Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Como chegar ao sucesso superando seus principais medos

Agora você pode ouvir todos os artigos da Academia do Aprendiz através do player abaixo.

Todo nós já sentimos medo na vida, é um sentimento extremamente natural e que pode nos ajudara discernir algumas situações de perigo, entretanto, quando em demasia pode atrapalhar nossa rotina e ameaçar os objetivo.

Existem muitas pessoas que tem medo do fracasso, fator que dificulta a realização pessoal e de alcançar aquilo que tanto almeja. Quando falamos em sucesso, isso pode ser muito pejorativo, pois existem diversos ângulos de análise do que seria uma pessoa bem sucedida.

 

Nem sempre isso tem a haver com carreira ou dinheiro, muitas pessoas tem medo de se relacionar e colocar um projeto em prática pelo terror de falhar. Já dizia o ditado que ” Não tentar é um fracasso verdadeiro”, mas, pra isso, é preciso entender como superar seus principais medos para chegar ao sucesso.

 

Quais os fatores que desencadeiam o medo?

O que é necessário para alcançar o sucesso? Muitas pessoas não sabem responder essa pergunta, é por isso, que elas tem medo de fracassar.

No modo geral, as pessoas querem ter um sucesso imediato, não cogitam possíveis problemas, falhas e quantas tentativas terão que fazer para conseguir. Basta olhar para as pessoas bem sucedidas, ninguém se pergunta quantos anos aquele cantor famoso demorou para estar no topo das paradas.

O fato é que para chegar lá, tem um caminho muito trabalhoso à seguir, muitos obstáculos terão que ser superados e por isso, é preciso tirar a falsa facilidade na obtenção do sucesso.

Os gatilhos que desencadeiam o medo geralmente são:

#Falsas expectativas – Esperar pelo sucesso na primeira tentativa, não prever falhas e fracassos. Pare para pensar nas pessoas mais bem sucedidas, quantas vezes eles tentaram?

Acredite, foram inúmeras vezes, alguns muitos anos. Mas, elas persistiram e foram tentando até que seu projeto desse certo. Não pense que será fácil, é preciso ser realista.

#Baixa auto estima – Quando temos muito medo de fracassar geralmente a baixo auto estima nos atinge, principalmente quando uma idéia não dá certo como estávamos esperando.

Nessa situação, a instabilidade emocional toma conta e faz nos sentir como se fossemos um nada. Mas, é preciso entender que quando melhoramos esse aspecto certamente vamos saber identificar novas oportunidades para vencer.

#Falta de confiança – A auto confiança é um sentimento essencial para garantir o sucesso, as pessoas que não possuem se sentem inferiores as outras e por isso possuem muitas dificuldades de vencer na vida.

É preciso agir para construir a confiança em si mesmo para chegar no topo do sucesso. Acredite na sua idéia e que você pode construir esse caminho vencedor.

#Preocupação excessiva – Sentimentos de muita ansiedade podem atrapalhar qualquer projeto de vida, pois afetam nossos pensamentos promissores dando um sentimento de incapacidade e medo.

Na ansiedade a maioria dos sentimentos são infundados, por isso, drible essa sensação, busque ajuda para tratar e pense de forma positiva com relação aos seus projetos.

 

5 dicas de como chegar ao sucesso superando seus principais medos

 

Você precisa superar os medos para conseguir chegar ao sucesso. Entenda que não é um processo fácil, mas é necessário mudar os pensamentos com relação aos fracasso. Veja algumas dicas.

 

1- Acredite em você

Se as coisas não estão indo conforme você planejou, não desista. Treine a sua mente para persistir e tenha a determinação para vencer todos os obstáculos que estão atrapalhando a sua vitória.

Lembra que citei acima sobre quantas vezes uma pessoa de sucesso tentou para vencer? Então, isso pode estar acontecendo com você. Pense nos empresários de sucesso, cantores, modelos, quantos NÃO eles receberam? Mesmo assim, não desistiram e chegaram onde queriam. Acredite, você pode.

 

2- O fracasso pode ensinar você

Enxergue uma lição de vida através do fracasso, veja ele com aspecto positivo, pois por trás dele existem possibilidades de melhorar. A cada tentativa de sucesso, você aprende e quando chegar lá vai estar muito preparado para abraçar a oportunidade.

A vida não é só feita de vitórias, perder faz parte. Mas, o que faz a diferença entre um vencedor e um perdedor é a forma com que ele lida com isso. Os que mudam a atitude mediante o fracasso conseguem persistir, aprender com os erros e identificar as oportunidades que trarão o sucesso.

 

3- Não existe sucesso em tempo integral

Até os mais bem sucedidos falham, mas, se você não tentar, também está falhando e as chances de ter sucesso serão nulas, enquanto que pessoas que tentam tem maiores probabilidades.

Sempre pense nas pessoas bem sucedidas de toda a história, pode ser grandes empresários, estudiosos, artistas, atletas e cientistas. Por exemplo, Henry Ford, um dos maiores empresários da indústria de automóveis falhou nas suas primeiras tentativas e hoje, é um dos maiores executivos nesse setor em todo mundo.

 

4- Tenha paciência

A maioria das pessoas pensam que o sucesso deve acontecer de maneira imediata, por isso, tem medo quando começam a vir os desafios e isso só afasta cada vez mais a conquista do objetivo.

Para vencer os obstáculos é preciso colocar na mente em vencer um a um. Dar um passo de cada vez vai amenizar o medo, reduzir a ansiedade e construir mais força e foco no objetivo.

 

5- O sol nasce para todos

O medo é tão opressor que muitas pessoas atraem pensamentos negativos com relação ao seu objetivo, principalmente quando existem outras pessoas que almejam o mesmo.

Supomos que você queira ser um grande atleta, pensar que existem tantas pessoas tentando ou que estão no topo não vai te ajudar. Muitas pessoas desistem diante da concorrência e se recuam do sucesso, mas isso, é um pensamento derrotista, afinal, cada pessoa é única e os esforços para chegar lá podem ser um diferencial para o sucesso.

Encare os desafios, faça o necessário para conseguir chegar no seu objetivo e não pense que você é inferior dos outros. Acredite em você, o medo é um veneno e pode impedir você de viver a vida que sempre sonhou. Se livre dele, existe como chegar ao sucesso superando seus principais medos, persista e entenda que nem sempre o fracasso quer dizer derrota.


Direcionando Sua Atenção Para Lado Bom de Todas as Coisas

 

Assista Mais Quinze Vídeos Gratuitos de Autoaperfeiçoamento do Aprendiz Clicando Aqui

 

The Author

adrianosluz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Academia do Aprendiz © 2014-2017