Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Categoria: Aperfeiçoamento Pessoal

PSICOLOGIA

                                         PSICOLOGIA

 

A psicologia requer para o seu ensino (acadêmico) uma metodologia, uma epistemologia, uma didática… O que estuda a psicologia? Ela estuda o comportamento humano — note que “outras ciências”, também, o fazem. O que está implicado, então, é o contexto em que este comportamento está inserido e o objeto formal deste estudo. A psicologia é a última filha rebelde da Filosofia. Desta, desligou-se há muito pouco tempo. A psicologia existe desde quando aqui na terra pisou o primeiro ser humano… É óbvio que nestes estágios primais, o equipamento psicológico era, basicamente, instintivo… Vamos pular (para efeitos didáticos) centenas, milhares de anos, talvez, e chegarmos à Grécia Antiga. Por quê, exatamente, Continue lendo...

A pasta mágica

 

Outro dia ouvi um “causo” bastante interessante sobre vendas mas que certamente se aplica a qualquer ser humano.

Num belo dia de sol um vendedor caminhava cabisbaixo e lamentando-se das dificuldades que passava: vendas muito baixas, mercado em crise, produtos ruins, preços que não permitiam competir com o mercado, etc. Dirigiu-se a uma igreja para uma oração na intenção de uma intervenção divina. Ao sair decide sentar-se em um banco para descansar e encontra então um senhor já bastante idoso com um semblante feliz, ao notar a sua apatia o velho inicia uma conversa amigável e ouve as lamúrias do vendedor atentamente. No meio da conversa interrompe-o e oferece um antigo amuleto que usava quando tinha o mesmo ofício: uma velha pasta de couro que o acompanhara por muito e muitos anos quando fora um dos maiores vendedores de sua época, porém caso aceitasse haviam uma única condição: a pasta não poderia ser aberta sob qualquer hipótese!

Gênese da corrupção

“(…) que os criminosos fiquem em terra de meus senhorios e vivam e morram nela, especialmente na capitania do Brasil que ora fiz mercê a Vasco Fernandes Coutinho (…) e indo-se para morar e povoar a capitania do dito donatário, não possam lá ser presos, acusados, nem demandados por nenhuma via nem modo que seja pelos crimes que cá (em Portugal) tiverem cometido.”
(D. João III, 1534)

Somos fruto de um legado errático proporcionado por aqueles que aportaram nestas terras há pouco mais de cinco séculos. Fomos colonizados pelo que havia de pior, os chamados degredados. Assaltantes, ladrões, homicidas, vadios, heréticos, enfim, párias da sociedade portuguesa que receberam não como prêmio, mas como castigo, o indulto para habitar o Novo Mundo.

Indivíduos desta estirpe, Continue lendo...

Caminhos da Psicopatologia: Uma vertente psicanalítica – ótica lacaniana

Caminhos da Psicopatologia: Uma vertente psicanalítica – ótica lacaniana

A finalidade desta abordagem é enfocar a psicopatologia sem a subjetividade dos juízos de valor… A psicopatologia psicanalítica é resultante dos produtos do fracasso da repressão psíquica. O status da teoria psicanalítica é o reconhecimento, a priori, de uma instância psíquica INCONSCIENTE… “Trago, por ilusão, meu Ser comigo. Nada sou nada posso nada sigo… “Não compreendo compreender, nem sei se hei de ser, sendo nada, o que serei (Fernando Pessoa)”. Na escrita freudiana

Continue lendo...

4 Atitudes Nocivas Que Sabotam Qualquer Acordo

Por Ernesto Berg

Existem algumas visões distorcidas sobre negociação, utilizadas por um bom número de pessoas porque acreditam que estão sendo muito espertas, ou porque creem equivocadamente ser essa a forma natural de negociar. São estratégias que podem funcionar no curto prazo, mas a longo prazo podem revelar-se desastrosas. Aqui vão 4 atitudes nocivas que sabotam as possibilidades de um bom acordo.

  1. Lei de Gerson

Certa ocasião participei, como ouvinte, de um Workshop Nacional de Vendas promovido por uma das maiores empresas na área de marketing e vendas do Brasil. O presidente da entidade promotora, meu conhecido há muitos anos, deu-me um convite para assistir a todas as palestras. Pude comparecer somente a uma delas, pois eu estava de viagem marcada. Dentre as inúmeras palestras selecionei Continue lendo...

Dinâmicas de Grupo são Eficazes?

Muito se tem falado e utilizado de dinâmicas de grupo. Mas é imperioso perguntar. Elas têm produzido resultados?

Navegando na Internet percebemos que várias pessoas têm verdadeiro terror de dinâmicas de grupo. Acham que são depreciativas e só servem para ridicularizar as pessoas. Por que será que isto acontece?

Com a popularização e facilidade de acesso às dinâmicas de grupo, através da internet, muitos as tem usado de maneira inadequada.

Dinâmicas, jogos e afins precisam ser utilizados com cautela, seriedade e principalmente com um objetivo claramente definido.

As dinâmicas ou atividades grupais, são essencialmente um instrumento facilitador para alcançarmos um objetivo e não um fim em si mesmas. Elas são usadas para promover a integração de um grupo, trabalhar um conteúdo, sensibilizar o grupo para uma mudança de atitude, etc. Elas por si só não irão conseguir alcançar os resultados esperados, como disse anteriormente, só servirão para incitar a discussão ou sentimentos que esperamos.

TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

O temor ainda está nos casos que em vidas passadas foram rudes e negativos e ao abrir a cortina, se depararão com estes “ filmes ” que hoje se negam a vivenciar.
Todos nós já fomos mocinhos e bandidos, vítimas e algozes, observadores e agitadores. O objetivo da TEou TVP (Terapia de Vidas Passadas) é nos colocar em contato com esses personagens do passado, a fim de limpar toda a carga emocional negativa que vivemos.

A função do terapeuta é a condução ao entendimento desses acontecimentos, colocando-os no tempo presente, com consciência e capacidade de resolver um problema de forma madura e equilibrada. Outro aspecto importante é saber que tudo se passa de forma consciente e que encerrada a sessão, o paciente se lembrará de tudo (portanto o medo de alguns de não voltar é ilógico).

Sonhos são para serem vividos

 

No início tudo são sonhos, não somente aqueles que temos à noite mas principalmente aqueles que temos enquanto acordados. Depois estes sonhos viram metas, que geram planos de ação, estratégias  e finalmente criam a ação.

A ação transforma o mundo, segue a estratégia, permite cumprir os planos e atingir as metas estabelecidas.

Tudo isto cria bem estar, sabedoria, sucesso. E isto  leva a quê?

Onde começam as distrações

O jogador de futebol Ricardo dos Santos Leite mora em São Paulo. Sua condição financeira permite que ele frequente os melhores hotéis e os mais badalados restaurantes da região. Veste roupas caras de grifes famosas, circula com os melhores carros e só

participa de eventos de alto nível. No entando, Ricardo, ou Kaká, como é conhecido no Brasil e pelos torcedores do Milan, prefere dizer que, para ele, luxo mesmo é estar em paz.

Kaká é um bom exemplo de autocontrole. Disciplinado e perseverante, conquistou muito cedo todos os títulos com que um jogador de futebol poderia sonhar. Ganhou dinheiro, sucesso e fama, sem permitir que qualquer deslumbramento o tirasse dos trilhos. Ao contrário, ele mantém a mesma postura humilde, ética e moral que cultivou Continue lendo...

A Lei de Parkinson

“Se quiser realizar uma tarefa de uma forma rápida, entregue-a a uma pessoa ocupada”. Esta frase é bastante conhecida e pode ser facilmente considerada um resumo da Lei de Parkinson. Mas porquê uma pessoa mais ocupada, consegue realizar uma tarefa mais rapidamente do que uma pessoa que tenha muito tempo livre? A resposta é simples. Quando temos pouco tempo para realizar uma tarefa, concentramos todas as nossas forças nesse trabalho, deixando de parte coisas que podem estar retirando a nossa concentração. Pode parecer bastante simples de explicar, mas quando fizer uma análise ao seu dia-a-dia, com certeza verá que existem situações em que isso acontece.

Principalmente nos seus tempos de estudante. Aliás, a Lei de Parkinson é bastante semelhante ao síndrome do estudante. O Continue lendo...

Paciência dos vencedores

Buscando o sucesso? Quer crescimento pessoal e profissional, mas acha que os seus esforços não estão sendo recompensados? Apesar dos resultados não estarem aparecendo como gostaria, é preciso ter paciência, pois mais cedo ou tarde eles virão.

O crescimento sustentável envolve tempos difíceis. Quanto maior o prêmio, maior serão os esforços para obtê-lo. A lição da conquista pode ser aprendida com a mãe natureza em que há sol e chuva, verão e inverno, tempestade e bonança.

Já em nossas vidas, há sucesso e fracasso, felicidade e sofrimento, dor e alegria, bondade e maldade, egoísmo e compaixão… Neste contexto, a fibra e o caráter de cada um são fundamentais para suportar os maus momentos da vida. Já a humildade e a simplicidade são fatores preponderantes para evitar os excessos nas conquistas.

O valor de “ser” e “ter”

Tenha cuidado com a medida que você utiliza para dimensionar o seu estado atual porque isso pode se traduzir em uma cilada que o torna refém de suas próprias criações mentais e emocionais. Sem ter noção do real valor das coisas que pensa e sente, você pode acabar sabotando sua energia criadora de modo a fazer perpetuar o indesejado em sua vida.

Pense no real valor do dinheiro, por exemplo.

Você acha que a riqueza traz felicidade?

Eu diria que não. Mas também concordo que não dá pra ser feliz com os bolsos constantemente vazios. O dinheiro é um símbolo de troca que propicia acesso a muitas coisas que contribuem para a nossa felicidade. O dinheiro não traz felicidade, mas ajuda as pessoas felizes a serem mais felizes.

Não confunda a alegria fugaz produzida por sensações puramente sensoriais produzidas pelas coisas que o dinheiro pode comprar com felicidade. A posse de qualquer objeto não pode trazer felicidade por si só. Mas também não dá pra ser feliz sem ter objetos concretos que contribuam para o processo.

Academia do Aprendiz © 2014-2017