Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Siga o Aprendiz no Facebook

Categoria: Motivação

Uma nova vida em dois anos

“Semeia um pensamento, colhe um ato;
semeia um ato, colhe um hábito;
semeia um hábito, colhe um caráter;
semeia um caráter, colhe um destino.”
(Marion Lawense)

A vida me tem sido um constante exercício do aprendizado. E, parafraseando o Talmude, tenho aprendido muito com meus mestres, mais com meus amigos e mais ainda com meus alunos. Estes personagens surgem a todo instante, vêm e vão, deixando sempre um pouco de si e levando um pouco de mim também. Assumem formas variadas, humanas ou inanimadas, eternizadas numa palavra, num gesto, numa canção ou numa imagem.

Aprendi com o filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard que “a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente”. Assim, embora com a visão sempre voltada ao futuro, Continue lendo...

Faltam heróis

“A escolha dos heróis diz muito
sobre a sociedade que os escolhe.”
(Ricardo Bonalume Neto)

Quem é Neymar Jr.?

Para o mundo do futebol, é o maior jogador brasileiro da atualidade, com uma habilidade ímpar, capaz de fazer a diferença entre a vitória e a derrota, inclusive para a seleção canarinho.

Para a mídia, é um personagem tido como de elevado carisma, com 52 milhões de seguidores no Facebook e 19 milhões no Twitter, garantindo repercussão às marcas que o patrocinam.

De fato, ele pode ser tudo isso, mas definitivamente não é um herói tal como postulado por aqueles que buscam em alguém com exposição pública uma referência, uma pessoa notável capaz de influenciar e criar conceitos, tornando-se um autêntico paradigma.

No universo dos esportes, é fácil exemplificar Continue lendo...

A dor da despedida

“Como é fácil separar-se, como é difícil encontrar-se de novo!”
(Song Fang-Hu)

A cada duas semanas o ritual se repete. Quando a sexta-feira se aproxima, minha rotina muda. Procuro arrumar a casa com mais cuidado, vou ao supermercado para pequenas compras supérfluas, consulto guias de programação infantil. Expectativa, alegria e até taquicardia. É dia de apanhar meus filhos para passarem o final de semana comigo.

A companhia das crianças é renovadora. Nada é comparável a ouvir o som macio de suas vozes pueris, a compartilhar seus sorrisos e gargalhadas espontâneas, a contemplá-los na tranquilidade do adormecer.

Os sábados são especiais. Despertamos juntos após uma noite de descanso em que três dividem um mesmo colchão – situação que não perdurará, pois as pernas Continue lendo...

Cinco passos para uma meta

“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)

Você decide ir ao cinema. Sai de casa e, quando percebe, imerso em seus pensamentos, está fazendo o caminho convencional para ir ao trabalho – que, por sinal, é diametralmente oposto. Depois de enfrentar um belo trânsito, acerta o passo e chega ao shopping. Vasculha os três pisos de estacionamento para obter uma vaga. Logo mais, encontra uma agradável fila para comprar os ingressos. Na boca do caixa descobre que a sessão está esgotada. A próxima, somente em duas horas e quinze minutos.

Impossível? Improvável? Com você não? Pense bem antes de responder. Se você ainda não passou pelo ciclo completo descrito acima, uma boa parte dele já lhe visitou em um final de semana Continue lendo...

Como motivar os outros

É de esperar que, se você sabe quais as suas metas e lidera dando o exemplo, irá persuadir as pessoas a seguirem-no e a trabalharem a fim de alcançarem as metas, sejam pessoais, de departamento ou da empresa. No entanto, há muito mais que você mesmo pode fazer a fim de motivar aqueles que o cercam. A seguir, citamos as habilidades principais para o trato pessoal, que geralmente precisam ser empregadas regularmente em uma base de contatos bem próximos:
Discutir e concordar
Incentivar e reconhecer
Reavaliar e corrigir

Discutir e concordar
Sempre que possível, devem-se definir as metas, os objetivos e os padrões, após ter-se falado sobre eles com a equipe. É preciso dar oportunidade às pessoas para que elas discutam as metas como um todo (em qualquer Continue lendo...

Segure firme e não desista.

Sou uma pessoa perseverante, ponderada e generosa.

Quando me comprometo com algo ou alguém isso nunca ocorre de modo leviano. Um pouco perfeccionista? Sim, alguns dizem isso, mas não atrapalha. O importante é ir até as ultimas consequências nas minhas escolhas , assumindo minhas decisões .

Nunca desisto daquilo que eu mais quero.

Hoje me ocorreu um fato inédito, por um instante passou pela minha cabeça a idéia de desistir daquilo que eu mais quero achando que por mais que eu quisesse, o motivo da minha vida se encontrar parada e não sair do lugar era o que eu mais desejava ter e estava pronta para desistir, deixar ir, permitir que a vida se encarregasse do resto.

Mas a vida tem uma forma curiosa de nos fazer pensar em milhões de coisas ao mesmo tempo, de tirar conclusões erradas Continue lendo...

Fique sempre do lado do bem

Todos os dias tornamos um grande número de decisões. E cada uma delas, em geral, se resume a una simples escolha entre o bem e o mal. De que lado você quer ficar? Ou será que nem percebeu o que estava acontecendo? Deixe-me explicar. Cada ação que empreendemos tem um efeito sobre nossa família, as pessoas que nos rodeiam, a sociedade e o mundo em geral — e esse efeito pode ser positivo ou negativo. Em geral, a escolha é nossa, e muitas vezes não é nada fácil. Ficamos divididos entre o que nós queremos e o que é bom para os outros, indecisos entre a satisfação pessoal e a generosidade.
Ficar do lado dos mocinhos costuma ser uma tarefa duríssima. Mas, se queremos ter uma vida bem-sucedida — e, para mim, a medida do sucesso é o desenvolvimento Continue lendo...

Milagres no Deserto

Há tempos, realizei uma viagem pelos caminhos de Israel e do Egito. Em Israel – país de quatro milhões de habitantes e uma história que se perde no tempo; território minúsculo e, ainda, com terras áridas e desérticas; sem nenhuma mina natural a não ser o sal, enxofre e derivados, que extrai do Mar Morto; acossado várias vezes por vizinhos – é admirável sentir o esforço, a determinação e a capacidade que tem essa gente de enfrentar situações adversas e alcançar grandes resultados.
Depois dessa viagem, estive em Assunção, Paraguai, para o lançamento do meu livro «El Poder Infinito De Su Mente», no Cine Gran Avenida, e ao regressar pela Foz do Iguaçu, pude ver a beleza, a riqueza e a exuberância das terras brasileiras pelo Continue lendo...

O que será que falta para você realizar seus sonhos?

Na adolescência, tive um patrão muito divertido e inteligente. Quando um cliente ia até a loja e na hora de pagar começava a pechinchar dizendo que não tinha  dinheiro, ele sempre soltava a frase: “Deus nem sempre dá exatamente aquilo que pedimos, mas com certeza nos dá tudo o que precisamos”. Na maioria das vezes, esse argumento divino funcionava: o cliente parava de reclamar e fechava o negócio.

Então, de que exatamente você precisa para realizar seu sonho? Será que você não está apenas pedindo aquilo que já possui?

Talvez a resposta para essa pergunta dependa de descobrir exatamente qual é o tamanho e o objetivo final do seu sonho. Sonhos grandes e complexos, muito trabalho; sonhos simples, pequenos, pouco trabalho. Contudo, não importa Continue lendo...

O Universo Quer Sempre o Melhor Pra Você

o melhor

Observe que todos os rios fluem em direção ao mar.
O que significa fluir em direção ao mar?
Significa procurar o melhor caminho, o caminho mais fácil.
Embora a água represada tenha força para romper diques e derrubar casas, carregando carros, árvores e pessoas em ocasiões de enchente, ela não põe a prova sua força, subindo as montanhas; ela escolhe o caminho mais fácil, em direção ao mar.
Assim também, a natureza lhe deu dons que podem ser capitalizados e transformados em trabalho, produtos, bens, mercadorias, serviços, gerando riquezas para você.
Você não tem que se dedicar a fazer coisas que estejam além de suas forças, procure descobrir seus potenciais e dedique-se a desenvolvê-los, a aplicá-los de Continue lendo...

Brasil doente

“Política: arte de conciliar os interesses próprios, fingindo conciliar os alheios.” (Menotti del Picchia)

Nosso país está enfermo. Infelizmente não se trata de uma gripe ou de uma doença passageira. Fomos acometidos por um câncer, o qual não se encontra em estágio inicial, pois está em fase de metástase. Este câncer é nosso sistema político.

Há anos somos vilipendiados por estes seres eleitos por um povo carente de consciência e educação. Salvo raríssimas exceções, o que vemos é uma legião de algozes desprovidos de caráter, voltados exclusivamente a interesses pessoais contrariando os princípios básicos que deveriam norteá-los.

Em mais um ano de eleições, seria desejável que os cidadãos desenvolvessem um mínimo de percepção Continue lendo...

Riqueza de Caráter

Há alguns anos atrás, morei por cerca de três anos em um bairro considerado de periferia em uma cidade de médio porte, no Norte do Paraná. Estava começando a minha vida e aquele era o lugar onde eu poderia me estabelecer. Apesar de conhecer o lugar de antemão através de uma sondagem inicial, relutei muito em me mudar pra lá devido aos muitos rumores de violência que corriam nos meios de comunicação, sempre estabelecendo uma relação estreita entre pobreza e criminalidade. Tive muito medo no início, não pela minha integridade, mas pelo fato de estar com um filho pequeno para ser educado e instruído. Mesmo assim, como não tinha outra escolha, comprei minha casinha e me mudei para lá.
Após camelar por um bom tempo em executando serviços Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017