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Tirando sua vida do piloto automático

O processo introspectivo é a única forma de mudar o processo automático. Para que isso aconteça, duas coisas são necessárias. A primeira é interromper o processo automático e suprimir suas tendências de agir de acordo com determinada mentalidade. A segunda é ter uma mentalidade adequada para substituir a que foi suprimida. Suprimir uma mentalidade não ajuda muito se você não possui uma mentalidade melhor para substituir a anterior.

Suponha que você queira perder peso. Você elabora um programa de exercícios e adota uma dieta. Você define um plano minucioso e se compromete a segui-lo com todo rigor. Uma das suas regras estabelecidas dentro da dieta é abrir mão da barra de chocolate que você compartilhava com os colegas de trabalho todo dia às 16 horas.

No dia seguinte ao da decisão de perder peso, você está na sua mesa de trabalho e, no mesmo horário de sempre, sua colega tira a barra de chocolates da bolsa e lhe oferece um pedaço.
Suponha que você não resista e aceite o chocolate. Você come um pedacinho, depois outro e mais outro. Antes de se dar conta, já comeu a mesma quantia dos dias anteriores. Você se sente frustrado. Não conseguiu cumprir a promessa feita a si mesmo. Você se sente um tanto fracassado.

Para consolá-lo, o processo automático lhe diz que isso já aconteceu outras vezes. Você se sente pior ainda. Admite, internamente, que nunca vai perder peso. Que você não é capaz.

Agora, pare, reflita um pouco e responda: isso significa que você não tem poder de escolha ou a inteligência necessária para distinguir o que você realmente quer? Não. Na verdade, isso é um problema de falta de autocontrole. Para você, estava claro, durante o tempo todo, que o certo seria não comer o chocolate. Mas, se você sabe o que é o certo, por que age contrariando sua própria vontade de perder peso? Talvez você responda: é a força do hábito. Mas o hábito é de quem? Quem controla os seus hábitos? Não é você?

Você pode mudar seus hábitos criando uma nova mentalidade. E de onde vem essa nova mentalidade? Do pensamento racional. Usando o processo introspectivo podemos criar alternativas hipotéticas que criam modelos temporários de mentalidades que podem ser testados, adequados e, se sua eficiência for comprovada, adotados definitivamente.

Para isso, você precisa seguir quatro passos:

• Reconhecer a situação em que você se encontra;
• Avaliar as opções disponíveis;
• Selecionar sua ação entre as opções, de acordo com a sua necessidade;
• Avaliar e monitorar sua escolha de acordo com os resultados que ela traz.

Agora que você compreende como esse processo funciona, poderá ficar alerta e mudar sua mentalidade sempre que necessário, com uma intervenção deliberada do processo racional.

Quando, por exemplo, você estiver preocupado e não conseguir enxergar alternativas para seus problemas, você pode decidir parar e fazer uma avaliação do que realmente está acontecendo. Você pode perguntar para a pessoa que é a razão da sua preocupação como ela pode lhe ajudar. Ou você pode procurar um amigo de confiança, alguém que você admira, e perguntar o que ele faria se tivesse esse problema.

Quando você se encontra, de repente, diante da TV, com o controle remoto na mão, você pode dizer para si mesmo:

“Assistir televisão não me dará o resultado que eu quero. Terminar de ler um artigo de revista ou correr por 60 minutos será melhor do que sentar no sofá e gastar meu tempo assistindo novela.”
E quando o processo automático se interpuser com argumentos como: “vou ler mais tarde” ou “vou começar a correr amanhã, estou muito cansado hoje”, você pode parar, acionar o processo introspectivo e fazer uma análise da situação.

Nessa análise, você talvez descubra que já disse isso outras vezes. Que, na verdade, o “vou começar amanhã” já se tornou um padrão mental chamado de mentalidade de procrastinação. Com um pouco de esforço, você pode substituir essa mentalidade por uma mentalidade de ação, e pode colocar seu plano em prática naquele mesmo instante.

Quando o processo automático lhe sugerir parar a leitura e ver o que está acontecendo na televisão ou no Facebook, você pode acionar o processo introspectivo e tomar a decisão deliberada de substituir a mentalidade de distração pela mentalidade de disciplina, e optar pelo que realmente você quer, em vez de se render ao que você está acostumado a fazer.

Se você se flagrar criticando, culpando, justificando, falando ou mesmo pensando coisas negativas, você pode acionar o processo introspectivo e desligar o processo automático.

Aprenda a pensar sobre o que você pensa, a sentir o que você sente, a ouvir o que você fala. Logo você descobrirá uma série de coisas maravilhosas a seu respeito, e, as que não forem maravilhosas, você agora sabe como mudar.

Mas, para mudar, você precisa fazer um pequeno esforço, acionar o pensamento introspectivo cada vez que achar necessário e impor uma nova postura ao processo automático.

Trecho do livro: Singular O poder de ser diferente, de Jacob Pétry e Valdir R. Bündchen


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