Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Siga o Aprendiz no Facebook

Categoria: Viver Bem

A mudança é uma escolha

Pouco após decidir escrever este livro, quis confirmar se a imagem que eu tinha da nossa infância e minha percepção dos fatos eram precisas. Liguei para meu irmão Jim e ele veio me visitar. Nós nos sentamos no jardim, perto do lago, e comparamos nossas impressões sobre os anos que vivemos com nossos pais, entre as quais algumas lembranças muito dolorosas. Finalmente, perguntei a Jim por que papai nunca batia tanto nele quanto em mim.
Sem sequer pestanejar, ele respondeu:
— Essa é fácil. Se papai batia tanto em você, a culpa era toda sua. Você tinha medo dele, eu não.
Então Jim me encarou:
— Eu disse a papai que, se ele me batesse de novo, eu o mataria.
Meu irmão é um homem bom, mas nossos pais o afetaram tão Continue lendo...

Segredos da saúde total, por Nuno Cobra

Como é possível uma pessoa ser espiritualmente elevada para compreender a fraqueza do seu semelhante, tolerar situações que necessitam de um estágio espiritual mais profundo e elevado, se está mal com ela mesma, com seu organismo em desatino?
Quando a pessoa começa a desenvolver os sentidos, a sensibilidade, a privilegiar seu olfato, a desenvolver o paladar, está atraindo para si mais prazer e, com isso, terá mais auto-estima.
A coisa funciona como uma bola de neve. Só que, hoje, o que as pessoas normalmente vivem é uma bola de neve ao contrário, em que um fato ruim puxa uma coisa tenebrosa, arrastando-as ladeira abaixo. Portanto, se criamos um fato positivo, isso vai como bola de neve crescendo mais e mais e mais. Costumo dizer que não Continue lendo...

Saúde pelo poder da mente

Existe um dito popular que acentua, com propriedade: “mente sã, corpo são”. Verdadeiramente, apoiamos essa assertiva, por se fundamentar, com todos os rigores, na lei da justiça e do amor. O homem de amanhã, juntamente com o progresso, apresentar-nos-á os novos horizontes da mente, reconhecendo nela o energismo divino, de onde programa todo o comando para o corpo físico e todo equilíbrio para os centros de força, encravados no corpo espiritual. A auto- educação da mente é como portas que se abrem, ensejando à alma esperanças indescritíveis.
O complexo humano é cópia perfeita do universo, obedecendo às mesmas leis, de acordo com a sua estrutura, função e tarefa perante a vida. O espírito nunca sentirá paz na consciência, Continue lendo...

A Ira e as doenças

Digamos que alguém lhe dá uma fechada perigosa na estrada. Se seu pensamento reflexo é “Que filho da puta!”, conta imensamente para a trajetória da ira se esse pensamento é acompanhado de outros de indignação e vingança: “Podia ter causado urna batida! Sacana! Mas isso não vai ficar assim!” Os nós dos dedos ficam brancos de tanto você apertar o volante, um substituto para estrangulá-lo.
O corpo imobiliza-se para lutar, não para fugir deixando você a tremer, gotas de suor na testa, o coração disparado, os músculos faciais travados numa carranca.
Você quer matar o cara. Então, se um carro buzina atrás porque você reduziu a velocidade após a quase batida, você pode explodir de raiva contra o outro motorista Continue lendo...

Propriedades Curativas da Meditação

A metade dos anos 70 presenciou uma inundação de pesquisas sobre a meditação, enfocando principalmente os seus benefícios para a saúde. O rigor metodológico desses estudos era, falando honestamente, desigual. Mas a força das descobertas era clara: a meditação era útil em muitos aspectos. Por exemplo, a prática regular da meditação diminuía a freqüência de resfriados e dores de cabeça e reduzia a gravidade da hipertensão. Apesar de essas aplicações médicas terem recebido alguma atenção, a maior receptividade partiu dos psicoterapeutas, que apontaram para muitos benefícios da meditação: um meio de os pacientes lidarem com a ansiedade sem o uso de medicamentos, de terem acesso a lembranças e sentimentos que estavam bloqueados, e como Continue lendo...

Poder Curativo da Respiração

As nossas formas espirituais – a concentração, a memória e o discernimento – tiram proveito da respiração orientada, do mesmo modo com que nossa constituição psíquica, a exercitar-se pacientemente e a libertar-se da escória da emoção negativa.

Podemos experimentar em nós mesmos aquilo de que a respiração é capaz: sentando-nos em posição ereta, numa cadeira, concentramo-nos na respiração e, de olhos fechados, eliminamos todos os outros pensamentos. Agora, prolongamos, pouco a pouco, o tempo de expiração e da inspiração, ‘observamos a respiração”.

Depois de cinco minutos, iremos sentir que uma calma benéfica nos invade, e que as nossas preocupações e os nossos problemas diminuíram.

Outro exemplo: vamos a uma festa popular Continue lendo...

O Nascimento de uma Doença

Os rishis adotavam uma posição simples no debate mente-corpo. Tudo, diziam, vem da mente. Ela projeta o mundo exatamente como faz um projetor de filme. Nosso corpo é parte do filme, assim como tudo o que lhe acontece. Para um rishi, a maravilha não era conseguirmos nos tornar doentes ou saudáveis, mas o fato de não nos vermos fazendo isso. Se pudéssemos ser testemunhas silenciosas de nós mesmos, veríamos isso e muito mais. O próprio céu, o oceano, montanhas e estrelas estariam se derramando de nosso cérebro — todos eles também pertencem ao filme. Se o ponto de vista dos rishis é correto, então temos falhado por colocar tanta fé na realidade objetiva. No entanto, nossa estrutura de referência objetiva não parece errada. No todo, ela nos serve Continue lendo...

Estimulação da energia da cura

Os poderes da vontade, da imaginação, do raciocínio e da emoção, não podem por si sós efetuar cura física alguma. Eles operam somente como agentes diversos os quais, de acordo com o temperamento de cada indivíduo, podem estimular a energia vital; mas é esta que cura a enfermidade. Em caso de paralisia do braço, por ex., se a vontade ou a imaginação são estimuladas de forma contínua, a energia vital pode fluir repentinamente aos tecidos enfermos, restabelecendo a normalidade do braço.
A repetição das afirmações deveria realizar-se de forma firme e continuada, para que a força da vontade, da razão ou da emoção, possua a intensidade suficiente para estimular a energia vital inativa, recanalizando-a para as funções normais. Jamais se Continue lendo...

A vacina psicológica

Em geral, as pessoas assustam demais com a proposta de liberar seus sentimentos e preferem carregar frustrações durante anos a ter que enfrentar esses sentimentos.

Trazer a tona afetividade negativa é percebido como um “risco” muito grande, ao invés de tomar consciência que, identificados e/ou prevenidos, esses sentimentos só podem ajudar para ter uma vida mais plena e feliz.

Todos nós conhecemos o conceito da vacina em medicina, onde um elemento nocivo é colocado no organismo mas de um modo atenuado e com total controle da sua atuação. Esse elemento nocivo produz a criação de “anticorpos”, os nossos agentes de defesa, que vão ser então mobilizados se esses elementos tentarem se introduzir no nosso corpo no futuro.

Do mesmo modo, nós devemos Continue lendo...

O mundo dentro do seu corpo

Há todo um mundo dentro de você! Para perceber o poder que você tem sobre seu corpo, você precisa conhecer esse mundo – pois todo ele está sob seu comando!
Todas as células em seu corpo têm um papel a desempenhar, e elas trabalham juntas com o único propósito de lhe dar vida. Algumas células são as lideres de regiões ou órgãos específicos, e elas administram e dirigem todas as células que trabalham em suas regiões, como o coração, o cérebro, o fígado, os rins e os pulmões. A célula líder de um órgão dirige e administra todas as outras células trabalhando naquele órgão, garantindo ordem e harmonia para que o órgão funcione perfeitamente. As células patrulheiras viajam através de sessenta mil milhas de vasos sanguíneos em Continue lendo...

Como Suas Emoções Afetam Seu Corpo

Você já observou o efeito do medo sobre seu rosto, seus olhos, seu coração e outros órgãos? Você conhece o efeito que as más notícias ou o pesar têm sobre seu tubo digestivo. Repare as mudanças que ocorrem quando se sabe que as más notícias são infundadas.
Todas as emoções negativas são destrutivas e deprimem as forças vitais do corpo. O ansioso crônico em geral tem problemas com sua digestão. Se algo de agradável acontece na vida dele, sua digestão toma-se normal, pois se restaura a circulação normal e as imprescindíveis secreções gástricas não mais são perturbadas.

A maneira de superar e disciplinar suas emoções não é reprimi-Ias ou suprimi-Ias. Quando se reprime uma emoção, a energia se acumula no subconsciente e permanece Continue lendo...

A Insônia, segundo Elaine Lilli Fong

A insônia é o excesso de vigia, a incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono.
A insônia deve ser analisada sobre três aspectos: físico, psicológico e social.
Depressão, estresse, problemas familiares, financeiros e/ou espiritual podem favorecer a insônia.
A ansiedade também pode gerar insônia e noites mal dormidas. Ela pode se manifestar de três formas: a demora para iniciar o sono, o acordar durante a noite ou o despertar muito cedo. Quando a insônia persiste por mais de três semanas é denominada crônica. Não é uma doença e sim um sintoma de algum distúrbio orgânico e/ou psíquico.

Tratamento e Prevenção

• O mais importante é detectar a causa principal;

• Não deve ser tratada a insônia, mais sim a pessoa;;

• Criar hábitos Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017