Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

O Nascimento do Cristo

cristoA Festa da Natividade como a conhecemos, comemora o nascimento de Jesus, o homem. Aqui, pretendo falar do nascimento do Cristo Interno que representa o despertar do Espírito Crístico em cada um.

Estou escrevendo este artigo a poucos dias do Natal, data do nascimento de Jesus Cristo, o precursor do Cristianismo. No entanto, pretendo que o mesmo seja útil a qualquer tempo, já que poderá ser lido em outras épocas do ano.

Do mesmo modo que a mística religiosa fala de uma personificação de Deus no corpo de um homem, a sabedoria hermética revela que o nascimento de Cristo carrega uma simbologia representativa do despertar da espiritualidade. Longe de querer discutir quem está certo e quem está errado, gostaria de frisar que não adianta louvar e glorificar a pessoa de Jesus, sem que haja uma vivência cristã.

Sob o ponto de vista de uma autêntica visão espiritual, o verdadeiro seguidor de Jesus, o Cristo, é todo aquele que pensa, sente e pratica o bem. Isso, certamente, independe de religião, raça, cor ou posição social.

É fácil admirar a vida e a obra de Jesus. Mas, é essencial ter consciência de que estaremos sendo piores que Judas, traidores do sublime ideal do Mestre, enquanto não seguirmos suas normas de conduta embasadas no amor, na caridade, na solidariedade, na simplicidade, na bondade e no perdão.

Celebrar o nascimento de Jesus é gostoso, agradável e até prazeroso. Mas, esteja ciente de que o verdadeiro Natal, motivo de júbilo para as altas esferas espirituais, far-se-á somente quando você se tornar capaz de incorporar o Espírito Crístico, mediante uma vivência pautada no bem, no nobre e no justo.

Independente da época do ano em que você esteja lendo este artigo saiba que é possível e viável transformar esse dia em um “Natal Pessoal”. Basta optar por seguir a trilha delineada por Jesus. Note que, para que isso ocorra, não será preciso haver nenhuma conversão ou batismo tradicional. É necessário que haja apenas uma opção resoluta no sentido de vivenciar, na prática, aquilo que ele ensinou através do seu belíssimo exemplo de vida.

O precursor do Cristianismo ensinou muitas coisas boas através de parábolas e alegorias. Mas seu legado mais sublime foi o seu modo peculiar de viver. Foi bom por excelência, amável, íntegro e até, rude, quando necessário. Ele nunca ensinou ritos, nem criou mitos. Apenas viveu combatendo o bom combate.

A maioria dos seguidores de Jesus são vistos em igrejas. Mas também há aqueles que nunca adentraram em um templo físico e, mesmo assim, são portadores do Espírito Crísitico.

Há Cristãos que se juntam em grupos e se aglomeram em um local específico para buscar a espiritualidade. Mas também tem quem faça de si mesmo um templo sagrado, viável para a entrada e permanência do Cristo Vivo.

Os verdadeiros Cristãos são aqueles que amam a justiça, primam sempre por fazer o bem, têm o coração puro e se alegram com o bem-estar e a felicidade dos outros. Não perdem tempo com mesquinharias, fofocas e reclamações. Também não desperdiçam energia com sensações nefastas como raiva, tristeza, inveja e vingança.

Celebre o amor, a caridade, a bondade, o perdão, a paz interior e a boa vontade. Ao fazer isso, de coração, você se integra ao Criador de todas as coisas e o Cristo nasce em seu coração.

Ninguém sabe ao certo quando Jesus nasceu. O dia vinte e cinco de dezembro é apenas uma data simbólica, escolhida ao acaso, nos primórdios do Cristianismo. Mas isso não importa. O Natal verdadeiro, que realmente conta para Deus, será o dia do seu nascimento para uma espiritualidade autêntica, capaz de te elevar, definitivamente, ao patamar do bem, do nobre e do justo.

Feliz Natal Aprendiz! E, se você estiver lendo esse artigo em outra época do ano, faça de tudo para que o dia de hoje seja um “Natal Feliz”. Para isso, basta permitir que o Espírito Crístico nasça e permaneça na manjedoura de sua alma e coração.


Direcionando Sua Atenção Para Lado Bom de Todas as Coisas

 

Assista Mais Sete Vídeos Gratuitos de Autoaperfeiçoamento do Aprendiz Clicando Aqui

 

1 Comment

Add a Comment
  1. Sonia Cassia Fonseca

    Maravilhoso! Que bom seria se todos os seres humanos estivessem nesta sintonia, seria o paraíso na terra! Namastê…. Gratidão por existir Francisco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Academia do Aprendiz © 2014-2017