A Fórmula do Meu Crescimento Pessoal

Clique no player para ouvir este conteúdo

Em meados de 2007, quando adquiri o filme “O Segredo”, de Rhonda Birne, pensei que tinha achado o X da questão para tratar áreas críticas da minha vida, com bloqueios persistentes.

Finalmente alguém me falava em alto e bom tom, de forma sucinta, porém clara, que o Segredo da criação intencional e, por conseguinte, do crescimento pessoal, estava na emoção e não apenas no pensamento e no desejo. Assisti o documentário por várias vezes. Aquilo que já estava bom em minha vida ficou excepcional após conhecer esse filme. Foi exatamente nessa época que tive o insigth criativo de criar cursos em áudio para repassar o meu conhecimento na área do autoconhecimento.

Infelizmente, o filme “O Segredo” não poderia ser utilizado em uma rotina mais duradoura. Afinal de contas, era somente um documentário de média duração que não poderia ser convertido, por si só, em objeto de aprendizagem. Resultado: altos e baixos constantes em áreas críticas, de acordo com minhas oscilações emocionais.

Notei que quando eu assistia a um vídeo ou participava de um curso rápido sobre crescimento pessoal as coisas começavam imediatamente a melhorar, mas alguns dias depois tudo regredia, conforme o meu entusiasmo ia diminuindo.
Isso precisava mudar.

Percebi que enquanto eu não mudasse definitivamente as minhas concepções inconscientes com relação ao dinheiro e outras áreas críticas da minha vida, nada feito. E, para que isso ocorresse, eu precisaria seguir um projeto de mudança interna nesse sentido, algo bem elaborado e definido que fosse capaz de dar início a um crescimento pessoal consistente.

Ciente de que eu precisava de algo mais duradouro e com uma metodologia de conteúdo programado, procurei por algo condizente no mercado, mas não encontrei nada capaz de proporcionar o crescimento pessoal que eu tanto necessitava. Diante dessa escassez, resolvi elaborar algo diferenciado para uso próprio, embasado no meu conhecimento técnico em sintonia com o saber pedagógico que aprendi na faculdade.

Na minha busca por autoconhecimento eu compreendi que somos seres de hábitos. E, um hábito negativo só é eliminado quando confrontado com algo que seja capaz de transformar a concepção de mundo que o gerou, o que requer uma rotina elencada em princípios que favoreçam a apreensão e assimilação de novos hábitos. Aqui entra o papel do Aprendiz Francisco.

Na faculdade, eu aprendi que somos seres metódicos. Para assimilar um conteúdo, precisamos seguir um processo bem elaborado, com começo, meio e fim. Nosso cérebro só aprende quando são estabelecidas ações programadas, numa ordem sequencial ascendente, que propicie a apreensão do conteúdo. Aqui entra o papel do professor Francisco.

Ser professor de mim mesmo. Eis o processo que escolhi e que, surpreendentemente, me levou a um novo nível, com um crescimento pessoal significativo em todas as áreas críticas da minha vida.

A eficiência de uma ação pedagógica aliada aos meus conhecimentos técnicos foi algo que transmutou a minha essência. Elaborei, com base na minha formação pedagógica, um método para uso próprio, estritamente didático e prático, embasado nas teorias mais modernas de ensino e aprendizagem. Era um projeto de conteúdos específicos, diretamente relacionados às áreas estagnadas da minha vida, como a prosperidade, o medo de falar em público e outras fobias de foro íntimo.

A extensa bagagem de conhecimento e experiência, aliada à formação docente, certamente foi o fator chave que possibilitou a criação desse projeto de crescimento pessoal que se converteu em um método altamente eficaz. Projeto esse, que poderá ser adaptado a qualquer área da sua vida, onde você sabe que precisa mudar.

Eu já sabia de antemão somos seres de hábitos. E que hábitos se estabelecem mediante a fixação de uma crença ou ideia, mantida de forma persistente Em outras palavras: todo hábito nasce de uma maneira de agir metódica, quer isso tenha sido elaborado de forma consciente ou inconscientemente.

Eureca! Somos seres metódicos. Precisaremos sempre de um método a ser seguido. Eis o X da questão.

A mudança de meus hábitos persistentes requeria um método bem elaborado que levasse em conta fatores imprescindíveis como: tempo, metodologia específica e práticas com ênfase na assimilação dos conteúdos, aqui representados pelos novos hábitos a serem implementados em minha essência.

Sabe-se que o tempo é um dos mais importantes fatores do processo de mudança. Afinal de contas; nada de grande se constrói de repente. Para transmutar hábitos nocivos em criativos leva tempo, mais precisamente, cerca de, no mínimo, quarenta dias. Não é à toa que diversas filosofias místicas utilizam esse espaço de tempo como medida básica para um retiro espiritual, seja para purificação, introspecção ou renovação interior.

Eis a minha fórmula do crescimento pessoal!

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
Conheça os métodos de desenvolvimento pessoal do Aprendiz clicando nas imagem a seguir.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Comente! Dê a sua opinião.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.