Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Categoria: Espiritual

Sábias palavras de Yogananda

– Pela meditação nós unimos a pequena alegria da alma com a grande alegria do Espírito. O ato da meditação não deve ser confundido com o ato da concentração comum. A concentração consiste em retirar a atenção de distrações e focalizá-la em qualquer pensamento em que estejamos interessados. A meditação é uma forma especial de concentração na qual libertamos a atenção da inquietude em nós e a focalizamos em Deus. A meditação é, portanto, a concentração que usamos para conhecer Deus.

– As coisas essenciais devem ser postas em primeiro lugar. Ao acordar de manhã, medite. Se não fizer assim, o mundo o absorverá e você esquecerá Deus. À noite, medite, antes que o sono o convide. Estou tão fortemente enraizado no hábito Continue lendo...

O Deus Quântico

Para algumas pessoas, a idéia de um Deus transcendente que cria e provavelmente controla o Universo a partir de um local privilegiado fora das leis da física, além do espaço e do tempo, continuará sempre convidativa. Não há nada que os impeça de imaginar que esse Deus precedeu — e provavelmente criou — o Big-Bang. Esta é uma posição perfeitamente sustentável, embora nos deixe com um Deus que não sofre, Ele mesmo, nenhuma transformação criativa, que não está em diálogo com Seu mundo, e tudo isso deve continuar sendo inteiramente uma questão de fé. Partindo-se da nossa tese do Big-Bang, não há como sabermos quem ou o que o precedeu.

Mas, se pensarmos em Deus como algo inserido nas leis da física, ou algo que as emprega, então o relacionamento Continue lendo...

O maravilhoso fluxo do agradecimento

agradecimento

O Fluxo do Agradecimento é tão importante que você também deve fazer dele uma prática diária.

Pense em elementos da sua vida pelos quais pode ser grato – em especial coisas que você quase nem lembra que existem. Liste-as mentalmente para si mesmo, devagar o suficiente para sentir o valor de cada uma delas. “Sou grato por poder enxergar, sou grato por ter água quente” etc. Você deve fazer isso até chegar a pelo menos cinco itens – leva menos de trinta segundos. Sinta a leve tensão de seu esforço para encontrar esses itens.

Você deverá sentir a gratidão que expressa fluindo para cima, diretamente de seu coração. Então, quando tiver terminado de mencionar os itens específicos, seu coração deve continuar a gerar gratidão, desta vez Continue lendo...

Evolução espiritual através do corpo

O pensador e analista americano James Hillman compara o ser humano a um carvalho. Diz que possuímos, desde que nascemos, o potencial que desenvolveremos ao longo da vida, tal como a semente de um carvalho que, minúscula, guarda em si a imensa árvore que será um dia, dali a trinta, quarenta anos. Ou seja, basta que nada atrapalhe nosso crescimento e, natural e espontaneamente, chegaremos a desenvolver o que já temos na forma de embrião desde que nascemos. Somos poderosos. Nascemos gigantes. Só é necessário que não nos atrapalhem com a educação podadora.
Todos somos como a semente do carvalho. Só temos de regar carinhosamente esse embrião de gigante que carregamos dentro de nós.
Bem alimentada, essa plantinha interior explodirá para a Continue lendo...

A Inteligência Espiritual

Os maiores enganos do universo se escondem dentro de cada ser humano…

Inteligência espiritual é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. É procurar o sentido da vida, mesmo sendo um ateu. É procurar por Deus, independente de uma religião, mesmo sentindo-se confuso no novelo da existência. É agradecer a Deus pelo dia, pela noite, pelo sol, por sermos um ser único no universo.

É procurar as respostas que a ciência nunca nos deu. É ter esperança na desolação, amparo na

tribulação, coragem nas dificuldades. É ser um poeta da vida. Você é um poeta?

UM BURACO NA ALMA

No cerne da alma e no espírito humano há um buraco negro, um vazio existencial, que suga nossa paz diante das dores da vida e da morte. O fim da existência Continue lendo...

Deus, A origem de toda forma

Todo ensinamento metafísico traz um grande objetivo – alcançar, em alguma medida, A CONSCIÊNCIA DE DEUS. Até este ponto O Caminho Infinito pode concordar. Contudo, ele difere da crença teológica tradicional que ensina ser o paraíso um lugar a ser atingido somente após a morte. Todos os ensinamentos metafísicos sabem da possibilidade de o paraíso ser atingido aqui e agora. Em todos eles, sejam seus métodos iguais aos nossos ou não, a intenção é a realização da cura espiritual e da atuação de Deus na experiência individual – em nosso corpo, nosso negócio, em nossa vida familiar – e nas atividades do mundo.   
Num curto espaço de tempo, os escritos de O Caminho Infinito foram largamente distribuídos e postos Continue lendo...

Sortilégio, Vodu e Feitiçaria

Sortilégio, Vodu e Feitiçaria. Todo o que essas palavras realmente representam é o mau uso do Poder Espiritual. Existe apenas Um Poder œ Deus. Tudo está baseado na sugestão. Você tem o poder de rejeitar as sugestões ou predições negativas dos outros. Pense no bem e o bem se seguirá. Ingresse na consciência do amor de Deus e irradiará amor e boa vontade para todos. Gradativamente, irá desenvolver uma imunidade à atmosfera negativa e às falsas crenças do mundo.
Encare o vodu e a magia negra à sua verdadeira luz. Veja como realmente são, isto é, usados por pessoas que ignoram o verdadeiro poder espiritual. Essas pessoas pensam que sabem tudo a respeito, mas não sabem nada. Ao encarar tais coisas à sua verdadeira luz, todo o poder Continue lendo...

Quem é “ELE”

Há algo, um todo indiferenciado, que nasceu antes do céu e da terra. Ele não tem forma concreta, apenas imagens abstratas. Ele é profundo, escuro, silencioso, indefinido, e não escutamos sua voz. Atribuindo um nome a ele, eu o chamarei de Caminho.
O Caminho é infinitamente elevado, insondavelmente profundo. Incluindo céu e terra, recebendo daquilo que não tem forma, ele produz uma corrente que flui ampla e profundamente sem transbordar. Opaco, ele usa a clarificação gradual através da imobilidade. Quando é aplicado, ele é infinito e não tem dia ou noite; no entanto, quando é representado, nem sequer enche uma mão.
Ele é restrito mas pode expandir-se, é escuro mas pode iluminar, é flexível mas pode ser firme. Ele absorve o negativo Continue lendo...

Os Mundos Superiores

Em cada ser humano há faculdades latentes através das quais ele pode adquirir conhecimentos dos mundos superiores. O místico, o gnóstico, o teósofo, sempre falaram de um mundo das almas e de um mundo dos espíritos, para eles existentes com a mesma realidade daquilo que nossa vista física pode ver ou nossa mão física pode apalpar. O ouvinte pode dizer a qualquer momento: “Aquilo a que eles se referem posso também experimentar, caso desenvolva certas forças ainda adormecidas em mim.” Trata-se apenas de saber por onde começar para desenvolver em si tais faculdades. Para isso só podem instruir aqueles que já possuem em si tais forças. Desde que o gênero humano existe, existiu sempre uma disciplina através da qual os dotados de faculdades Continue lendo...

O maior templo do mundo

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de Seus devotos. Sempre que você entrar aqui, neste lindo templo, deixe a inquietude e as preocupações para trás. Se não se despojar delas, Deus não poderá vir a você.
A unidade das várias religiões só poderá se concretizar quando seus praticantes tornarem-se realmente conscientes de Deus dentro de si mesmos. Teremos, então, uma verdadeira fraternidade de homens sob a Paternidade de Deus.
Não é pela concentração em dogmas que poderemos alcançar Deus, e sim pelo verdadeiro conhecimento da alma… Para mim, não existem judeus, cristãos ou hindus; todos são meus irmãos. Eu presto adoração em qualquer templo, pois todos foram construídos em honra de meu Pai.
Continue lendo...

Possuímos o que damos

É mais bem-aventurado dar do que receber.” – Paulo. ATOS. 20:35

Quando alguém se refere à passagem evangélica que considera a ação de dar mais alta bem-aventurança que a ação de receber, quase todos os aprendizes da Boa Nova se recordam da palavra “dinheiro”. Sem dúvida, em nos reportando aos bens materiais, há sempre mais alegria em ajudar que em ser ajudado, contudo, é imperioso não esquecer os bens espirituais que, irradiados de nós mesmos, aumentam o teor e a intensidade da alegria em torno de nossos passos.
Quem dá recolhe a felicidade de ver a multiplicação daquilo que deu. Oferece a gentileza e encorajarás a plantação da fraternidade. Estende a bênção do perdão e fortalecerás a justiça. Administra a Continue lendo...

Conhecendo nossos defeitos e qualidades

O EGO é uma estrutura interna que domina a nossa personalidade, é formado por um conjunto de “eus”, sendo que os ”eus” contêm outro conjunto de características, e assim criam uma barreira entre nós e a nossa essência é por isso que passamos estados como infelicidade e desconforto, intolerância e insatisfação. Aquele vazio que não conseguimos entender.

Estruturamos 7 tipos de EGO, cada um com sua própria maneira de expressar-se. Os egos têm seus pensamentos pessoais, criam as suas emoções pessoais e tem suas características comportamentais duais, que podemos identificar ao nos auto-observar.

A dualidade é vista como algo que contêm em si duas naturezas, duas substâncias, dois princípios.

Podemos afirmar que existe duas forças atuando Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017