Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Categoria: Autoconhecimento

Medo e indecisão

A indecisão é filha do medo! Lembre-se deste fato, enquanto lê. A indecisão cristaliza-se como dúvida, as duas se combinam e se transformam em medo! O processo de mistura é muitas vezes lento. E esta é uma das razões porque os três inimigos são tão perigosos. Germinam e crescem sem que nos apercebamos de sua presença.”
Vivi quase toda a vida com medo, dúvidas e hesitações, um verdadeiro tormento a cada vez que tinha que decidir qualquer coisa, por menor que fosse. De vez em quando lembrava pesaroso do tema da redação do vestibular: “toda decisão é um ato de agressão contra a pessoa que decide”. Sentia-me agredido ao “ser obrigado” a decidir qualquer coisa.
Acabava pensando, pensando e pensando sobre a decisão e, invariavelmente, Continue lendo...

Coragem para mudar

“A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras.” (Aristóteles)

É preciso discernimento para identificar o que nos faz mal e coragem para eliminar tais fatores de nossas vidas. Tudo o que fazemos somente tem sentido quando pode nos proporcionar alegria e prazer. É evidente que há tarefas operacionais e situações enfadonhas que marcam nosso cotidiano, mas mesmo estas precisam estar vinculadas a um objetivo maior.

Se você está em uma empresa ou exerce uma atividade profissional que tem sido um fardo em sua trajetória, você precisa pedir demissão ou buscar uma nova carreira. Certamente esta não é uma escolha fácil, mas você pretende prolongar isso por quantos anos? O oposto do engajamento é a falta de reconhecimento…

Se você está em uma relação Continue lendo...

O amor vence o medo

Qualquer pensamento que não seja revestido de amor é um convite para que a sombra entre. Somos levados a acreditar no mito da neutralidade: que não precisamos realmente amar, contanto que não causemos dano. Mas todo pensamento cura ou causa dano. O poder criativo infinito do pensamento garante que qualquer coisa que escolhermos pensar resultará em efeito. Se não escolho amar — se escolho reter meu amor —, naquele momento é criado um vácuo psíquico. E o medo se apressa em preencher o espaço.
Isso se aplica aos meus pensamentos sobre os outros e sobre mim. Tendo focado nos aspectos da sombra de outra pessoa, não posso deixar de entrar nos meus: o aspecto da raiva, do controle, da carência, da desonestidade, da manipulação, e por aí adiante. Continue lendo...

A Voz da Alma

A alma fala com você através dos sentimentos. Preste atenção aos seus sentimentos. Aja de acordo com eles. Respeite-os.
Porque você rotulou crescimento como “problema” e ficar parado como “estar seguro”.
Eu lhe digo que seus sentimentos nunca o farão ter “problemas”, porque são a sua verdade.
Se você quiser ter uma vida em que nunca age de acordo com os seus sentimentos, mas em que todos os sentimentos são filtrados pelo maquinismo da sua Mente, tudo bem. Tome as suas decisões baseadas na análise que a sua Mente faz da situação. Mas não procure alegria nessas maquinações, ou a celebração de Quem Realmente É.
Lembre-se de que a verdadeira celebração é irracional.
Se ouvir a sua alma Continue lendo...

A sombra coletiva

Os seres humanos conscientemente criaram vastas civilizações como cenários para a sua evolução. No entanto, em nível inconsciente, temos acumulado uma história que vai muito além da experiência de qualquer pessoa ou época, individualmente. O que você chama de “eu” na verdade é “nós” em grau muito mais abrangente do que você imagina.
A prova pode ser encontrada em seu corpo. O sistema imunológico é um projeto coletivo. Sob seu osso peitoral há uma glândula chamada timo, que produz os anticorpos necessários para que você resista às infecções de germes e vírus invasores. Quando você nasce, seu timo é subdesenvolvido. Ao longo do primeiro ano de vida, você depende da imunidade do corpo de sua mãe. Mas o timo Continue lendo...

A arte de conciliar vida pessoal e profissional

“Até a morte, tudo é vida.”
(Cervantes)

Pesquisa realizada em 2011 pela GfK Internacional junto a mais de 30 mil pessoas em 29 países indicou o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como a preocupação mais relevante dos executivos. E muitos outros estudos poderiam ser mencionados apontando para o mesmo resultado.

Todavia, minha experiência pessoal ensinou-me que família e carreira constituem apenas dois de sete pilares que nos sustentam. Os demais são representados pela saúde, a cultura, a comunidade, a matéria e o espírito. A este conjunto denominei “Sete vidas”.

O conceito inerente às Sete Vidas consiste em buscar a felicidade a partir do equilíbrio dinâmico entre estes aspectos que governam nossa passagem por este mundo. A questão é que não nos apercebemos Continue lendo...

Crise de liderança

“Liderança é a combinação de estratégia e caráter.
Se você precisar escolher uma, fique sem a estratégia.”
(General H. Norman Schwarzkopf)

Crise é a palavra mais recorrente em nosso atual contexto. É evidente que estamos diante de uma crise econômica, marcada por retração do PIB, inflação inercial, aumento do desemprego, desvalorização cambial, entre outros aspectos, além de uma crise política. Porém, nada se compara à crise de liderança, a qual não se restringe ao nosso país.

Nos Estados Unidos vemos a ascensão de Donald Trump, com sua retórica arrogante e opressiva capaz de sinalizar para o risco de uma nova guerra fria caso seja eleito. Uma postura muito diferente de Barack Obama, exemplificada por sua iniciativa em buscar uma reaproximação com Cuba.

Na Continue lendo...

Embainha tua Espada

Embainha tua espada…. – Jesus. JOÃO. 18:11

A guerra foi sempre o terror das nações. Furacão de inconsciência… abre a porta a todos os monstros da iniqüidade por onde se manifesta. O que a civilização ergue, ao preço dos séculos laboriosos de suor, destrói com a fúria de poucos dias. Diante dela, surgem o morticínio e o arrasamento, que compelem o povo à crueldade e à barbaria, através das quais aparecem dias amargos de sofrimento e regeneração para as coletividades que lhe aceitaram os desvarios.
Ocorre o mesmo, dentro de nós, quando abrimos luta contra os semelhantes…
Sustentando a contenda com o próximo, destruidora tempestade de sentimentos nos desarvora o coração. Ideais superiores e aspirações sublimes Continue lendo...

Problemas da autoconfiança excessiva

Em psicologia, há um conceito para designar aqueles que têm ilusões egocêntricas de grandeza: complexo de Napoleão. Há uma razão para que o nome desse imperador francês represente a limitação causada pelo excesso de autoconfiança.

Na noite de 23 de junho de 1812, Napoleão e seu exército cruzaram o rio Niemen para dar início à invasão da Rússia. Seu objetivo era derrotar dois exércitos russos e incluir aquele país na sua lista de territórios conquistados. Sob seu comando estavam quase 500 mil soldados do total de 600 mil da Grande Armada francesa.
A marcha até Moscou foi longa e árdua. Antes de completar os cinco meses durante os quais se estenderia a viagem de Paris a Moscou, Napoleão já havia perdido mais de 380 mil homens. A falta Continue lendo...

Cristo e a Administração do Tempo

Por Ernesto Berg

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria.”  Eclesiastes. 3. 1 a 4.

O que é tempo? Tempo é vida. Quem ganha tempo, ganha vida; quem perde tempo, perde vida. É um dos bens mais preciosos que o ser humano tem à sua disposição. O tempo tem características únicas que não iremos encontrar em nenhum outro momento ou lugar. Por exemplo:

1) O tempo é altamente deteriorável: envelhece a cada segundo. Ou você usa o tempo, ou ele simplesmente passa por você. O que você deixou de fazer hoje não conseguirá Continue lendo...

Jogando xadrez

“O sucesso na vida não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com cartas ruins.” (Warren G. Lester)

Eu contava cerca de sete anos de idade quando fui apresentado ao jogo de xadrez por um primo mais velho. Numa infância pobre, utilizávamos um tabuleiro de jogo de damas e adaptávamos as peças a partir de componentes de outro jogo de tabuleiro, o clássico War. Assim, os dados viravam torres; os aviões, cavalos; os exércitos, peões.

Já adulto, coloquei-me a refletir sobre os benefícios daquela experiência lúdica. Esporte, para quem enxerga a dedicação e o desempenho inerentes à prática; jogo, para quem atribui o resultado da partida à sorte ou ao azar; arte, diante da criatividade e estilo empregados. O fato é que o xadrez é certamente responsável por aspectos Continue lendo...

Mude o seu filme

Às vezes você ouve a crítica falar muito bem de um filme e fica doido pra ver. Põe um roupa legal, passa perfume, paga R$ 10 de estacionamento e mais R$ 10 de ingresso, se não for dia de promoção. Enfrenta fila, empurra-empurra, compra pipoca excessivamente salgada, gela com o ar condicionado e sai dali se perguntando “mas que droga, o que é que eu vim fazer aqui?”. Como bem observou Luiz Antonio Gasparetto, muitas vezes o filme que criamos dentro das nossas cabeças, sonhando com os comentários dos outros, é muito melhor que aquilo que vemos na tela. A expectativa acerca da produção a coloca num nível superior, não nos contentamos apenas com uma simples história, bons atores, direção competente, bela fotografia; queremos nossos sonhos ali Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017