A Chave do Autocontrole

Clique no player para ouvir este conteúdo

 

O autocontrole é o segredo do sucesso em todas as áreas da sua vida. Sem isso, o estresse aumenta, a irritabilidade aflora à superfície, a tristeza aparece, a pressão arterial sobe, a depressão ataca e as doenças se instalam.

A falta de controle emocional afeta as relações interpessoais e pode ocasionar perdas de desempenho no trabalho e conflitos nos relacionamentos. No nível pessoal acarreta desânimo, falta de disciplina no trato com horários e compromissos, propensão a vícios e maus hábitos. Enfim, tudo sai dos eixos quando se perde o domínio próprio. Há até um antigo provérbio que sabiamente preconiza:

“Aquele que governa o seu próprio espírito é mais poderoso do que aquele que se apodera de uma cidade”.

Mas, como obter autocontrole suficiente para lidar com as tensões do dia a dia, a pressão do trabalho e outras situações estressantes e/ou deprimentes? Bem! É necessário primeiramente fazer uma releitura de tudo o que nos afeta, elevando ou baixando nosso nível das nossas emoções. Em qualquer situação, há que se levar em conta a necessidade de se tornar mais flexível, sensato e ponderado.

A ação mental ou ordinária impulsiva gera conflitos de todos os tipos. A palavra insensata proferida e a ação executada sem ponderação, geralmente trazem problemas sérios para a nossa vida. Portanto; em qualquer situação, reflita por alguns instantes antes de falar ou agir. Um ou dois minutos de ponderação podem tirar você de sérias enrascadas.

Nunca exija de si mesmo ou dos outros, soluções imediatas. Obviamente você poderia dizer: mas eu sou ansioso, meu temperamento é forte e não consigo controlar as emoções. Tudo bem! Você é assim, mas não precisa morrer com isso. Como todos os demais seres humanos, você é um ser de hábitos e crenças, passíveis de mudança. Alterar sua essência pode até custar um bom esforço e levar tempo, exigir determinação e persistência, mas paga dividendos fabulosos.

E mais: digo sem medo de errar que, certamente, você sofrerá muito menos nessa readequação emocional do que sofreria deixando tudo como está.

Ser ruim, desonesto, mentiroso, desleal, insensato e impaciente custa muito caro. Não vale a pena pagar tal preço. Melhor começar a mudança interna agora, mesmo que isso implique em fazer algum sacrifício.

Fatores sociais e genéticos também influenciam no nosso temperamento. Isso é inegável. Mas não podemos permitir que isso bloqueie a nossa força interior para sempre. Costumo dizer em grande parte dos meus artigos que o poder que está em nós é maior que o mundo. Desde que nos tornamos conscientes de nós mesmos, podemos mudar tudo através do pensamento, da emoção e da vontade.

Busque em sua essência energia para superar as limitações, eliminar as crenças limitadoras, a raiva, o ímpeto e o medo. O autocontrole é apenas um hábito que pode ser construído mediante uma prática diária persistente.

Habitue-se a ponderar e analisar antes de agir, mesmo que diante da adversidade ou do confronto. Quando alguém te disser ou fizer algo negativo, antes de revidar na mesma moeda, pare e pense: até que ponto minha ação poderá afetar minha vida de forma positiva? Note que, agindo da mesma forma que o agressor, você estará se igualando a ele. Assim, sua frequência de vibração abaixa, fazendo com que situações semelhantes a essa ocorram cada vez mais em sua experiência de vida.

Reaja diferente! Aprenda com os erros dos outros. Obviamente não estou querendo transformá-lo num capacho humano que aceita todo mal de maneira passiva. Você não precisa amar seu opressor, nem virar a outra face para quem te desfere um golpe. Proponho simplesmente uma sublimação em suas ações. Utilize a ignorância alheia como aliada no seu propósito dominar-se a si mesmo.

O autocontrole é a melhor forma de ataque, capaz de aniquilar os inimigos mais vorazes. Digo isso porque sei que na dança cósmica das energias, nada que seja diferente da sua essência prevalece em sua experiência. Mudando o mundo interno através de um autodomínio eficaz, você remodelará o tudo à sua volta. Assim, quem não estiver vibrando em harmonia com a sua nova frequência, será forçado a mudar a conduta ou tomar rumo.

Você é o resultado direto do meio que o cerca. Mas pode se transformar naquilo a que se determinar de agora em diante. O poder que está em seu íntimo é maior que o mundo e poderá libertá-lo de todos os padrões hereditários, sociais e culturais.

O barco da sua consciência pode estar à deriva, sujeito às condições impostas pelo meio. Mas lembre-se: você tem o poder de tomar a direção a qualquer momento e assim mudar o rumo do seu destino. Pare de olhar tanto para fora. O poder maior está em você.

Controle-se e você será capaz de dominar as circunstâncias à sua volta. A chave do autocontrole está no domínio das suas emoções.
Pratique o autocontrole. Você é um ser de hábitos e pode remodelar sua essência de forma positiva. Habitue-se a dominar seus vícios e ampliar suas virtudes. Basta dar o primeiro passo hoje e persistir nisso amanhã, depois e depois.

Ajude-nos a continuar disseminando gratuitamente ideias que edificam e inspiram. Faça a sua doação para o Projeto Academia do Aprendiz através do botão abaixo.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONHEÇA OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ

 

LIVROS DO CRIADOR DA ACADEMIA DO APRENDIZ
Clique nas imagens para ler um trecho gratuitamente

Author: Francisco Ferreira, O Aprendiz

Francisco Ferreira, o Aprendiz, é terapeuta formado pelo Instituto Nefesh, Pós Graduado em Filosofia e Sociologia, com formação em PNL, Coaching, TFT, Cinesiologia Aplicada, EFT, Barômetro Emocional, dentre outros. Tem doze livros publicados, escreveu mais de quinhentos artigos de autoaperfeiçoamento e criou quinze métodos de desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.