Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Siga o Aprendiz no Facebook

Categoria: Relacionamentos

ENTREVISTA DE EMPREGO

Como se Comportar Numa Entrevista de Emprego? O Que o Candidato Deve Saber Sobre a Empresa e o Cargo? Quais São as Perguntas Mais Frequentes?

De acordo com alguns especialistas em consultoria de Recursos Humanos, esse é um momento decisivo para o candidato mostrar suas qualidades e ser escolhido para ocupar a vaga oferecida; mas, todo cuidado é pouco, pois na ânsia de se obter resultados positivos, o (a) candidato (a) pode se “atrapalhar”.

Em primeiro lugar, o (a) candidato (a) deve se preparar para responder objetivamente quem ele (a) é, o que já fez profissionalmente, seus resultados, suas maiores realizações, como era seu relacionamento com colegas de trabalho, por que se candidatou à vaga oferecida e o que tem para oferecer para a empresa.

Durante toda a entrevista Continue lendo...

As 4 palavras mágicas do relacionamento humano

As 4 palavras mágicas do relacionamento humano                                           Por Ernesto Berg

Existem quatro palavras mágicas que, quando as empregamos, exercem efeito especial sobre as pessoas. São elas: com licença, por favor, desculpe e muito obrigado.

Todos sabemos que elas são muito importantes para o nosso relacionamento, entretanto, parece que muitas pessoas sofrem de amnésia crônica e precisam ser lembradas diariamente disso. Utilizá-las é uma atitude que temos de adotar todos os dias até integrá-las automaticamente ao nosso comportamento. Quando as usamos demonstramos, não apenas, sentimento de consideração pelos outros mas, sobretudo, de boa educação e humildade.

As pessoas querem ser reconhecidas e tratadas com apreço e respeito. Continue lendo...

9 Coisas Importantes ao Administrar Conflitos

9 Coisas Importantes ao Administrar Conflitos

Por Ernesto Berg

 Seja você gestor ou não, gerenciar a maneira como expressamos os sentimentos de raiva é fundamental para convivermos pacificamente com os outros, e também essencial para administrar conflitos. Se formos incapazes de expressar calma e racionalmente nossos argumentos e sentimentos, as pessoas irão adotar atitudes de afastamento ou de agressividade, conforme o caso.

A ira não é necessariamente ruim em níveis controláveis quando, por exemplo, nos colocamos contra uma situação inadequada e prejudicial. O perigo é a intensidade e a escalada dela que, quando intenso, pode atingir o ponto de descontrole emocional e consequentemente levar a situações desastrosas.

Veja 9 coisas importantes que podemos fazer ao administrar Continue lendo...

COISAS DA VIDA: TRATAR E CUIDAR DA MENTE

O ser humano – qualquer pessoa – é composto de três partes: corpo, mente e espírito. Todos sabem disso e até aqueles que não têm consciência firme sobre essa verdade, mesmo intuitivamente pressentem tal fato.

Então porque as pessoas cuidam tanto do corpo e de suas partes (cabelos, rosto, mãos, pés, pele, braços, pernas, nariz, boca, dentes, etc.) e não dão a mínima atenção às duas outras partes (mental e espiritual) que são muito mais importantes que a corporal.

A identidade pessoal é caracterizada pelos atributos mentais e espirituais de cada um de nós. Assim, somos reconhecidos pelos outros conforme nos comportamos diariamente na família, no trabalho e na sociedade.

Cada um de nós se destaca dos outros pela capacidade própria de evolução mental e/ou espiritual.

Eu estava lá, eu vivi isso.

Depois de pensar muito é ver que não posso aceitar tal coisa, então resolvi falar, sei que muitos vão achar que é coisa de velho, ou de quem não tem o que fazer, mas eu já fiz o que tinha fazer na vida, trabalhei muito e também vi de tudo nessa vida, e não me preocupo com os tais falatórios, então vamos lá: no carnaval passado, vi tudo que não queria ver, mulheres desnudas, e homens fazendo gestos obscenos nos desfiles na famosa Sapucaí, e do outro lado em suas casas, nossas crianças vendo essas barbáries pela televisão, fico indignada, pois quando se fala tanto em educação moral, e depois se deixa o filho ficar até altas horas vendo essa lindeza pela TV, o que falar desses pais não é mesmo?

E depois como vemos acontecer sempre, esses mesmos pais vão cobrar do professor Continue lendo...

A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados.

Falar de amor é algo genuíno , sentí-lo nas suas mais diversas formas é como se pudéssemos voar mesmo sem asas e tocar o infinito.

Com o passar do tempo fui descobrindo que amor vai muito além daquele amor entre duas pessoas . Antes disso eu achava que amor era apenas se relacionar com outra pessoa, se apaixonar e amar, na maiorias vezes não chega a ser amor, e sim só uma idéia de que esta amando, pessoas dizem eu te amo da boca pra fora e na verdade não sabem o que é isso.

As coisas foram acontecendo na minha vida e com isso pude descobrir o que realmente é o amor. Ele esta presente em tudo e em todos, nos mais diferentes aspectos de nossa vida ele está lá, ele pode ir desde comer nossa comida preferida até o ato de simplesmente parar para ver o pôr-do-sol e sentir amor por Continue lendo...

As lentes

Você deve se lembrar de algum super-herói que usava um “super óculos” que lhe dava uma “super visão”. Este livro será uma espécie de “super óculos” para você enxergar coisas que a maioria não vê nos relacionamentos. Imagine ter visão para ver de longe os erros que resultam na infelicidade amorosa — e também os acertos daqueles que são felizes no amor. Se tiver a humildade de aprender e decidir praticar o que lhe apresentaremos aqui, você terá essa visão.

Amar inteligentemente requer aprender tudo o que pudermos para fazer certo. Não precisamos errar quando há tantos exemplos por aí do que não fazer.

Quando o assunto é erros de relacionamento, graças à grande ignorância da maioria das pessoas, não faltam oportunidades de aprender Continue lendo...

A difícil missão de ser pai

Pode parecer incrível, mas aprender a ser pai é algo que muitos homens necessitam, embora não queiram reconhecer. É o que podemos ver claramente no filme japonês Pais e Filhos, de Hirokazu Koreeda, vencedor em Cannes do Prêmio do Júri Oficial e do Júri Ecumênico. A trama é apresentada com  leveza, apesar de os casais protagonistas estarem vivendo um momento de grande tensão ao saber que os respectivos filhos, agora com seis anos de idade, foram trocados na maternidade pela ação cruel de uma enfermeira. Com sequências suaves e envolventes, o filme, no entanto, parece seguir um padrão esquemático.

Diante da revelação surpreendente, Ryota, o pai que estava criando Keita, o  filho do Continue lendo...

Vida Cotemplativa

Muitas vezes, vemos e ouvimos, comentários de pessoas que se orgulham da certeza de não fazer mal nenhum, se alegra com o fato de se dar bem com todos, mas diante dessa certeza, temos outras visões sobre isso: essas pessoas estão fechadas numa redoma criada por elas mesmas, em nome da sua própria proteção, não fazem mal, eles acreditam nessa verdade, e são orgulhosos por isso, mas também não fazem o bem, são verdadeiramente inúteis, não cumprem com os deveres, assumidos por eles ainda no plano espiritual,, sabemos que estamos aqui para cumprir com a promessa feita de dar e receber, e essas pessoas não recebem, pois não tem nada para dar ao próximo, mesmo não sabendo disso, mas por não terem sensibilidade, e amor ao próximo não podem entender Continue lendo...

Pela Fresta da Janela.

Numa conversa, sem pretensão alguma, só jogando conversa fora mesmo: depois de uma linda palestra ministrada por um membro do centro que eu frequento, uma senhora se aproximou de mim se apresentou e foi falando como se me conhecesse a muito tempo.

Meu Deus em toda a minha vida, jamais poderia imaginar tal situação, do meu lado da casa, do meu quarto escuro eu podia ver o anjo loiro, menina linda que vi crescer, fazendo de mim sua escuderia, esquecendo toda nossa vivencia, onde eu dava carinho e afagava seus cabelos ao dormir em meu colo.

Hoje, tudo de errado que acontece em sua vida, a culpa é minha, sua compulsão de comprar a esmo, também é minha, sua casa perdida, seu nome no Serasa, suas dores, a culpa também é minha.

Sendo filha do homem, hoje com idade bem avançada, pessoa amada Continue lendo...

A dor da despedida

“Como é fácil separar-se, como é difícil encontrar-se de novo!” (Song Fang-Hu)

A cada duas semanas o ritual se repete. Quando a sexta-feira se aproxima, minha rotina muda. Procuro arrumar a casa com mais cuidado, vou ao supermercado para pequenas compras supérfluas, consulto guias de programação infantil. Expectativa, alegria e até taquicardia. É dia de apanhar meus filhos para passarem o final de semana comigo.

A companhia das crianças é renovadora. Nada é comparável a ouvir o som macio de suas vozes pueris, a compartilhar seus sorrisos e gargalhadas espontâneas, a contemplá-los na tranquilidade do adormecer.

Os sábados são especiais. Despertamos juntos após uma noite de descanso em que três dividem um mesmo colchão – situação que não Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017