Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Shiatsu – massagem japonesa

Desde os primórdios das civilizações, todos os povos se viram em momentos de dores físicas nas quais foram impelidos a se tocarem e descobrirem diversas maneiras de aliviar a dor. Assim, nasceu entre o povo Chinês, as técnicas de pressão em determinados pontos em que a dor era aliviada e muitas vezes curada.

Baseando-se na observação da natureza, desenvolveram a teoria sobre o Yin e o Yang e a partir daí, toda a filosofia a respeito da formação do mundo e de como o ser humano participa e interage com a vida.

No período Asuka (século VI D.C ), os Japoneses entraram em contato com o Budismo e com a Cultura Chinesa.

Posteriormente adotaram a Medicina Tradicional Chinesa e as suas técnicas de acupuntura, moxabustão, massagem e outras, que permaneceram até o período Edo (1603/1867).

Já no período Meiji (1868/1912), os valores e a medicina ocidental penetraram no Japão, com seus métodos cirúrgicos e sua eficácia no combate às epidemias. Com o passar dos anos, a panaceia ocidental foi sendo reavaliada, percebendo suas limitações, havendo então o ressurgimento das antigas práticas naturais de cura.

O Shiatsu é uma forma de manipulação física que se desenvolveu no Japão, no séc. XX. Nasceu da fusão da AMNA, antiga massagem japonesa, que constitui em fricções, pressões e percussões digitais ou instrumentais da pele, e era praticada especialmente por cegos, com os fundamentos e a estrutura da Medicina Tradicional Chinesa, os seus conceitos de canais e colaterais, a dicotomia Yin/Yang, os pontos acupunturais, técnicas de tonificação e sedação do fluxo de energia – Qi.

A escola mais conhecida de Shiatsu é a Escola de Medicina Oriental do Japão (KOHO) da qual seguiremos fielmente as técnicas Koho Ygaku (método antigo), por considerarmos a trajetória energética e o conceito vitalista da energia, uma propedêutica apropriada e uma estrutura verdadeiramente oriental.

Durante a 2a– Guerra Mundial, muitos mestres desapareceram, entretanto, a chama das terapias se manteve acesa. Hoje em dia, as terapias orientais e entre elas o Shiatsu, se espalharam pelo mundo fazendo parte da grande síntese oriente/ocidente. Existem outros métodos de Shiatsu, que nasceram da necessidade de adaptação às várias culturas.

O importante é mantermos viva a essência desta técnica de ajuda e de autoajuda, pura, simples, profunda e eficaz!

Sheila Teixeira | www.essencialsaude.com.br


Direcionando Sua Atenção Para Lado Bom de Todas as Coisas

 

Assista Mais Sete Vídeos Gratuitos de Autoaperfeiçoamento do Aprendiz Clicando Aqui

 

The Author

Diego Passolongo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Academia do Aprendiz © 2014-2017