das situações negativas que vivenciamos, alimentamos o desejo superficial de mudança fundado na vontade de excluir os males. Acontece que no universo das emoções não existe a possibilidade da exclusão.

A mente trabalha com energias sutis que são alimentadas pela nossa atenção. Sendo assim, quando pensamos em excluir o que é negativo, inevitavelmente focalizamos nossa força criadora nisso, dando toda a nossa energia para o que tentamos eliminar. Dessa forma, os resultados são sempre os mesmos: continuamos a atrair situações das quais desejamos nos livrar.

Você já notou como os problemas ou as circunstâncias negativas se repetem em determinadas áreas da sua vida?

Pois bem!

Concentre-se um pouco nessas áreas críticas examinando suas crenças em relação a elas.

Se você tem problemas na área financeira, analise e tente identificar seu comportamento em relação ao dinheiro. Estenda esse comportamento aos seus familiares e amigos. É muito provável que hajam muitas crenças limitadoras advindas do meio que o cerca, influenciando diretamente a sua maneira de pensar, sentir e agir.

Continue analisando em seu íntimo todos os padrões negativos relacionados à riqueza. Seguramente você chegará à conclusão de que as circunstâncias negativas se repetem, fazendo com que ocorra um círculo vicioso composto por uma teia de eventos que fazem perpetuar as suas dificuldades financeiras.

Agora, faça o mesmo procedimento nas outras áreas onde você enfrenta problemas. Se você tiver coragem analisá-las com um senso analítico impessoal, verá que possui crenças limitadoras em todas elas.

Muito bem!

Agora pense em uma área da sua vida onde você tem mais facilidade com as coisas, onde tudo acontece com mais tranqüilidade. Você certamente irá notar que suas crenças são mais positivas e suas expectativas são melhores nessa área.

Se você possui uma boa saúde e tem absoluta consciência disso, pode se certificar de que seu sistema imunológico está forte. Seguramente algum fator desencadeante em algum momento de sua vida o levou a crer que você é saudável. A partir dessa concepção de saúde, seu subconsciente se encarregou do resto criando um padrão de saúde que se manterá até que uma forte convicção contrária quebre o bloqueio às doenças. Enquanto isso, pessoas à sua volta que vivem falando em doenças vão adquirindo mais e mais doenças a cada ano que passa.

Se você é uma pessoa alegre e extrovertida, notará que as circunstancias felizes simplesmente ocorrem do nada, continuamente para a sua experiência. Enquanto isso, olha para um vizinho infeliz e chega à conclusão de que o cara é um grande azarado pois tudo dá errado com ele.

Se você é um empreendedor de sorte, certamente há de concordar que as coisas simplesmente acontecem de forma que um sucesso leva a outro.

A nossa natureza criativa expande-se onde concentramos o foco de nossos pensamentos e emoções, em detrimento de outras áreas relegadas a um segundo plano.

Há um ditado que diz: feliz no amor, azar no jogo. Isso pode parecer hilário, mas exemplifica claramente o que acabo de dizer. Quando uma pessoa está apaixonada, esquece do mundo, deixando as demais áreas em segundo plano. Deixa de jogar o jogo da vida que exige tomada de decisões, ações, planejamento e cálculos porque seu foco está todo direcionado à pessoa amada.

Os relacionamentos são importantes, mas a vida é muito mais do que amar e ser amado. Na verdade, a vida exige que sejamos dinâmicos, agindo nas diversas áreas da existência com a finalidade de injetar energia e, por conseguinte, obter reações favoráveis em todas elas. É necessário direcionar o foco de nossa atenção para tantas áreas quanto possível, dentro das limitações da nossa mente. E isso exige dinamismo, entusiasmo e coragem.

Sejam lá quais forem as áreas da sua vida que apresentem problemas no momento, isso significa que as mesmas precisam de mais foco, de atenção. Aprenda a ser multifocal para que a vida possa dar mais do que aquilo que você está recebendo agora.

Aja sabiamente, cumprindo fielmente os requisitos da Lei da Ação e Reação. Ao proceder dessa forma, as reações benéficas que você vai usufruir num futuro próximo serão diretamente proporcionais às suas ações positivas de agora.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.