Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Siga o Aprendiz no Facebook

Categoria: Autoestima

O leme interno

Durante o ensino médio, ele não tinha muito interesse em estudar — na verdade, quase não se formou. Tendo sido criado num sítio nos arredores da cidade, passava muito tempo sozinho, lendo ficção científica e mexendo em potentes carros antigos, sua paixão. Na semana anterior à formatura dele, um carro passou correndo por trás quando ele estava virando à esquerda para entrar na garagem de sua casa, destruindo seu pequeno carro esportivo. Ele quase morreu.
Uma vez recuperado, meu amigo entrou para a faculdade comunitária local, onde descobriu uma vocação que fascinou sua atenção e mobilizou seus talentos criativos: fazer cinema. Depois de se transferir para uma faculdade de cinema, fez um filme como projeto de fim de curso que chamou a atenção Continue lendo...

A Importancia do autoconhecimento para nossa evolução

A autoestima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada uma delas. Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo acontece? O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o auto-conhecimento.

O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito!
E se você não se conhece, como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser Continue lendo...

Assuma compromisso com o sucesso

“Minha decisão é talvez — e ponto final!” É assim que você age? Ser decidido é uma chave indispensável para que alguém tenha sucesso na vida. Se você se negar a assumir compromissos, que tipo de vida terá? Toda realização — grande ou pequena — começa com uma decisão.
São as escolhas e não a sorte que determinam o seu futuro. Existem inúmeras pessoas que passam pela vida sem saber o que querem, mas com a certeza de não obter tal coisa. Como bem expressou Herbert Prochnow: “Existem momentos em que precisamos escolher com firmeza o curso que seguiremos, ou os incansáveis ventos das circunstâncias tomarão as decisões em nosso lugar.”
Existem muitas pessoas que são como carrinhos de mão, trailers ou canoas; Continue lendo...

O mundo é de quem tem entusiasmo

Pense com animação, fale com animação, aja com animação, e você se tornará uma pessoa animada. A vida terá um novo sabor, com interesses e significados mais profundos. Você pode falar, pensar e agir por si mesmo com entusiasmo ou com melancolia, de forma monótona ou até infeliz. Pelo mesmo processo pode se sentir inspirado, animado ou até experimentar profundas ondas de alegria” (Norman Vincent Peale). Você pode ser bem-sucedido praticamente em tudo aquilo por que tiver um ilimitado entusiasmo. O entusiasmo move o mundo.
O seu entusiasmo reflete as suas reservas, os seus recursos inexplorados, e quem sabe até o seu futuro! O nível de entusiasmo estabelece uma das diferenças mais marcantes entre as pessoas. “Ser bem-sucedido é Continue lendo...

Mitos sobre o amor

A energia a partir da qual o Universo está construído possui, em si mesma, uma qualidade: o deleite de ser. Trata-se da aceitação do direito de todas as coisas serem o que são, da alegria da expressão de todas as coisas, à medida que desfrutam do seu direito de ser.
Todos os seres provêm da Fonte e, por isso, têm o direito divino de expressar a sua divindade, tal como todos os seres têm o direito de desfrutar as expressões dos demais. Assim é porque, na verdade, todos são um só… ainda que engenhosamente disfarçados para darem a sensação de estarem separados. Aceitares esta satisfação de te exprimires, assim como o deleite de ver os outros a fazer o mesmo, é uma experiência maravilhosa, a qual constitui aquilo a que eu chamo «amor».
Continue lendo...

O pequeno grande homem em você

Eles o chamam de Zé-Ninguém ou Homem Comum. Dizem que esta é a alvorada do seu tempo, a “Era do Homem Comum”.
Não é você quem diz isso, zé-ninguém. São eles, os vice-presidentes de grandes nações, os lideres operários e os filhos arrependidos da burguesia, os estadistas e os filósofos. Eles lhe dão o futuro, mas não fazem perguntas Sobre o seu passado.
Você herdou um passado terrível. Sua herança é um diamante em brasa em suas mãos. É isso que eu preciso lhe dizer.
Um médico, um sapateiro, um mecânico ou um educador terá de conhecer suas deficiências se quiser realizar seu trabalho e com ele ganhar a vida. Já há algumas décadas você vem assumindo o controle, em todas as partes do mundo. O futuro da espécie humana Continue lendo...

Aproveite bem a sua Vida

Antonio Blay escreveu: «O relaxamento total consciente possui algumas vantagens notáveis sobre as outras formas de descanso, inclusive o sono profundo.»
Você, que anda aí com os nervos em franja, esticados que nem arame, relaxe-se. Quando você está tenso, agitado, conturbado, porque os acontecimentos lhe fizeram perder a paciência, relaxe-se. O relax acalma a mente, tranqüiliza o espírito e distende o corpo. Produz, portanto, enormes benefícios para a mente e para o corpo.
Quanto à mente, retira-a da obsessão, isto é, arranca-a da fixação provocada por algo que muito o afligiu.
Vamos supor que você se zangou com o seu namorado; ofenderam-se e cada um se foi embora para o seu canto. Este episódio agora não lhe sai da cabeça. Continue lendo...

Escolha viver a Vida

Para mim, a melhor coisa que temos é a vida. E onde há vida – conforme o velho ditado – há esperança. Assim, talvez, se conseguimos escolher a vida, não será tão difícil quanto imaginamos. No entanto, há tantos que não a escolhem.
Há pouco tempo, um de meus alunos veio para a universidade. Estava mesmo deprimido. Disse:
“Você me enjoa, com suas idéias sobre a vida. Diz: `Escolha a vida’. Por que haveria de escolher? Foi a vida que me escolheu.
Não pedi para nascer. Fui obrigado a vir para esse mundo, e, se não quero viver aqui, não vejo por que é minha responsabilidade escolhê-la”.
Há milhares de pessoas que se internam nos hospícios, anualmente, entregando as vidas aos médicos e terapeutas. Continue lendo...

Instituindo crenças fortalecedoras

Quem tem a fé tão pequena que, em momento de grande desastre ou agitação, não haja clamado a seu deus?
Quem já não gritou quando confrontado com o perigo, a morte, ou o mistério além de sua compreensão ou experiência normal? De onde vem esse profundo instinto que escapa da boca de todas as criaturas vivas em momentos de perigo?
Mova rápido sua mão ante os olhos de alguém e ele irá piscar. Dê uma pancadinha logo abaixo do joelho e sua perna irá pular. Confronte alguém com um negro horror na face e ele dirá, “Meu Deus”, levado pelo mesmo impulso.
Não necessito permear minha vida de religião a fim de reconhecer este grande e maior mistério da natureza. Todas as criaturas que andam sobre a terra, inclusive o homem, possuem Continue lendo...

Obtenha o sucesso através do seu ambiente

1. Tome conhecimento do ambiente. Assim como o corpo reflete a dieta corporal, a mente reflete a dieta mental.
2. Faça com que o seu ambiente trabalhe a seu favor e não contra você. Não permita que as forças repressoras – a turma negativista do você-não-pode – façam você pensar na derrota.
3. Não permita que os pensadores limitados segurem você. Os invejosos desejam que você empaque. Não lhes dê motivos de satisfação.
4. Aconselhe-se com as pessoas bem-sucedidas. Seu futuro é importante. Não arrisque com os conselheiros franco-atiradores que são fracassos vivos.
5. Tome bastantes banhos de sol psicológicos. Conviva com grupos novos. Descubra coisas novas e estimulantes para fazer.
6. Afaste o veneno mental Continue lendo...

Ações para a transformação pessoal

Muda todos seus pensamentos negativos. Sempre que estás com o estado de energia desconfortável, muda a estação de teu rádio cognitivo. Imagina pressionando o botão de busca em teus pensamentos, e continua até que encontre um pensamento que faça ressonância com alta vibração de confiança e de determinação. Deixa ir todos demais, porque pensamentos negativos jamais produzirão resultados positivos.

 Interrompa todas as emoções negativas. Quando te sentires deprimido, pode mudar completamente teus pensamentos buscando conscientemente uma emoção diferente. Desta vez, pressiona o botão de busca em teu rádio emocional. Busca por imagens, memórias, expectativas positivas que associes a um estado feliz. Respira, sorri, e muda teu enfoque a medida Continue lendo...

O Infinito Poder do Amor

Quando a humanidade seguirá conscientemente a lei do amor, eu não sei. Mas isso não precisa me perturbar. A lei funciona assim como a lei da gravidade, aceitemo-la ou não. (Mahatma Gandhi, Líder Político Indiano, 1869-1948)

Tão certamente quanto você pensa e sente, a lei da atração está respondendo a você. Não importa se seus pensamentos e sentimentos são bons ou maus, você os está emitindo e eles retornarão para você tão automática e precisamente como um eco retorna as mesmas palavras que você emite. Mas isso significa que você pode mudar sua vida ao mudar seus pensamentos e sentimentos.
Emita pensamentos e sentimentos positivos e você mudará toda sua vida!
Seus pensamentos são as palavras que você escuta em sua cabeça e as Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017