A Conduta do Aprendiz

Clique no player para ouvir este conteúdo

A maior sabedoria a ser assimilada para que tenhamos paz e êxito está em admitir que nascemos diferentes dos demais e que cada ser que habita esse planeta é único, tanto no aspecto físico, quanto no psíquico ou emocional. Portanto, o verdadeiro Aprendiz jamais tenta mudar ou moldar o outro a seu modo. Simplesmente segue seu caminho, vivendo e deixando viver, tanto quem está ao seu lado quanto aqueles que de certa forma cruzarem o seu caminho.

Vivemos em uma sociedade seletiva na qual, infelizmente, algumas capacidades, características e habilidades são mais valorizadas que as outras. Isso se dá por força da luta de classes estabelecida pela filosofia da competitividade onde, para um ganhar, muitos têm que perder. Mas, o Aprendiz que se torna familiarizado com os princípios de ação do Universo, sabe que as coisas não são bem assim. Por detrás das aparências do mundo dos fenômenos, existe outro mundo, todo ele regulado por princípios imutáveis e eternos, mediante os quais a justiça sempre é restabelecida.

Não existe ação que não tenha consequência no mundo das causas. Tudo o que se faz é visto, medido, pesado e julgado. A partir de uma silenciosa atividade cósmica, o que fazemos, pensamos ou sentimos, se converte na nossa mais perfeita recompensa. Obviamente não estou falando aqui dos pensamentos triviais ou dos sentimentos inconsistentes que brotam da alma a cada instante. Falo daquelas emoções verdadeiras que expressam a nossa condição mais profunda.

Tudo o que você faz se volta ao seu favor ou contra você, dependendo da natureza benéfica ou maléfica da ação inicial. Portanto, esqueça a ideia de tentar controlar tudo e todos porque isso, mais cedo ou mais tarde, eclodirá em seu mundo físico sob a forma de pressão alta, ansiedade, estresse e infarto.

O tipo controlador quer sempre garantir resultados imediatos, e com isso, sobrecarrega o corpo, a mente e o espírito com emoções altamente nocivas, já que suas ações nem sempre estão em sincronismo com as Leis da Vida. Tenta diminuir os outros, enganar, mentir e fingir, ações absolutamente contraditórias com a sua condição humana, o que invariavelmente trará consequências desastrosas para o plano evolutivo no qual está inserido.

Ao adquirir consciência do modus operando do Principio Cósmico Criador, você se tornará maleável e flexível diante das situações adversas e diversas. Isso de modo algum significa comodismo ou imparcialidade. Obviamente, estamos no patamar evolutivo, onde a ação é sempre necessária. Mas, em primeiro lugar, o Aprendiz deve respeitar a regra de ouro e o livre arbítrio, sabendo que jamais deve interferir negativamente, tentando obstruir o caminho alheio.

A regra de ouro exige que, antes de pensar ou fazer algo a alguém, você se coloque no lugar do outro e sinta a emoção que surge do seu âmago. Se for boa, prossiga. Se for má, obstrua seu pensamento, freie sua língua ou retenha a sua mão porque isso, além de fazer mal ao outro, estará juntando brasas ao seu redor. Seja mais compreensivo e viva melhor, aprendendo com as diferenças. Seu objetivo não é mudar o mundo, mas seguir seu caminho e realizar seus sonhos, sabendo que o seu crescimento depende de sua força de vontade, ação, coragem e fé.

Ao se tornar maleável com as pessoas você perderá todo interesse de controle e ficará livre de uma pesada mochila de chumbo sem valor algum, que carrega nas costas por conta da ideia errônea da necessidade de competir de forma desleal. Compreenda que você só poderá ter, de fato, aquilo que chega sem que se tenha feito nada de errado para forçar o resultado final.

Tudo o que você ganha pela força, pela mentira, pelo engano e pela malícia, escapará pelo vão dos seus dedos. Ainda que se ganhe de um lado, sempre há uma perda proporcional em outro. Aí eu lhe pergunto: adianta ter dinheiro sem saúde? Compensa estar rico sem paz interior? É sábio subir na vida utilizando como degrau os corpos, corações e mentes de outras pessoas?

Todos nós somos oriundos da mesma Fonte. Estamos em fase de aprendizagem neste mundo e carecemos de apoio e compreensão.

Ao oprimir, reprimir ou reter o caminho de quem quer que seja, você estará agindo contra o que há de mais sagrado na condição humana: a liberdade e a evolução. Portanto, viva e deixe viver. Siga o seu caminho na paz e esqueça o do outro. Se não for para ajudar a evoluir, não interfira na vida de ninguém.

Examine a sua conduta, Aprendiz. Olhe para dentro e você encontrará sempre muitas arestas a serem aparadas. A preocupação em arrumar o que existe de errado em seu íntimo tomará todo o seu dia e não haverá tempo para se intrometer com a vida dos outros.

A nossa vida já é por demais complexa e exige nossa atenção integral. Assim, cada momento que perdemos nos preocupando com a vida alheia traz um enorme prejuízo para o nosso próprio crescimento.

Confie em si mesmo, no Universo e na sua justiça infalível e siga seu caminho tranquilo. Se alguém te feriu, espere passivamente que o movimento perfeito do cosmos realinhe as coisas a seu modo, dando a cada um a sua justa medida.

O segredo da vida está no autocontrole. Controle suas paixões vis e seus desejos mórbidos de vingança, inveja, rancor e prepotência. Saiba que há algo muito maior do que você controlando tudo, medindo cada passo, julgando cada ato e recompensando cada ação, de maneira justa, imparcial, equilibrada e perfeita. Obviamente, não estou me referindo a um deus incorporado e personalizado, de barbas brancas e face carrancuda. Estou me referindo a uma Sabedoria Infinita que rege tudo através de leis eternas e invariáveis.

Confie em si mesmo. Acredite na inexorabilidade das Leis Universais e siga na paz.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

ESCREVA SEUS PRÓPRIOS DECRETOS DE PODER E NÓS OS TRANSFORMAREMOS EM ÁUDIOS PODEROSOS DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E SAIBA TUDO.

 

 

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.