A Dinâmica da Reciprocidade

Clique no player para ouvir este conteúdo

Há muitos anos trilhando a senda do autoconhecimento posso afirmar com convicção que a gratidão é o sentimento mais poderoso que existe. Quanto mais estivermos satisfeitos pelo que temos e, principalmente, pelo que somos, mais as coisas acontecem de maneira rápida e dinâmica, em sintonia com os nossos objetivos mais caros.

Quando nos mantemos gratos tudo se desenrola de maneira favorável a nós e as ideias e lampejos intuitivos aparecem, colocando-nos em um estado criativo capaz de criar circunstâncias propícias para a realização de nossos desejos e metas.

O Universal imita o humano ou vice-versa. A vida sempre tende a dar o melhor para aquele que sabe reconhecer o real valor das coisas. Tudo nesse Universo é uma dança de energias que se baseia no Princípio de Ação e Reação. O ato de agradecer faz com que a vida reaja a seu favor, respondendo de acordo para que a energia da gratidão prevaleça em sua vida. Isso, de modo algum, tem a ver com uma atitude de soberba divina. É apenas uma questão de sincronicidade baseada no princípio do “mais do mesmo”.

Eu sempre digo: agradeça e você terá sempre mais pelo que agradecer; reclame e haverá cada vez mais motivos pelos quais reclamar. A Bíblia cristã ensina exatamente isso quando diz: Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Mateus 13: 12.

Lamentação, reclamação e descontentamento só tende a gerar mais e mais experiências negativas em sua vida. Substitua tudo isso por um sentimento de gratidão autêntico e você será assolado por uma avalanche de circunstâncias positivas.

Viva na sintonia do bem-estar que flui do sentimento de gratidão. Agindo assim, a dinâmica da vida reagirá favoravelmente a você, com você e através de você.

Como todo ser humano que habita nesse planeta em evolução, tenho muitos altos e baixos. No entanto, desenvolvi sensibilidade suficiente para perceber que quanto melhor eu me sinto em relação a mim mesmo e ao mundo, mais as coisas fluem a meu favor. E isso se reflete em todas as instâncias de minha vida gerando mais sorte, novas ideias, projetos e uma melhoria sensível em minha saúde mental, emocional e física. Por outro lado, quando alguma coisa não sai bem e fico perturbado com isso, uma avalanche de circunstâncias negativas passa a predominar e tudo começa a dar errado.

Em determinada fase de minha vida pregressa desenvolvi um estado crônico de insatisfação com a vida. Sentia-me feio, indigno, incapaz e infeliz. Resultado: tudo ia de mal a pior até que em 1989, no auge de uma crise existencial, busquei auxílio nos livros e cursos de autoconhecimento. A luta foi árdua, intensa e extensa porque o descontentamento mórbido havia criado raízes profundas. Foi preciso uma completa reestruturação interna visando à alteração de crenças e hábitos. Mas, valeu a pena. Quando fui capaz de curar as feridas internas, a vida exterior começou a melhorar significativamente.

O bem-estar é condição primordial para que as coisas caminhem de maneira favorável em nossa vida. E, nada melhor que o sentimento de gratidão para fazer com que a gente fique de bem com a vida.

O sentimento de gratidão altera pensamentos e atitudes de forma espontânea. A partir daí, a realidade exterior também muda como consequência natural, de acordo com a Lei de Ação e Reação. Assim, melhoram-se os relacionamentos, a saúde e os negócios. Portanto, faça agora a sua “lista da gratidão” e recite-a todos os dias de maneira sincera e autêntica.

A vida flui exatamente na direção daquilo a que você dá maior ênfase. Assim sendo, quanto mais você persistir no ato de agradecer, pelo que já tem e pelo que já é, mais sentirá satisfação, alegria e bem-estar. Tais sentimentos ocasionam profundas transformações a nível subconsciente que, a curto e médio prazo, repelem o mal e criam o bem, em todas as instâncias da sua existência.

Faça a dinâmica da reciprocidade fluir a seu favor. Sinta-se bem, seja grato e viva na alegre expectativa do que há de melhor. Para isso, todos os subterfúgios são úteis. Delete as músicas tristes do seu pendrive. Desligue a televisão quando o assunto é negativo. Nunca mais alugue filmes com ênfase na violência, no ódio e na vingança.

Fuja das fofocas, do julgamento e das provocações pessoais, tanto em casa, quanto no trabalho.

Aja de acordo com a dinâmica da vida a cada momento. Como? Limpe as escórias de sua mente com persistência e determinação.

Substituir o mal pelo bem dentro de você deve ser a sua maior luta e, por conseguinte, será a sua maior conquista.

Faça a sua parte e o Universo fará a dele. Afinal de contas, não se pode plantar carrapicho e colher trigo e ninguém experimenta o fel quando reparte solidaria e amavelmente o seu mel.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.
CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR, CADASTRE-SE E COMECE A CRIAR SEUS DECRETOS DE PODER GRATUITAMENTE.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.