Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Categoria: Viver Bem

Atitudes curadoras

Entre os babembas, tribo da África do Sul, se uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, ela é colocada no centro da vila, sozinha e solta.
Todo trabalho cessa na comunidade e todos os membros da tribo – homem, mulher, criança – se juntam num grande círculo ao redor do acusado. A seguir, cada um da tribo fala com ele, um por vez, relembrando as boas coisas que a tal pessoa tenha feito na vida. Qualquer incidente ou experiência que possam ser lembrados com algum detalhe e precisão são relatados. Todos os seus atributos positivos, suas boas ações, sua força de vontade e generosidade são declaradas cuidadosa e minuciosamente.
Muitas vezes, essa cerimônia tribal dura vários dias. Ao final, o círculo tribal é quebrado Continue lendo...

A compreensão da doença e da cura

Tanto na medicina como na linguagem popular costuma falar-se das mais diversas doenças. Esta imprecisão verbal indica claramente a incompreensão universal de que padece o conceito de doença. Doença é uma palavra que apenas se deveria proferir no singular; dizer doenças, no plural, é tão insensato como dizer saúdes. Doença e saúde são conceitos singulares porquanto se referem a um estado do Ser Humano e não a órgãos ou partes do corpo, como parece querer indicar a linguagem habitual. O corpo nunca está nem doente nem são, na medida em que nele se manifestam apenas as informações da mente. O corpo nada faz por si só. Para comprová-lo basta observar um cadáver. O corpo de uma pessoa viva deve o seu funcionamento precisamente a duas instâncias Continue lendo...

O Segredo para a Saúde

DR. JOHN HAGELIN
FÍSICO QUÂNTICO E ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Nosso corpo, na verdade, é produto de nossos pensamentos. Estamos começando a compreender na ciência médica o grau em que a natureza dos pensamentos e emoções realmente determina a substância física, a estrutura e a função de nossos corpos.

DR. JOHN DEMARTINI
Nós conhecemos o efeito placebo na cura. Um placebo é algo que supostamente não tem impacto ou efeito no corpo, como um comprimido de açúcar.
Você diz ao paciente que ele é eficaz, e o que acontece é que em alguns casos o placebo tem o mesmo efeito, quando não efeito maior, que o medicamento supostamente concebido para produzir esse efeito. Eles descobriram que a mente humana é o principal fator nas artes Continue lendo...

Nutrição Mental e Saúde

saúde

Tenho conhecido pessoas que, a despeito da mais requintada comida e de uma dieta perfeita e balanceada, de acordo com as leis da nutrição, desenvolveram úlceras, câncer, artrite e outras doenças destrutivas e degenerativas.
O alimento de suas experiências, condições e do que lhe sucede é a sua vida pensante. Seu pensamento habitual nutre e mantém as condições fazendo com que avultem em suas experiências. Os pensamentos de medo, de crítica, de preocupação, de raiva e de ódio são os alimentos da doença, do desânimo, da falência e da infelicidade.
Todos nós sabemos que todas as criaturas vivas perseguem o seu alimento. Os exploradores e os cientistas nos dizem que a vida animal está ausente nas regiões do globo onde a comida Continue lendo...

Purifique o corpo das toxinas nocivas

“Três quartas partes do corpo compõem-se de água; portanto a exigência de água no organismo é bem maior que a de comida. (A morte pela sede é um sofrimento mais severo que a morte pela fome). é importante dar ao corpo bastante água. Beber sucos de frutas sem açúcar também é bom. Em localidades onde a água tem elevado teor de cálcio, o que favorece a arteriosclerose, o homem deve tomar sucos de frutas, além de comer frutas como melancias, melões e outras igualmente suculentas, em vez de água. Alguns pesquisadores na área da saúde afirmam, no entanto, que as pessoas que sofrem de sinusite não devem tomar sucos cítricos. Tome a decisão de beber bastante líquido (e eu não me refiro a refrigerantes e bebidas gasosas!), para eliminar Continue lendo...

Como as Emoções Contam para a Saúde

“Em 1974, uma descoberta num laboratório da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Rochester reescreveu o mapa biológico do corpo:
Robert Ader, psicólogo, descobriu que o sistema imunológico, como o cérebro, era capaz de aprender. Esse resultado causou impacto; o saber predominante na medicina era de que só o cérebro e o sistema nervoso central podiam responder à experiência mudando a maneira de comportar-se. A descoberta de Ader levou à investigação do que estão se revelando miríades de formas de comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema imunológico rotas biológicas que tornam a mente, as emoções e o corpo não separados, mas intimamente interligados.
Nessa experiência, ratos brancos receberam Continue lendo...

GARIMPAR SINAIS DE ESPERANÇA

“Esta é uma época, particularmente, anêmica de Espírito”, disse o pensador Leonardo Boff recentemente em seu site. E olhando para a superficialidade do pensamento e das atitudes da maioria das pessoas do nosso tempo, só nos resta concordar com esse eminente professor. Estamos sob o completo domínio da futilidade. No escuro mais profundo da noite do espírito e suas profundezas.
Não adianta nos enganar com a “explosão de espiritualidade” que parece estar balançando as velhas e confusas estruturas religiosas. Pois o que há mesmo é uma avalanche de “espetáculos”, da mais crua mercantilização da fé e da esperança humanas.

Esse “novo despertar Continue lendo...

Soluções do supercérebro para o bem-estar

A felicidade é difícil de alcançar e mais difícil ainda de explicar. Mas, se quiser experimentar um estado de bem-estar – definido como felicidade em geral e

boa saúde –, o cérebro precisa enviar mensagens positivas em vez de negativas. O que significa “positivas”? Precisa ser mais do que uma onda de impulsos prazerosos quando você vive uma experiência boa. As células precisam de mensagens positivas para poder sobreviver. Por isso, vamos definir positivo como um estado de qualia. Se sua qualidade de vida está sempre melhorando, suas visões, sons, sabores e texturas estarão sempre mudando, mas, em vez de ser uma mistura caótica, haverá uma tendência vitalícia em direção ao bem-estar.
Os ingredientes de bem-estar são seus para criar Continue lendo...

Os Sentimentos Reprimidos Conduzem à Depressão

mundo

A depressão é a raiva virada para dentro. É também uma raiva que achamos que não temos o direito de sentir. É o caso, por exemplo, quando sentimos que não podemos enfurecer-nos com os nossos pais, ou com a esposa, ou o patrão ou com o nosso melhor amigo. E, no entanto estamos furiosos. E ficamos apanhados. Essa raiva transforma-se em depressão. Há demasiadas pessoas a sofrerem de depressão, chegando a atingir estados de depressão crónica. Quando se atinge esse estado, torna-se muito difícil sair daí. É uma situação tão desesperada que dar um simples passo toma proporções colossais.
Por mais espiritual que uma pessoa seja, de vez em quando é preciso lavar a loiça. Não podemos empilhar pratos no lava-louça e dizer “lavem-se Continue lendo...

O Nascimento de uma Doença

Os rishis adotavam uma posição simples no debate mente-corpo. Tudo, diziam, vem da mente. Ela projeta o mundo exatamente como faz um projetor de filme. Nosso corpo é parte do filme, assim como tudo o que lhe acontece. Para um rishi, a maravilha não era conseguirmos nos tornar doentes ou saudáveis, mas o fato de não nos vermos fazendo isso. Se pudéssemos ser testemunhas silenciosas de nós mesmos, veríamos isso e muito mais. O próprio céu, o oceano, montanhas e estrelas estariam se derramando de nosso cérebro — todos eles também pertencem ao filme. Se o ponto de vista dos rishis é correto, então temos falhado por colocar tanta fé na realidade objetiva. No entanto, nossa estrutura de referência objetiva não parece errada. No todo, ela nos serve Continue lendo...

Não Desperdice o Seu Tempo de Vida

tempo

O tempo é a principal matéria prima para a vida, não a vida com a qual nascemos, mas aquela que construímos. Aquela que projetamos e desenhamos com os nossos planos, ideias e projetos. Se a natureza e o mundo são o meio onde o nosso corpo vive, então o tempo é o meio onde a nossa mente existe. Pois a nossa mente respira o tempo e faz tudo dentro dele.

Gerenciar o tempo é uma arte de que poucos conhecem o segredo. Não se gerencia o tempo apenas ao nível da hora, do dia, dos pequenos planos, dos grandes projetos, mas também ao nível da vida que vivemos até ao momento da morte.

O tempo é ao mesmo tempo diverso e único. Ele não volta e volta sempre. A nossa infância já se foi, não volta mais. O primeiro dia de escola, por mais emocionante que Continue lendo...

Gota divina para a libertação e a cura

O perdão é o grande segredo, em gotas, para a libertação. O perdão é gota divina porque é o único caminho para a cura interior. Sem o perdão não existe nenhuma possibilidade de cura e restauração. Sem o perdão de tudo que nos aconteceu no passado, não temos futuro.
Quando alguém é machucado interiormente e não supera ou cura essa ferida pela decisão e pela prática do perdão, acaba se tornando impossibilitado de amar qualquer outra pessoa. A ofensa do passado se transforma em obstáculo para o amor, no futuro. O passado torna-se o grande inimigo do futuro.
O perdão é fruto de uma decisão consciente e persistente. É sempre um processo, que se assemelha a um tratamento homeopático ou a uma terapia continuada, processual, com Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017